Estudo de fenómenos de rotura na estampagem de aço de fase dual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11586 |
Resumo: | Os materiais de alto limite elástico AHSS são aplicados de um modo muito abrangente na Indústria Automóvel. Estes materiais continuam em evolução, sendo fundamental que os processos de conformação plástica acompanhem esta evolução. Para isso, é importante compreender as suas características, o que distingue estes aços dos convencionais e quais as consequências das especificidades destes aços nos processos de conformação. As peças em aços de fase dual, produzidas através de processos de conformação plástica, apresentam um tipo de defeito característico, denominado Edge Crack - fissura a partir da aresta. Estes defeitos ocorrem aleatoriamente durante a produção em série, sem que seja perceptível de um modo rápido e factual, se o defeito tem origem no material ou no processo. Este trabalho, tendo por base a produção industrial de uma peça em aço DP, pretende averiguar, de um modo abrangente, as causas do defeito, sua caracterização e resolução. Para a prossecução desse objectivo, recorreu-se a: técnicas de avaliação de conformação plástica (simulação numérica); implementação de soluções validadas através de programa; ensaios tecnológicos e análise metalográfica. O principal resultado deste trabalho foi a distinção clara da origem do defeito e a criação de uma metodologia, baseada em normas técnicas, que servirá como guia para validação célere da aptidão do material, para um processo de conformação envolvendo o risco de ocorrência deste tipo de defeito. |
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Estudo de fenómenos de rotura na estampagem de aço de fase dualConformação plásticaAços de elevado limite elásticoAços de fase dualEnsaio de expansão de furoDefeito de arestaPlastic deformationAdvanced High Strength SteelsDual Phase steelsExpansion hole testEdge crackConstruções mecânicasOs materiais de alto limite elástico AHSS são aplicados de um modo muito abrangente na Indústria Automóvel. Estes materiais continuam em evolução, sendo fundamental que os processos de conformação plástica acompanhem esta evolução. Para isso, é importante compreender as suas características, o que distingue estes aços dos convencionais e quais as consequências das especificidades destes aços nos processos de conformação. As peças em aços de fase dual, produzidas através de processos de conformação plástica, apresentam um tipo de defeito característico, denominado Edge Crack - fissura a partir da aresta. Estes defeitos ocorrem aleatoriamente durante a produção em série, sem que seja perceptível de um modo rápido e factual, se o defeito tem origem no material ou no processo. Este trabalho, tendo por base a produção industrial de uma peça em aço DP, pretende averiguar, de um modo abrangente, as causas do defeito, sua caracterização e resolução. Para a prossecução desse objectivo, recorreu-se a: técnicas de avaliação de conformação plástica (simulação numérica); implementação de soluções validadas através de programa; ensaios tecnológicos e análise metalográfica. O principal resultado deste trabalho foi a distinção clara da origem do defeito e a criação de uma metodologia, baseada em normas técnicas, que servirá como guia para validação célere da aptidão do material, para um processo de conformação envolvendo o risco de ocorrência deste tipo de defeito.Advanced High Strength Steels – AHSS are widely applied in Automotive Industry, mainly in car Body in White - BIW parts. These steels are in permanent evolution, being fundamental that stamping processes industry follow this evolution. It is of great importance to fully understand their different mechanical behavior and specific characteristics, that most influence the stamping process of these steels, against traditional mild steels. Dual Phase – DP parts produced by stamping process, presente specific kind of defects during manufacturing, namely the Edge Crack defect. During manufacturing of these parts, it is usual the sudden appearance of edge crack defect, without a clear answer about if the root cause of the problem is the material or the process itself, leading to commercial conflicts between the stamper and the steelmakers. Based on a real industry problem of a stamped DP steel part, this work aims to find and troubleshoot the root cause of the defect, finding the reasons of its appearance going through: stamping process analysis techniques (numerical simulation); tooling solutions implementation; technological try outs and metallography analysis. The main goal of the present work was successfully achieved, identifying and clarifying the root cause of the defect, furthermore, based on voluntary consensus technical standards, a methodology to evaluate the dual phase steels was created, which can be quickly applied by the stamper to validate the conformity of the material.Silva, Francisco José Gomes daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Carlos Rafael Mota da2020-11-10T01:30:17Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11586TID:201914034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:56.850321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Os materiais de alto limite elástico AHSS são aplicados de um modo muito abrangente na Indústria Automóvel. Estes materiais continuam em evolução, sendo fundamental que os processos de conformação plástica acompanhem esta evolução. Para isso, é importante compreender as suas características, o que distingue estes aços dos convencionais e quais as consequências das especificidades destes aços nos processos de conformação. As peças em aços de fase dual, produzidas através de processos de conformação plástica, apresentam um tipo de defeito característico, denominado Edge Crack - fissura a partir da aresta. Estes defeitos ocorrem aleatoriamente durante a produção em série, sem que seja perceptível de um modo rápido e factual, se o defeito tem origem no material ou no processo. Este trabalho, tendo por base a produção industrial de uma peça em aço DP, pretende averiguar, de um modo abrangente, as causas do defeito, sua caracterização e resolução. Para a prossecução desse objectivo, recorreu-se a: técnicas de avaliação de conformação plástica (simulação numérica); implementação de soluções validadas através de programa; ensaios tecnológicos e análise metalográfica. O principal resultado deste trabalho foi a distinção clara da origem do defeito e a criação de uma metodologia, baseada em normas técnicas, que servirá como guia para validação célere da aptidão do material, para um processo de conformação envolvendo o risco de ocorrência deste tipo de defeito. |
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