Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11530 |
Resumo: | Nas últimas décadas temos vindo a assistir a uma crescente preocupação no que diz respeito ao impacto das habilidades emocionais, ou ao desenvolvimento delas, na forma como influenciam os nossos comportamentos e as nossas relações sociais quotidianas. Estudos revelam inúmeras vantagens resultantes da implementação de programas que visam o desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar dado que, neste surgem problemas de comportamento, muitas vezes denominados de comportamentos indisciplinados ou disruptivos, que condicionam a aprendizagem e as relações com os pares. Assente nesta linha orientadora surge o presente relatório de estágio, tendo por objetivo realçar a relevância do desenvolvimento e implementação de um programa de promoção do desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar, à semelhança dos referidos pela literatura, bem como os resultados da sua implementação nesse mesmo contexto. |
id |
RCAP_09ee1a17a879542ef3c3a4eacdc8a66e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/11530 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentosInteligência emocionalDesenvolvimento das competências - EmoçõesComportamento socialIntegração escolarNas últimas décadas temos vindo a assistir a uma crescente preocupação no que diz respeito ao impacto das habilidades emocionais, ou ao desenvolvimento delas, na forma como influenciam os nossos comportamentos e as nossas relações sociais quotidianas. Estudos revelam inúmeras vantagens resultantes da implementação de programas que visam o desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar dado que, neste surgem problemas de comportamento, muitas vezes denominados de comportamentos indisciplinados ou disruptivos, que condicionam a aprendizagem e as relações com os pares. Assente nesta linha orientadora surge o presente relatório de estágio, tendo por objetivo realçar a relevância do desenvolvimento e implementação de um programa de promoção do desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar, à semelhança dos referidos pela literatura, bem como os resultados da sua implementação nesse mesmo contexto.In the recent decades, we have been witnessing a growing concern regarding the impact of emotional skills, or the develop of them, in the way they influence our behaviors and our everyday social relations. Studies show many advantages, in the implementation of programs aimed at the development of emotional competence and its applicability in schools because it is here that sometimes, arise some of the biggest behavior problems, often referred to by indiscipline or disruptive, that condition learning and relationships with peers. Based on this guideline, appears this master's thesis. Having to analyze the importance of developing and implementing of a program to develop emotional skills, as evidenced by the literature, and how it may impact the behaviors of students in the school context.Universidade de Aveiro2013-12-05T15:22:43Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11530TID:201571730porPóvoa, Daniela Margarida Serra dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:48Zoai:ria.ua.pt:10773/11530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:56.208911Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos |
title |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos |
spellingShingle |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos Inteligência emocional Desenvolvimento das competências - Emoções Comportamento social Integração escolar |
title_short |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos |
title_full |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos |
title_fullStr |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos |
title_full_unstemmed |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos |
title_sort |
Escola de emoções: sentimentos e emoções na mediação de comportamentos |
author |
Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos |
author_facet |
Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Póvoa, Daniela Margarida Serra dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência emocional Desenvolvimento das competências - Emoções Comportamento social Integração escolar |
topic |
Inteligência emocional Desenvolvimento das competências - Emoções Comportamento social Integração escolar |
description |
Nas últimas décadas temos vindo a assistir a uma crescente preocupação no que diz respeito ao impacto das habilidades emocionais, ou ao desenvolvimento delas, na forma como influenciam os nossos comportamentos e as nossas relações sociais quotidianas. Estudos revelam inúmeras vantagens resultantes da implementação de programas que visam o desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar dado que, neste surgem problemas de comportamento, muitas vezes denominados de comportamentos indisciplinados ou disruptivos, que condicionam a aprendizagem e as relações com os pares. Assente nesta linha orientadora surge o presente relatório de estágio, tendo por objetivo realçar a relevância do desenvolvimento e implementação de um programa de promoção do desenvolvimento de competências emocionais em contexto escolar, à semelhança dos referidos pela literatura, bem como os resultados da sua implementação nesse mesmo contexto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-05T15:22:43Z 2013-01-01T00:00:00Z 2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/11530 TID:201571730 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/11530 |
identifier_str_mv |
TID:201571730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137530427211776 |