Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11530
Resumo: Nas últimas décadas temos vindo a assistir a uma crescente preocupação no que diz respeito ao impacto das habilidades emocionais, ou ao desenvolvimento delas, na forma como influenciam os nossos comportamentos e as nossas relações sociais quotidianas. Estudos revelam inúmeras vantagens resultantes da implementação de programas que visam o desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar dado que, neste surgem problemas de comportamento, muitas vezes denominados de comportamentos indisciplinados ou disruptivos, que condicionam a aprendizagem e as relações com os pares. Assente nesta linha orientadora surge o presente relatório de estágio, tendo por objetivo realçar a relevância do desenvolvimento e implementação de um programa de promoção do desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar, à semelhança dos referidos pela literatura, bem como os resultados da sua implementação nesse mesmo contexto.
id RCAP_09ee1a17a879542ef3c3a4eacdc8a66e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/11530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentosInteligência emocionalDesenvolvimento das competências - EmoçõesComportamento socialIntegração escolarNas últimas décadas temos vindo a assistir a uma crescente preocupação no que diz respeito ao impacto das habilidades emocionais, ou ao desenvolvimento delas, na forma como influenciam os nossos comportamentos e as nossas relações sociais quotidianas. Estudos revelam inúmeras vantagens resultantes da implementação de programas que visam o desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar dado que, neste surgem problemas de comportamento, muitas vezes denominados de comportamentos indisciplinados ou disruptivos, que condicionam a aprendizagem e as relações com os pares. Assente nesta linha orientadora surge o presente relatório de estágio, tendo por objetivo realçar a relevância do desenvolvimento e implementação de um programa de promoção do desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar, à semelhança dos referidos pela literatura, bem como os resultados da sua implementação nesse mesmo contexto.In the recent decades, we have been witnessing a growing concern regarding the impact of emotional skills, or the develop of them, in the way they influence our behaviors and our everyday social relations. Studies show many advantages, in the implementation of programs aimed at the development of emotional competence and its applicability in schools because it is here that sometimes, arise some of the biggest behavior problems, often referred to by indiscipline or disruptive, that condition learning and relationships with peers. Based on this guideline, appears this master's thesis. Having to analyze the importance of developing and implementing of a program to develop emotional skills, as evidenced by the literature, and how it may impact the behaviors of students in the school context.Universidade de Aveiro2013-12-05T15:22:43Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11530TID:201571730porPóvoa, Daniela Margarida Serra dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:48Zoai:ria.ua.pt:10773/11530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:56.208911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
title Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
spellingShingle Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos
Inteligência emocional
Desenvolvimento das competências - Emoções
Comportamento social
Integração escolar
title_short Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
title_full Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
title_fullStr Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
title_full_unstemmed Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
title_sort Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
author Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos
author_facet Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Desenvolvimento das competências - Emoções
Comportamento social
Integração escolar
topic Inteligência emocional
Desenvolvimento das competências - Emoções
Comportamento social
Integração escolar
description Nas últimas décadas temos vindo a assistir a uma crescente preocupação no que diz respeito ao impacto das habilidades emocionais, ou ao desenvolvimento delas, na forma como influenciam os nossos comportamentos e as nossas relações sociais quotidianas. Estudos revelam inúmeras vantagens resultantes da implementação de programas que visam o desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar dado que, neste surgem problemas de comportamento, muitas vezes denominados de comportamentos indisciplinados ou disruptivos, que condicionam a aprendizagem e as relações com os pares. Assente nesta linha orientadora surge o presente relatório de estágio, tendo por objetivo realçar a relevância do desenvolvimento e implementação de um programa de promoção do desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar, à semelhança dos referidos pela literatura, bem como os resultados da sua implementação nesse mesmo contexto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T15:22:43Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/11530
TID:201571730
url http://hdl.handle.net/10773/11530
identifier_str_mv TID:201571730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137530427211776