Antecipação de problemas e redução de custos na estampagem de aços dual-phase de altíssima resistência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11290 |
Resumo: | A evolução no ramo automóvel tem sido ao longo dos anos cada vez maior, de modo a aumentar a segurança e o conforto e diminuir o peso dos automóveis. Estas condições implicam a utilização de materiais com elevada resistência, mas ao mesmo tempo que sejam mais leves. A utilização de aços Dual-Phase neste ramo, permite não só, obter as condições requeridas, como também ser mais competitivo, visto a maioria das indústrias atuais utilizarem aços “macios”, mais facilmente conformáveis. No entanto, tendo em conta as características dos referidos materiais, é bastante complicado o seu processo de estampagem, principalmente no que diz respeito ao seu retorno elástico. Este trabalho foi elaborado com vista a estudar melhor estes aços e o seu processo de produção, através de um software de simulação, que permite prever os resultados da estampagem e minimizar os problemas resultantes desse processo. Foi possível verificar que a utilização do software de simulação permitiu antecipar e reduzir os problemas relacionados com o retorno elástico das peças, e assim facilitar na perceção e controlo destes aços. Por consequência, foi possível confirmar que a realização da simulação das peças e respetiva compensação das ferramentas permite reduzir muito tempo e custos na elaboração das ferramentas. |
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Antecipação de problemas e redução de custos na estampagem de aços dual-phase de altíssima resistênciaEstampagemSimulaçãoAços Dual-PhaseIndústria automóvelRetorno elásticoStamping simulationDual-Phase SteelsAutomotive industrySpringbackConstruções mecânicasA evolução no ramo automóvel tem sido ao longo dos anos cada vez maior, de modo a aumentar a segurança e o conforto e diminuir o peso dos automóveis. Estas condições implicam a utilização de materiais com elevada resistência, mas ao mesmo tempo que sejam mais leves. A utilização de aços Dual-Phase neste ramo, permite não só, obter as condições requeridas, como também ser mais competitivo, visto a maioria das indústrias atuais utilizarem aços “macios”, mais facilmente conformáveis. No entanto, tendo em conta as características dos referidos materiais, é bastante complicado o seu processo de estampagem, principalmente no que diz respeito ao seu retorno elástico. Este trabalho foi elaborado com vista a estudar melhor estes aços e o seu processo de produção, através de um software de simulação, que permite prever os resultados da estampagem e minimizar os problemas resultantes desse processo. Foi possível verificar que a utilização do software de simulação permitiu antecipar e reduzir os problemas relacionados com o retorno elástico das peças, e assim facilitar na perceção e controlo destes aços. Por consequência, foi possível confirmar que a realização da simulação das peças e respetiva compensação das ferramentas permite reduzir muito tempo e custos na elaboração das ferramentas.Developments in the automotive industry have been increased over the years in order to increase safety and comfort, and reduce the weight of road vehicles. These conditions imply the use of materials with high strength, but at the same time lighter. The use of Dual-Phase steels in this field, allows not only to achieve the required conditions, as well as to be more competitive, since most of the current industries use mild steels, more easily formable. However, taking into account the characteristics of these materials. The stamping process becomes rather complicated, especially with regard to springback. This work enable a better understanding of these steels and their production process through a simulation software that predicts the results of stamping and minimize problems resulting from this process. It was verified that the use of simulation software allowed to anticipate and reduce the problems associated with springback, and thus facilitated the perception of these steels. Consequently, it was confirmed that the simulation of parts and respective compensation tools can reduce time and costs in the preparation of tools.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGomes, Tiago Dias2018-03-28T15:00:41Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11290TID:201750961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:40.451620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A evolução no ramo automóvel tem sido ao longo dos anos cada vez maior, de modo a aumentar a segurança e o conforto e diminuir o peso dos automóveis. Estas condições implicam a utilização de materiais com elevada resistência, mas ao mesmo tempo que sejam mais leves. A utilização de aços Dual-Phase neste ramo, permite não só, obter as condições requeridas, como também ser mais competitivo, visto a maioria das indústrias atuais utilizarem aços “macios”, mais facilmente conformáveis. No entanto, tendo em conta as características dos referidos materiais, é bastante complicado o seu processo de estampagem, principalmente no que diz respeito ao seu retorno elástico. Este trabalho foi elaborado com vista a estudar melhor estes aços e o seu processo de produção, através de um software de simulação, que permite prever os resultados da estampagem e minimizar os problemas resultantes desse processo. Foi possível verificar que a utilização do software de simulação permitiu antecipar e reduzir os problemas relacionados com o retorno elástico das peças, e assim facilitar na perceção e controlo destes aços. Por consequência, foi possível confirmar que a realização da simulação das peças e respetiva compensação das ferramentas permite reduzir muito tempo e custos na elaboração das ferramentas. |
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