Prática de ensino supervisionada. As emoções das crianças: uma relação de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgado, Sandrina Alexandra Vaz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20584
Resumo: A investigação que consta deste Relatório, desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foi realizada em três contextos educativos: Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua concretização, assumimos uma atitude crítica e reflexiva em relação aos desafios, processos e desempenhos do quotidiano profissional experienciados nestes contextos e, em parte, revelados nas experiências de ensino/aprendizagem descritas e analisadas ao longo deste relatório, a par de uma investigação de carácter qualitativa, tendo recorrido à observação direta e participante. As técnicas de análise e recolha de dados utilizadas foram as notas de campo, os registos fotográficos, as grelhas de observação com a adaptação da categorização das emoções e as transições educativas. Com este estudo pretendemos refletir sobre as emoções das crianças nos contextos educativos, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento da sua competência emocional. Definimos uma questão-problema para trabalhar esta temática: Será que as emoções das crianças são fatores inibidores/facilitadores do seu desenvolvimento? Para isso, foram delineados os seguintes objetivos: (i) identificar as emoções que as crianças manifestam durante o dia nas instituições educativas; (ii) investigar se as transições educativas interferem nas emoções das crianças; (iii) averiguar se os diferentes estados das crianças influenciam na realização de atividades; (iv) implementar atividades para estimular o desenvolvimento emocional das crianças. Salientamos que nas experiências de ensino-aprendizagem demos relevância às emoções das crianças como um meio promotor de aprendizagens significativas, ativas, integradoras e socializadoras, evidenciando ainda a articulação de conteúdos entre ciclos de ensino. Assim, também se integra neste relatório, o tema de investigação “As emoções das crianças: Uma relação de aprendizagem”. Para darmos resposta à questão-problema que anteriormente mencionamos, procuramos conhecer as crianças a nível emocional, pessoal e social. A passagem pelos três contextos permitiu-nos fazer uma reflexão sobre a nossa prática e podemos afirmar, com unanimidade, que as emoções são fatores facilitadores do seu desenvolvimento. Da análise dos dados resulta que as crianças têm maiores níveis de envolvimento, questionam mais e interagem melhor quando implicadas em atividades que as impelem a agir, a explorar e a refletir. Salienta-se, ainda, que, se a criança estiver em ação, tem maior probabilidade de estar envolvida no seu meio social e, consequentemente, mais oportunidades de pensar e de aprender.
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As técnicas de análise e recolha de dados utilizadas foram as notas de campo, os registos fotográficos, as grelhas de observação com a adaptação da categorização das emoções e as transições educativas. Com este estudo pretendemos refletir sobre as emoções das crianças nos contextos educativos, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento da sua competência emocional. Definimos uma questão-problema para trabalhar esta temática: Será que as emoções das crianças são fatores inibidores/facilitadores do seu desenvolvimento? Para isso, foram delineados os seguintes objetivos: (i) identificar as emoções que as crianças manifestam durante o dia nas instituições educativas; (ii) investigar se as transições educativas interferem nas emoções das crianças; (iii) averiguar se os diferentes estados das crianças influenciam na realização de atividades; (iv) implementar atividades para estimular o desenvolvimento emocional das crianças. Salientamos que nas experiências de ensino-aprendizagem demos relevância às emoções das crianças como um meio promotor de aprendizagens significativas, ativas, integradoras e socializadoras, evidenciando ainda a articulação de conteúdos entre ciclos de ensino. Assim, também se integra neste relatório, o tema de investigação “As emoções das crianças: Uma relação de aprendizagem”. Para darmos resposta à questão-problema que anteriormente mencionamos, procuramos conhecer as crianças a nível emocional, pessoal e social. A passagem pelos três contextos permitiu-nos fazer uma reflexão sobre a nossa prática e podemos afirmar, com unanimidade, que as emoções são fatores facilitadores do seu desenvolvimento. Da análise dos dados resulta que as crianças têm maiores níveis de envolvimento, questionam mais e interagem melhor quando implicadas em atividades que as impelem a agir, a explorar e a refletir. Salienta-se, ainda, que, se a criança estiver em ação, tem maior probabilidade de estar envolvida no seu meio social e, consequentemente, mais oportunidades de pensar e de aprender.The research contained in this Report developed under the Supervised Teaching Practice of the Master of Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, was carried out in three educational contexts: Nursery, Kindergarten and 1st Cycle Basic education. To this end we take a critical and reflective attitude towards the challenges, processes and performances of professional daily life, experienced in these contexts and, in part, revealed in the teaching / learning experiences described and analyzed throughout this report, along with a research of qualitative character, having resorted to direct and participant observation. The analysis and data collection techniques used were field notes, photographic records, observation grids with adaptation of the categorization of emotions and educational transitions. With this study we intend to reflect on children's emotions in educational contexts, contributing to the improvement of their emotional competence development . We defined a problem question to work on this theme: Are children's emotions inhibiting / facilitating factors of their development? To this end, the following objectives were outlined: (i) identify the emotions that children manifest during the day in educational institutions;(ii) investigate whether educational transitions interfere with children's emotions; (iii) ascertain whether the different states of children influence the performance of activities;(Iv) implement activities to stimulate the emotional development of children. We emphasize that in teaching-learning experiences we gave importance to children's emotions as a means of promoting meaningful, active, integrating and socializing learning, also highlighting the articulation of contents between teaching cycles. His report also includes the research theme “ Children 's emotions: A learning relationship”. In order to answer the problem question we mentioned earlier, we seek to know children emotionally, personally and socially. The passage through the three contexts allowed us to reflect on our practice and we can unanimously affirm that emotions are facilitating factors for its development. The analysis of results data that children have higher levels of involvement, questioning more and interact better when involved in activities that impel them to act, to explore and to reflect. It is also emphasized that if the child is in action, they are more likely to be involved in their social environment and, consequently, more opportunities to think and learn.Castanheira, Manuel Luís PintoBiblioteca Digital do IPBSalgado, Sandrina Alexandra Vaz2020-02-05T16:42:09Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20584TID:202355179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:43Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20584Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:25.141932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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