Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Ana Catarina de Castro Goiana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8593
Resumo: A presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre o diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção nas crianças e o Estilo Parental adoptado pelos respectivos pais para a educação dos seus filhos. Foi recolhida uma amostra de conveniência constituída por 50 crianças (36 do género masculino e 14 do género feminino), com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos de idade, com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e um representante educacional de cada criança (pai/mãe). Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Conners para pais e professores e o Inventário de Estilos Parentais. De uma forma geral, os resultados demonstram que não existem diferenças estatisticamente significativas nos Estilos Parentais adoptados pelos pais, quer para rapazes quer para raparigas, assim como a idade dos pais não exerce influência sobre os Estilos Parentais postos em prática na educação dos filhos. Na avaliação de diagnóstico de hiperactividade, os pais são mais severos em relação aos professores e ao mesmo tempo não se verificam diferenças estatisticamente significativas na avaliação de pais e professores no que se refere às diferenças de género. Quanto à avaliação feita por pais e professores, as crianças com idades entre os 5 e os 8 anos de idade, apresentam maior grau de hiperactividade e são a faixa etária que representa diferenças significativas na prática educativa "abuso físico", evidenciando valores mais altos quando comparada com a faixa etária dos 9 aos 14 anos de idade. Apesar de os pais serem severos na avaliação do diagnóstico dos seus filhos, a prática educativa mais utilizada é o “Comportamento Moral”. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a investigação nesta área e para a criação de intervenções eficazes que permitam aos pais adaptar um estilo parental que vá de encontro às necessidades que a patologia requer.
id RCAP_411c71803425f5ca9d904e73156706e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8593
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atençãoPerturbação de hiperactividade e défice de atençãoEstilos parentaisDiferenças de géneroAttention deficit hyperactivity disorderParental styles and gender differencesDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoA presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre o diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção nas crianças e o Estilo Parental adoptado pelos respectivos pais para a educação dos seus filhos. Foi recolhida uma amostra de conveniência constituída por 50 crianças (36 do género masculino e 14 do género feminino), com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos de idade, com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e um representante educacional de cada criança (pai/mãe). Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Conners para pais e professores e o Inventário de Estilos Parentais. De uma forma geral, os resultados demonstram que não existem diferenças estatisticamente significativas nos Estilos Parentais adoptados pelos pais, quer para rapazes quer para raparigas, assim como a idade dos pais não exerce influência sobre os Estilos Parentais postos em prática na educação dos filhos. Na avaliação de diagnóstico de hiperactividade, os pais são mais severos em relação aos professores e ao mesmo tempo não se verificam diferenças estatisticamente significativas na avaliação de pais e professores no que se refere às diferenças de género. Quanto à avaliação feita por pais e professores, as crianças com idades entre os 5 e os 8 anos de idade, apresentam maior grau de hiperactividade e são a faixa etária que representa diferenças significativas na prática educativa "abuso físico", evidenciando valores mais altos quando comparada com a faixa etária dos 9 aos 14 anos de idade. Apesar de os pais serem severos na avaliação do diagnóstico dos seus filhos, a prática educativa mais utilizada é o “Comportamento Moral”. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a investigação nesta área e para a criação de intervenções eficazes que permitam aos pais adaptar um estilo parental que vá de encontro às necessidades que a patologia requer.This investigation aims to assess the relationship between the diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder in children and the Parental style adopted in these children’s up-bringing. A consecutive sample of 50 children (36 male and 14 female) between the ages of 5 to 14 years old, with Attention Deficit Hyperactivity Disorder and an educational representative of each child (parent) was collected. The assessing instruments for this investigation were: the Conner’s Questionnaire for parents and teachers and the Parenting Styles Inventory. The overall results revealed no statistically significant differences between the Parenting Styles adopted by these parents, either for the boys or the girls, as well as the parents´ age presented no influence on Parenting Styles put into practice in the up-bringing of their children. In the diagnostic evaluation of hyperactivity, the parents are more severe than teachers and at the same time there are no statistically significant differences in the assessment of parents and teachers in regards to gender differences. Regarding the evaluation made by parents and teachers, children with ages between 5 to 8 years old present a higher degree of hyperactivity and it is this age group that accounts for significant differences in the educational practice of “physical abuse”, showing higher values in comparison to the age group of 9 to 14 years old. Despite the parents being strict in the diagnostic assessment of their children, the most widely used educational practice is the “Moral Behaviour”. It is hoped that these findings can contribute in this area of research and create effective interventions that enable parents to tailor a parenting style that goes according to the needs that the pathology requires.Costa, EleonoraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBraga, Ana Catarina de Castro Goiana2012-07-12T09:40:42Z2011-12-1620112011-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8593TID:201668351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-08T01:35:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:52.434502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
spellingShingle Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Braga, Ana Catarina de Castro Goiana
Perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Estilos parentais
Diferenças de género
Attention deficit hyperactivity disorder
Parental styles and gender differences
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title_full Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title_fullStr Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title_full_unstemmed Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
title_sort Estilos parentais dos pais de crianças com perturbação de hiperactividade e défice de atenção
author Braga, Ana Catarina de Castro Goiana
author_facet Braga, Ana Catarina de Castro Goiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Eleonora
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Ana Catarina de Castro Goiana
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Estilos parentais
Diferenças de género
Attention deficit hyperactivity disorder
Parental styles and gender differences
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Perturbação de hiperactividade e défice de atenção
Estilos parentais
Diferenças de género
Attention deficit hyperactivity disorder
Parental styles and gender differences
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description A presente investigação teve como objectivo estudar a relação entre o diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção nas crianças e o Estilo Parental adoptado pelos respectivos pais para a educação dos seus filhos. Foi recolhida uma amostra de conveniência constituída por 50 crianças (36 do género masculino e 14 do género feminino), com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos de idade, com diagnóstico de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção e um representante educacional de cada criança (pai/mãe). Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Conners para pais e professores e o Inventário de Estilos Parentais. De uma forma geral, os resultados demonstram que não existem diferenças estatisticamente significativas nos Estilos Parentais adoptados pelos pais, quer para rapazes quer para raparigas, assim como a idade dos pais não exerce influência sobre os Estilos Parentais postos em prática na educação dos filhos. Na avaliação de diagnóstico de hiperactividade, os pais são mais severos em relação aos professores e ao mesmo tempo não se verificam diferenças estatisticamente significativas na avaliação de pais e professores no que se refere às diferenças de género. Quanto à avaliação feita por pais e professores, as crianças com idades entre os 5 e os 8 anos de idade, apresentam maior grau de hiperactividade e são a faixa etária que representa diferenças significativas na prática educativa "abuso físico", evidenciando valores mais altos quando comparada com a faixa etária dos 9 aos 14 anos de idade. Apesar de os pais serem severos na avaliação do diagnóstico dos seus filhos, a prática educativa mais utilizada é o “Comportamento Moral”. Espera-se que estes resultados possam contribuir para a investigação nesta área e para a criação de intervenções eficazes que permitam aos pais adaptar um estilo parental que vá de encontro às necessidades que a patologia requer.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-16
2011
2011-12-16T00:00:00Z
2012-07-12T09:40:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/8593
TID:201668351
url http://hdl.handle.net/10400.14/8593
identifier_str_mv TID:201668351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131748198514688