Elementos para um estudo da percepção do som
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25770/artc.12178 |
Resumo: | As composições musicais "ImÁudio1a" e "ImÁudio1b" foram criadas por Helder Gonçalves no âmbito do desenvolvimento da sua investigação para obtenção do grau de doutoramento em musicologia. É um trabalho no qual se procura testar a reacção e obter consequentes comentários de espectadores de contextos audiovisuais, envolvendo a designada "música acusmática". Para a criação de "ImÁudio1a" foi importante o planeamento de um contexto narrativo tributário das morfologias Propp-Greimasianas, reflectindo, também, alguns conceitos da semiótica musical. Numa fase posterior foi criada a versão "ImÁudio1b" como alternativa ao paralelismo (eventualmente) óbvio presente na anterior. Esta segunda versão, foi "improvisada" em Logic Pro 9 "ao sabor" das imagens de Mário Carvalho. View Portfolio |
id |
RCAP_09f5590606ee80741023f1f66129bce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12178 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Elementos para um estudo da percepção do somPORTFOLIOAs composições musicais "ImÁudio1a" e "ImÁudio1b" foram criadas por Helder Gonçalves no âmbito do desenvolvimento da sua investigação para obtenção do grau de doutoramento em musicologia. É um trabalho no qual se procura testar a reacção e obter consequentes comentários de espectadores de contextos audiovisuais, envolvendo a designada "música acusmática". Para a criação de "ImÁudio1a" foi importante o planeamento de um contexto narrativo tributário das morfologias Propp-Greimasianas, reflectindo, também, alguns conceitos da semiótica musical. Numa fase posterior foi criada a versão "ImÁudio1b" como alternativa ao paralelismo (eventualmente) óbvio presente na anterior. Esta segunda versão, foi "improvisada" em Logic Pro 9 "ao sabor" das imagens de Mário Carvalho. View Portfolio2017-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25770/artc.12178por1646-3463Gonçalves, Helder FilipeCarvalho, Márioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T15:46:04Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/12178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:23.219607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos para um estudo da percepção do som |
title |
Elementos para um estudo da percepção do som |
spellingShingle |
Elementos para um estudo da percepção do som Gonçalves, Helder Filipe PORTFOLIO |
title_short |
Elementos para um estudo da percepção do som |
title_full |
Elementos para um estudo da percepção do som |
title_fullStr |
Elementos para um estudo da percepção do som |
title_full_unstemmed |
Elementos para um estudo da percepção do som |
title_sort |
Elementos para um estudo da percepção do som |
author |
Gonçalves, Helder Filipe |
author_facet |
Gonçalves, Helder Filipe Carvalho, Mário |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Mário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Helder Filipe Carvalho, Mário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PORTFOLIO |
topic |
PORTFOLIO |
description |
As composições musicais "ImÁudio1a" e "ImÁudio1b" foram criadas por Helder Gonçalves no âmbito do desenvolvimento da sua investigação para obtenção do grau de doutoramento em musicologia. É um trabalho no qual se procura testar a reacção e obter consequentes comentários de espectadores de contextos audiovisuais, envolvendo a designada "música acusmática". Para a criação de "ImÁudio1a" foi importante o planeamento de um contexto narrativo tributário das morfologias Propp-Greimasianas, reflectindo, também, alguns conceitos da semiótica musical. Numa fase posterior foi criada a versão "ImÁudio1b" como alternativa ao paralelismo (eventualmente) óbvio presente na anterior. Esta segunda versão, foi "improvisada" em Logic Pro 9 "ao sabor" das imagens de Mário Carvalho. View Portfolio |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25770/artc.12178 |
url |
https://doi.org/10.25770/artc.12178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-3463 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130441554329600 |