Práticas de gestão da qualidade e influência da cultura organizacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12706 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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Práticas de gestão da qualidade e influência da cultura organizacionalCultura OrganizacionalGestão da QualidadePráticas de Qualidade ExplorationPráticas de Qualidade ExploitationOrganizational CultureQuality ManagementQuality Practices ExplorationQuality Practices ExploitationMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialAs práticas de Gestão da Qualidade são muitas vezes consideradas um meio para alcançar uma performance superior da empresa, no entanto existem muitos obstáculos para a implementação destas práticas, sendo um deles o tipo de cultura existente dentro da própria empresa. O presente estudo divide as práticas de Gestão da Qualidade em dois grupos (Quality Exploration e Quality Exploitation). O modelo conceptual proposto avalia em que medida o tipo de cultura organizacional afeta a implementação destes dois grupos de práticas. Este estudo foi efetuado a partir das 142 respostas obtidas nos questionários enviados por e-mail para empresas portuguesas de manufatura, certificadas pela norma ISO 9001, que foram preenchidos online. Os resultados mostram que dos quatro tipos de cultura estudados, três têm uma associação positiva com a implementação de práticas de Gestão da Qualidade tanto exploration como exploitation, nomeadamente a cultura de desenvolvimento, a cultura de grupo, e a cultura hierárquica. Por outro lado, os resultados indicaram uma ausência de significância entre a cultura racional e a implementação de práticas de qualidade exploration e exploitation.Quality Management practices are often considered as a mean to achieve a superior performance of the organization, however there are many obstacles to the implementation of these practices, such as the type of culture within the organization. The present study divide Quality Management practices into two groups: Quality Exploration and Quality Exploitation. The conceptual model proposed assess whether the type of organizational culture affects the implementation of these two groups of practices. This study was conducted from 142 responses from the questionnaires sent by e-mail to Portuguese organization in the manufacturing industry, certified by ISO 9001, which were completed online. The results showed that from the four types of culture studied, three have a positive association in the implementation of quality management practices both exploration and exploitation, particularly the development of culture, group culture, and hierarchical culture. Other wise, the results indicated a lack of significance between the rational culture in the implementation of quality exploration and quality exploitation practices.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Graça MirandaRepositório da Universidade de LisboaLemos, Carin Vaqueiro2016-12-16T13:40:39Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12706porLemos, Carin Vaqueiro (2016). "Práticas de gestão da qualidade e influência da cultura organizacional". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12706Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:48.190108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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