Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sónia Cristina Oliveira Lago e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15729
Resumo: A Expressão Dramática tem sido algumas vezes associada à possibilidade de ajudar as crianças a desenvolver comportamentos mais adaptativos. O objetivo geral deste trabalho é o de explorar a contribuição das aulas de Expressão Dramática, para o desenvolvimento de comportamentos adequados, em contexto escolar, em crianças com problemas de comportamento. O método que aplicamos foi o estudo caso, com algumas características de plano de sujeito único, em que se procura descrever a evolução de um aluno do segundo ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, ao longo de vinte e duas sessões de Expressão Dramática, bem como comparar a adequação do seu comportamento no contexto escolar mais amplo, antes e após as referidas sessões. Os participantes deste estudo são o aluno, as professoras titulares, a encarregada de educação, e a docente de expressão dramática. Foram utilizados vários instrumentos na recolha de dados, um deles a observação e registo do comportamento no final de cada sessão (sete aspetos do comportamento do aluno, como atenção, agitação, etc, separadamente para a interação com pares e com a professora, utilizando uma escala de 1–Raramente a 4–Sempre) e dois questionários, o Questionário de Situações Escolares e o Questionário de Capacidades e Dificuldades, para comparar o comportamento problemático da criança na escola antes e após o programa. Realizou-se ainda uma entrevista semi-estruturada à encarregada de educação e a análise do processo escolar do aluno. Os resultados sugerem que, à medida que as sessões avançam, os comportamentos vão ficando mais adequados, embora nem todos evoluam do mesmo modo. Os resultados são discutidos bem como algumas limitações do estudo, e são apresentadas propostas para investigação futura.
id RCAP_09c3ffb9e8bac0a13cbb8b5f7c85ec03
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15729
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da AtençãoPerturbação de Hiperactividade com Défice de AtençãoExpressão dramáticaIntervenção em contexto escolarAttention-Deficit/Hyperactivity DisorderDramaSchool interventionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA Expressão Dramática tem sido algumas vezes associada à possibilidade de ajudar as crianças a desenvolver comportamentos mais adaptativos. O objetivo geral deste trabalho é o de explorar a contribuição das aulas de Expressão Dramática, para o desenvolvimento de comportamentos adequados, em contexto escolar, em crianças com problemas de comportamento. O método que aplicamos foi o estudo caso, com algumas características de plano de sujeito único, em que se procura descrever a evolução de um aluno do segundo ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, ao longo de vinte e duas sessões de Expressão Dramática, bem como comparar a adequação do seu comportamento no contexto escolar mais amplo, antes e após as referidas sessões. Os participantes deste estudo são o aluno, as professoras titulares, a encarregada de educação, e a docente de expressão dramática. Foram utilizados vários instrumentos na recolha de dados, um deles a observação e registo do comportamento no final de cada sessão (sete aspetos do comportamento do aluno, como atenção, agitação, etc, separadamente para a interação com pares e com a professora, utilizando uma escala de 1–Raramente a 4–Sempre) e dois questionários, o Questionário de Situações Escolares e o Questionário de Capacidades e Dificuldades, para comparar o comportamento problemático da criança na escola antes e após o programa. Realizou-se ainda uma entrevista semi-estruturada à encarregada de educação e a análise do processo escolar do aluno. Os resultados sugerem que, à medida que as sessões avançam, os comportamentos vão ficando mais adequados, embora nem todos evoluam do mesmo modo. Os resultados são discutidos bem como algumas limitações do estudo, e são apresentadas propostas para investigação futura.The Drama is an area which has sometimes been associated with the ability to help children to develop more adaptive behaviors. The aim of this study is to explore the contribution of Drama classes to help children with behavior problems developing more appropriate behaviors in the school setting. The method applied was the case study with some features of single-subject design, which attempts to describe the evolution of a second grade student diagnosed with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder over twenty-two Drama sessions, and compare the appropriateness of their behavior in the wider school context, before and after these sessions. The participants of this study are the student, teachers, education charge and the teaching of drama. Different instruments were used for data collection, one being the observation and recording of behaviors at the end of each session (seven aspects of student behavior, such as attention, agitation, etc., separately for interaction with peers and with the teacher, using a rating scale from 1- Rarely scale to 4 - Always) and two questionnaires, the School Situations Questionnaire and the Strengths and Difficulties Questionnaire, to compare the problematic behavior of the children in school before and after the Drama program. A semi-structured interview with the legal responsible charge of the education was also performed as the analysis of the school documents about the student. The results suggest that, as the program progress, the behavior will become more appropriate, although different behavioral dimensions appear to evolve in different ways. The results are discussed as well as some limitations of the study, and proposals are made for future research.Carapeto, Maria JoãoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Sónia Cristina Oliveira Lago e2014-11-19T11:44:16Z2014-03-0720132014-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15729TID:203019814porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-07T01:32:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:05.282846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção
title Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção
spellingShingle Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção
Sousa, Sónia Cristina Oliveira Lago e
Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
Expressão dramática
Intervenção em contexto escolar
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder
Drama
School interventions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção
title_full Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção
title_fullStr Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção
title_full_unstemmed Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção
title_sort Contributo da expressão dramática em crianças com Perturbação de Hiperactividade com Défice da Atenção
author Sousa, Sónia Cristina Oliveira Lago e
author_facet Sousa, Sónia Cristina Oliveira Lago e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carapeto, Maria João
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Sónia Cristina Oliveira Lago e
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
Expressão dramática
Intervenção em contexto escolar
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder
Drama
School interventions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção
Expressão dramática
Intervenção em contexto escolar
Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder
Drama
School interventions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A Expressão Dramática tem sido algumas vezes associada à possibilidade de ajudar as crianças a desenvolver comportamentos mais adaptativos. O objetivo geral deste trabalho é o de explorar a contribuição das aulas de Expressão Dramática, para o desenvolvimento de comportamentos adequados, em contexto escolar, em crianças com problemas de comportamento. O método que aplicamos foi o estudo caso, com algumas características de plano de sujeito único, em que se procura descrever a evolução de um aluno do segundo ano de escolaridade com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, ao longo de vinte e duas sessões de Expressão Dramática, bem como comparar a adequação do seu comportamento no contexto escolar mais amplo, antes e após as referidas sessões. Os participantes deste estudo são o aluno, as professoras titulares, a encarregada de educação, e a docente de expressão dramática. Foram utilizados vários instrumentos na recolha de dados, um deles a observação e registo do comportamento no final de cada sessão (sete aspetos do comportamento do aluno, como atenção, agitação, etc, separadamente para a interação com pares e com a professora, utilizando uma escala de 1–Raramente a 4–Sempre) e dois questionários, o Questionário de Situações Escolares e o Questionário de Capacidades e Dificuldades, para comparar o comportamento problemático da criança na escola antes e após o programa. Realizou-se ainda uma entrevista semi-estruturada à encarregada de educação e a análise do processo escolar do aluno. Os resultados sugerem que, à medida que as sessões avançam, os comportamentos vão ficando mais adequados, embora nem todos evoluam do mesmo modo. Os resultados são discutidos bem como algumas limitações do estudo, e são apresentadas propostas para investigação futura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-11-19T11:44:16Z
2014-03-07
2014-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15729
TID:203019814
url http://hdl.handle.net/10400.14/15729
identifier_str_mv TID:203019814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131807829983232