A ética empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolho, José Vicente
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/24756
Resumo: Mestrado em Gestão/MBA
id RCAP_09f4beb0d84e9d56892fed06b19eaadb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/24756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A ética empresarialEstratégicaPrincípios MoraisPrincípios ÉticosConfiançaEmpenhamentoResponsabilidade.StrategyMoralsEthicsTrustCommitmentResponsabilityMestrado em Gestão/MBAO argumento base desta tese é o de que, a confiança, o compromisso e o empenhamento de todos os colaboradores de uma empresa são de tal forma importantes para o sucesso desta como o posicionamento estratégico e as vantagens competitivas de um bom planeamento. Pode ser sintetizado em cinco pontos chave: 1.Num ambiente global extremamente competitivo, as decisões estratégicas de qualquer grande empresa resultam tanto em lucro como em prejuízo. 2.Cabe aos administradores a responsabilidade de distribuir esses lucros e prejuízos pelos colaboradores da empresa. Essa tarefa pode ser realizada arbitrariamente ou de forma ponderada. Só uma decisão ponderada torna os príncipios éticos um modelo de análise válido. 3.0s princípios éticos têm aquela importância e peso porque constituem o único meio de reconhecer os interesses e direitos de cada um dos colaboradores e de os comparar a partir dos principios de referência. 4.0s colaboradores convictos de que os lucros foram bem distribuidos assim como os cargos da empresa, através de um processo que contemplou os seus direitos e procurou um equilíbrio entre os seus interesses e direitos e os dos outros colaboradores com base nos principios estabelecidos e aceites, consolidarão certamente a sua confiança para com a empresa. 5.Colaboradores confiantes envolvem-se mais comprometem-se com o futuro da empresa. Esse compromisso assegurará um maior empenho tanto em cooperação como em inovação, o qual conduz ao sucesso económico e concorrencial da empresa, que entretanto, deve ser avaliado ao longo do tempo.The basic argument of this work, wich is that the trust, commitment and efford on • the part of ali of the stake-holders of firm as are the competitive advantages and strategic positions of its planning process - can be sumrnarized in a series of five statements: 1.The strategic decisions of any large scale economic enterprise in competitive global environment resuit in both benefits and harms. 2.11 is the responsibility of the senior executives of the firm to distribute those benefits and allocate those harms among the stakeholders of the company. This can be done arbitrarily or thoughtfully. If it is done thoughtfully, then the ethical principies offer ' the only form of analysis that is relevant. 3.The ethical principies offer the oniy form of analysis that is relevant for the distribution of benefits and the allocation of harms because they provide the only means of recognizing the interests and rights of each of the stakeholders and comparing those interests and rights through the use of known principies. 4.Stakeholders who believe that the benefits have been distributed and the names allocated through a process that compares those interests and rights with those of other stakeholders through the use of known principies, will develop trust in the direction of the firm. 5.Stakeholders who develop trust in the direction of the firm will show commitment to its future. Comrnitment to the future of a firm will ensure efforts that are both cooperative and innovative. Cooperative, innovative, and directed efforts on the part of ali of the stakeholder groups will lead to competitive and economic success, however measured, for that firm over time.Instituto Superior de Economia e GestãoCarvalho, Luís Nandim deRepositório da Universidade de LisboaRolho, José Vicente2022-07-05T09:29:39Z1997-101997-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/24756porRolho, José Vicente (1997). “A ética empresarial”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:54:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/24756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:43.925586Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A ética empresarial
title A ética empresarial
spellingShingle A ética empresarial
Rolho, José Vicente
Estratégica
Princípios Morais
Princípios Éticos
Confiança
Empenhamento
Responsabilidade.
Strategy
Morals
Ethics
Trust
Commitment
Responsability
title_short A ética empresarial
title_full A ética empresarial
title_fullStr A ética empresarial
title_full_unstemmed A ética empresarial
title_sort A ética empresarial
author Rolho, José Vicente
author_facet Rolho, José Vicente
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Luís Nandim de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolho, José Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégica
Princípios Morais
Princípios Éticos
Confiança
Empenhamento
Responsabilidade.
Strategy
Morals
Ethics
Trust
Commitment
Responsability
topic Estratégica
Princípios Morais
Princípios Éticos
Confiança
Empenhamento
Responsabilidade.
Strategy
Morals
Ethics
Trust
Commitment
Responsability
description Mestrado em Gestão/MBA
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-10
1997-10-01T00:00:00Z
2022-07-05T09:29:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/24756
url http://hdl.handle.net/10400.5/24756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rolho, José Vicente (1997). “A ética empresarial”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131181462061056