O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/7061 |
Resumo: | O presente relatório de estágio pretende introduzir a educação intercultural em exercícios realizados na disciplina de Desenho A, sendo por isso uma proposta educativa em que se procuram introduzir conceitos sociais na aprendizagem de desenho. Este estágio foi realizado na Escola Secundária Ibn Mucana no 11º ano e decorreu no ano letivo 2013/2014. Assim, através de exercícios de observação, utilizando o método de desenho cego e de desenho com a mão esquerda, os alunos realizaram diferentes representações de fotografias, expostas em projetor vídeo, que apresentavam diferentes culturas. A escolha de determinados métodos nasce da intenção de obrigar os alunos a olhar essencialmente para a imagem. Deste modo, procura-se estimular e incentivar os alunos a pensar no que estão a ver, promovendo e introduzindo a Cultura Visual. Foram realizados dois inquéritos aos alunos, antes e depois do exercício, para que fosse possível perceber se o desenho pode contribuir para a educação intercultural. |
id |
RCAP_09fff6707bd22ccec01ba3c9783d8037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/7061 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágioDesenhoArteMulticulturalidadeEducação interculturalEnsino das Artes VisuaisRelatório de estágioO presente relatório de estágio pretende introduzir a educação intercultural em exercícios realizados na disciplina de Desenho A, sendo por isso uma proposta educativa em que se procuram introduzir conceitos sociais na aprendizagem de desenho. Este estágio foi realizado na Escola Secundária Ibn Mucana no 11º ano e decorreu no ano letivo 2013/2014. Assim, através de exercícios de observação, utilizando o método de desenho cego e de desenho com a mão esquerda, os alunos realizaram diferentes representações de fotografias, expostas em projetor vídeo, que apresentavam diferentes culturas. A escolha de determinados métodos nasce da intenção de obrigar os alunos a olhar essencialmente para a imagem. Deste modo, procura-se estimular e incentivar os alunos a pensar no que estão a ver, promovendo e introduzindo a Cultura Visual. Foram realizados dois inquéritos aos alunos, antes e depois do exercício, para que fosse possível perceber se o desenho pode contribuir para a educação intercultural.Riobom, LourdesRepositório ComumCastro, Maria Francisca2014-11-24T14:04:01Z2014-10-01T00:00:00Z2014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/7061201182181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/7061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:12:59.719564Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio |
title |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio |
spellingShingle |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio Castro, Maria Francisca Desenho Arte Multiculturalidade Educação intercultural Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio |
title_short |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio |
title_full |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio |
title_fullStr |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio |
title_sort |
O desenho como propulsor à educação intercultural: relatório de estágio |
author |
Castro, Maria Francisca |
author_facet |
Castro, Maria Francisca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Riobom, Lourdes Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Maria Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Arte Multiculturalidade Educação intercultural Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio |
topic |
Desenho Arte Multiculturalidade Educação intercultural Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio |
description |
O presente relatório de estágio pretende introduzir a educação intercultural em exercícios realizados na disciplina de Desenho A, sendo por isso uma proposta educativa em que se procuram introduzir conceitos sociais na aprendizagem de desenho. Este estágio foi realizado na Escola Secundária Ibn Mucana no 11º ano e decorreu no ano letivo 2013/2014. Assim, através de exercícios de observação, utilizando o método de desenho cego e de desenho com a mão esquerda, os alunos realizaram diferentes representações de fotografias, expostas em projetor vídeo, que apresentavam diferentes culturas. A escolha de determinados métodos nasce da intenção de obrigar os alunos a olhar essencialmente para a imagem. Deste modo, procura-se estimular e incentivar os alunos a pensar no que estão a ver, promovendo e introduzindo a Cultura Visual. Foram realizados dois inquéritos aos alunos, antes e depois do exercício, para que fosse possível perceber se o desenho pode contribuir para a educação intercultural. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-24T14:04:01Z 2014-10-01T00:00:00Z 2014-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/7061 201182181 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/7061 |
identifier_str_mv |
201182181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129997417381888 |