A produção de materiais geoeducativos na proposta do Geoparque Quarta Colônia, RS
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/physisterrae.2274 |
Resumo: | Na região central do Rio Grande do Sul (Brasil), nove municípios com grande relevância no patrimônio geológico-geomorfológico, paleontológico e histórico-cultural representam o território de uma das propostas de geoparque atualmente em construção. A riqueza patrimonial desse território se expressa em fósseis triássicos de grande raridade, feições e processos geomorfológicos típicos de ambientes de transição entre planaltos escarpados e extensas áreas de deposição aluvial, grande biodiversidade e testemunhos culturais preservados, que remontam à imigração italiana e alemã ocorrida neste território na segunda metade do século XIX. Diversos estudos apontam sobre a importância de estratégias pedagógicas que possam atuar neste contexto. Assim, materiais geoeducativos servem como ferramentas de disseminação do conhecimento científico, porém para a construção destes instrumentos é necessária uma abordagem que contemple o contexto dos sujeitos envolvidos e do território em questão. Alguns materiais educativos já estão sendo desenvolvidos, como um jogo de Role Playing Game (RPG), um caderno didático do geoparque quarta colônia e uma maquete em grande formato do território, traduzindo para uma linguagem escolar a riqueza geopatrimonial do território. A elaboração destes materiais resulta em ferramentas estratégicas de conscientização e valorização do patrimônio e no despertar do interesse do uso dos geossítios como atração geoturística. |
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A produção de materiais geoeducativos na proposta do Geoparque Quarta Colônia, RSThe production of geoeductive materials in the proposal of the Fourth Colony Geopark, RSGeoconservação e Património NaturalNa região central do Rio Grande do Sul (Brasil), nove municípios com grande relevância no patrimônio geológico-geomorfológico, paleontológico e histórico-cultural representam o território de uma das propostas de geoparque atualmente em construção. A riqueza patrimonial desse território se expressa em fósseis triássicos de grande raridade, feições e processos geomorfológicos típicos de ambientes de transição entre planaltos escarpados e extensas áreas de deposição aluvial, grande biodiversidade e testemunhos culturais preservados, que remontam à imigração italiana e alemã ocorrida neste território na segunda metade do século XIX. Diversos estudos apontam sobre a importância de estratégias pedagógicas que possam atuar neste contexto. Assim, materiais geoeducativos servem como ferramentas de disseminação do conhecimento científico, porém para a construção destes instrumentos é necessária uma abordagem que contemple o contexto dos sujeitos envolvidos e do território em questão. Alguns materiais educativos já estão sendo desenvolvidos, como um jogo de Role Playing Game (RPG), um caderno didático do geoparque quarta colônia e uma maquete em grande formato do território, traduzindo para uma linguagem escolar a riqueza geopatrimonial do território. A elaboração destes materiais resulta em ferramentas estratégicas de conscientização e valorização do patrimônio e no despertar do interesse do uso dos geossítios como atração geoturística.In the central region of Rio Grande do Sul (Brazil), nine municipalities with great relevance in geological-geomorphological, paleontological and historical-cultural heritage represent the territory of one of the project of geopark currently under construction in the state. The heritage richness of this territory is expressed in very rare Triassic fossils, features and geomorphological processes typical of transitional environments between rugged plateaus and extensive areas of alluvial deposition, great biodiversity and preserved cultural heritage evidence dating back to italian and german immigration in this territory in the second half of the 19th century. Several studies point to the importance of pedagogical strategies that can act in this context, Thus, geo-educational materials serve as tools for the dissemination of scientific knowledge. However, the construction of these instruments requires an approach that contemplates the context of the subjects involved and the territory in question. Some educational materials are already being developed, such as a Role Playing Game (RPG), a fourth colony geopark textbook and a large-scale model of the territory, translating the geopatrimonial richness of the territory into a school language. The elaboration of these materials results in strategic tools of awareness and appreciation of heritage and in the awakening of the interest of the use of geosites as a geotouristic attraction.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2019-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/physisterrae.2274por2184-626XFigueiró, AdrianoMotta, ViniciusBrunhauser, ThainaraVentura, HarrisonCechin, Dilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T09:57:20Zoai:journals.uminho.pt:article/2274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:56:03.529119Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Na região central do Rio Grande do Sul (Brasil), nove municípios com grande relevância no patrimônio geológico-geomorfológico, paleontológico e histórico-cultural representam o território de uma das propostas de geoparque atualmente em construção. A riqueza patrimonial desse território se expressa em fósseis triássicos de grande raridade, feições e processos geomorfológicos típicos de ambientes de transição entre planaltos escarpados e extensas áreas de deposição aluvial, grande biodiversidade e testemunhos culturais preservados, que remontam à imigração italiana e alemã ocorrida neste território na segunda metade do século XIX. Diversos estudos apontam sobre a importância de estratégias pedagógicas que possam atuar neste contexto. Assim, materiais geoeducativos servem como ferramentas de disseminação do conhecimento científico, porém para a construção destes instrumentos é necessária uma abordagem que contemple o contexto dos sujeitos envolvidos e do território em questão. Alguns materiais educativos já estão sendo desenvolvidos, como um jogo de Role Playing Game (RPG), um caderno didático do geoparque quarta colônia e uma maquete em grande formato do território, traduzindo para uma linguagem escolar a riqueza geopatrimonial do território. A elaboração destes materiais resulta em ferramentas estratégicas de conscientização e valorização do patrimônio e no despertar do interesse do uso dos geossítios como atração geoturística. |
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