O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Maria Francisca
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/7061
Resumo: O presente relatório de estágio pretende introduzir a educação intercultural em exercícios realizados na disciplina de Desenho A, sendo por isso uma proposta educativa em que se procuram introduzir conceitos sociais na aprendizagem de desenho. Este estágio foi realizado na Escola Secundária Ibn Mucana no 11º ano e decorreu no ano letivo 2013/2014. Assim, através de exercícios de observação, utilizando o método de desenho cego e de desenho com a mão esquerda, os alunos realizaram diferentes representações de fotografias, expostas em projetor vídeo, que apresentavam diferentes culturas. A escolha de determinados métodos nasce da intenção de obrigar os alunos a olhar essencialmente para a imagem. Deste modo, procura-se estimular e incentivar os alunos a pensar no que estão a ver, promovendo e introduzindo a Cultura Visual. Foram realizados dois inquéritos aos alunos, antes e depois do exercício, para que fosse possível perceber se o desenho pode contribuir para a educação intercultural.
id RCAP_09fff6707bd22ccec01ba3c9783d8037
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7061
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágioDesenhoArteMulticulturalidadeEducação interculturalEnsino das Artes VisuaisRelatório de estágioO presente relatório de estágio pretende introduzir a educação intercultural em exercícios realizados na disciplina de Desenho A, sendo por isso uma proposta educativa em que se procuram introduzir conceitos sociais na aprendizagem de desenho. Este estágio foi realizado na Escola Secundária Ibn Mucana no 11º ano e decorreu no ano letivo 2013/2014. Assim, através de exercícios de observação, utilizando o método de desenho cego e de desenho com a mão esquerda, os alunos realizaram diferentes representações de fotografias, expostas em projetor vídeo, que apresentavam diferentes culturas. A escolha de determinados métodos nasce da intenção de obrigar os alunos a olhar essencialmente para a imagem. Deste modo, procura-se estimular e incentivar os alunos a pensar no que estão a ver, promovendo e introduzindo a Cultura Visual. Foram realizados dois inquéritos aos alunos, antes e depois do exercício, para que fosse possível perceber se o desenho pode contribuir para a educação intercultural.Riobom, LourdesRepositório ComumCastro, Maria Francisca2014-11-24T14:04:01Z2014-10-01T00:00:00Z2014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7061201182181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:12:59.719564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
title O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
spellingShingle O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
Castro, Maria Francisca
Desenho
Arte
Multiculturalidade
Educação intercultural
Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
title_short O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
title_full O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
title_fullStr O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
title_full_unstemmed O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
title_sort O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
author Castro, Maria Francisca
author_facet Castro, Maria Francisca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Riobom, Lourdes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Maria Francisca
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Arte
Multiculturalidade
Educação intercultural
Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
topic Desenho
Arte
Multiculturalidade
Educação intercultural
Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
description O presente relatório de estágio pretende introduzir a educação intercultural em exercícios realizados na disciplina de Desenho A, sendo por isso uma proposta educativa em que se procuram introduzir conceitos sociais na aprendizagem de desenho. Este estágio foi realizado na Escola Secundária Ibn Mucana no 11º ano e decorreu no ano letivo 2013/2014. Assim, através de exercícios de observação, utilizando o método de desenho cego e de desenho com a mão esquerda, os alunos realizaram diferentes representações de fotografias, expostas em projetor vídeo, que apresentavam diferentes culturas. A escolha de determinados métodos nasce da intenção de obrigar os alunos a olhar essencialmente para a imagem. Deste modo, procura-se estimular e incentivar os alunos a pensar no que estão a ver, promovendo e introduzindo a Cultura Visual. Foram realizados dois inquéritos aos alunos, antes e depois do exercício, para que fosse possível perceber se o desenho pode contribuir para a educação intercultural.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-24T14:04:01Z
2014-10-01T00:00:00Z
2014-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/7061
201182181
url http://hdl.handle.net/10400.26/7061
identifier_str_mv 201182181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129997417381888