Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jogo, Ana Rita
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17042
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_09bc6a1bc3afe8bd1670fadd328e1d81
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLPTécnica de dança contemporâneaVisãoSingularidade de movimentoConsciência corporalConsciência psicomotoraContemporary dance techniqueVisionSingularity of movementPsychomotor awarenessBody awarenessRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente Relatório de Estágio pretende descrever a prática pedagógica implementada no período de estágio no âmbito doMestrado emEnsino da Dança da Escola Superior de Dança, que se realizou no ano letivo 2022/2023, na Escola de Dança Lugar Presente. Esta intervenção intitulada de ‘Despertar de Sentidos’, teve como objetivo primordial, estimular a consciência psicomotora e corporal dos estudantes de dança, promovendo simultaneamente a sua singularidade de movimento. O projeto foi desenvolvido com os alunos da turma do 5.º ano e na turma de Ensino Secundário do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, considerando-se que esta deve oferecer múltiplas experiências para que os alunos evoluam enquanto seres individuais e desenvolvam as suas capacidades técnicas, artísticas e criativas. Para realizar a intervenção, partiu-se do pressuposto de que atualmente a Técnica de Dança Contemporânea se estabelece na ligação entre os processos físicos e mentais. Através destes pode-se desenvolver competências necessárias para a construção de um corpo mais consciente, disponível, sensível e capaz de agir e reagir perante diferentes eventos e consequentemente o desenvolvimento de movimento singular. Como ferramenta pedagógica principal optou-se pela manipulação do campo visual dos estudantes, considerando este como um sentido fundamental para o Ser Humano, que ao ser manipulado poderá Despertar outros Sentidos. Foram aprofundados os princípios da Metodologia de Investigação-Ação pelo que, as estratégias foram progressivamente adaptadas ao longo do processo. Os parâmetros de avaliação tiveram como base os processos mentais na dança, o corpo exterior e o corpo no espaço, estando presentes nos instrumentos de recolha de dados como, Diário de Bordo, Tabelas de Observação e Registo Audiovisual. A análise reflexiva dos resultados baseados nas informações compiladas durante e após a aplicação do plano de ação, permitiu concluir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa da consciência psicomotora e corporal, da capacidade de perceção, propriocepção e cinestesia e no aumento da atenção, concentração e confiança resultando num progresso do movimento do aluno como ser individual.ABSTRACT - This report aims to describe the pedagogical practice implemented during the internship period as part of the Mestrado em Ensino da Dança at the Escola Superior de Dança, which took place in the 2022/2023 academic year, at the Escola de Dança Lugar Presente. The main objective of this intervention, entitled 'Awakening the Senses', was to stimulate dance students' psychomotor and body awareness, while at the same time promoting their uniqueness of movement. The project was developed with 5th grade students and in the Secondary Specialized Artistic Education class, in the Contemporary Dance Technique subject, considering that it should offer multiple experiences for students to evolve as individual and develop their technical, artistic and creative abilities. The intervention was based on the assumption that Contemporary Dance Technique is currently based on the link between physical and mental processes. Through these, it is possible to develop the skills necessary to build a more conscious, available and sensitive body, capable of acting and reacting to different events and, consequently, the development of unique movement. As the main teaching tool, we chose to manipulate the students' visual field, considering this to be a fundamental sense for the human being, which, when manipulated, can awaken other senses. The principles of the Action Research Methodology were explored in depth, so the strategies were progressively adapted throughout the process. The evaluation parameters were based on the mental processes in dance, the external body and the body in space, and were present in the data collection instruments such as the Logbook, Observation Tables and Audiovisual Record. The reflective analysis of the results based on the information compiled during and after the implementation of the action plan led to the conclusion that the strategy outlined resulted in a significant improvement in psychomotor and body awareness, in the capacity for perception, proprioception and kinesthesia and in increased attention, concentration and confidence, resulting in progress in the student's movement as an individual being.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaAmaral, PascoalDuarte, IsabelRCIPLJogo, Ana Rita2024-02-02T14:31:20Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17042TID:203518330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-07T02:15:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:40.374294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP
title Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP
spellingShingle Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP
Jogo, Ana Rita
Técnica de dança contemporânea
Visão
Singularidade de movimento
Consciência corporal
Consciência psicomotora
Contemporary dance technique
Vision
Singularity of movement
Psychomotor awareness
Body awareness
title_short Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP
title_full Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP
title_fullStr Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP
title_full_unstemmed Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP
title_sort Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLP
author Jogo, Ana Rita
author_facet Jogo, Ana Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Pascoal
Duarte, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Jogo, Ana Rita
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica de dança contemporânea
Visão
Singularidade de movimento
Consciência corporal
Consciência psicomotora
Contemporary dance technique
Vision
Singularity of movement
Psychomotor awareness
Body awareness
topic Técnica de dança contemporânea
Visão
Singularidade de movimento
Consciência corporal
Consciência psicomotora
Contemporary dance technique
Vision
Singularity of movement
Psychomotor awareness
Body awareness
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-01-01T00:00:00Z
2024-02-02T14:31:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17042
TID:203518330
url http://hdl.handle.net/10400.21/17042
identifier_str_mv TID:203518330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137417719971840