A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Nuno
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10218
Resumo: O presente relatório respeita ao estágio por mim realizado na Escola Secundária Artística António Arroio, e ao trabalho pedagógico desenvolvido na disciplina de Desenho A com uma turma do 11º ano. Pretendo neste espaço estabelecer uma relação entre a aprendizagem do desenho e a comunicação entre o corpo e o cérebro, como forma de abordar o potencial contributo da sua prática no desenvolvimento emocional e racional do aluno. Desta forma assume-se enquanto objetivo a construção de um quadro de conhecimento, proveniente dos domínios da Arte e da Ciência, que incida sobre os processos que ocorrem entre o corpo e o cérebro durante a aprendizagem e a prática do desenho, com o intuito de tentar entender até que ponto é possível promover uma melhor aprendizagem baseada nesse mesmo conhecimento. Neste contexto, a perceção do corpo e o cérebro, constituem a base que permite encarar o desenho enquanto prática capaz de desenvolver e potenciar no aluno as capacidades de raciocinar e decidir; capacidades fundamentais que transpõem as fronteiras do Desenho e se estendem a todas as atividades humanas. Para que da relação entre a perceção do corpo, o cérebro e a aprendizagem do desenho, possam resultar considerações efetivas, entende-se fundamental o seu enquadramento num contexto que compreende o Ensino, as Artes Visuais e uma sociedade contemporânea, assente na cultura do consumo e da imagem, que encara o corpo e a mente como elementos separados.
id RCAP_592632fe1e75a3f3ef1b402b1503e6e4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10218
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António ArroioPerceçãoCorpoArtes visuaisDesenhoEnsino das Artes VisuaisRelatório de estágioO presente relatório respeita ao estágio por mim realizado na Escola Secundária Artística António Arroio, e ao trabalho pedagógico desenvolvido na disciplina de Desenho A com uma turma do 11º ano. Pretendo neste espaço estabelecer uma relação entre a aprendizagem do desenho e a comunicação entre o corpo e o cérebro, como forma de abordar o potencial contributo da sua prática no desenvolvimento emocional e racional do aluno. Desta forma assume-se enquanto objetivo a construção de um quadro de conhecimento, proveniente dos domínios da Arte e da Ciência, que incida sobre os processos que ocorrem entre o corpo e o cérebro durante a aprendizagem e a prática do desenho, com o intuito de tentar entender até que ponto é possível promover uma melhor aprendizagem baseada nesse mesmo conhecimento. Neste contexto, a perceção do corpo e o cérebro, constituem a base que permite encarar o desenho enquanto prática capaz de desenvolver e potenciar no aluno as capacidades de raciocinar e decidir; capacidades fundamentais que transpõem as fronteiras do Desenho e se estendem a todas as atividades humanas. Para que da relação entre a perceção do corpo, o cérebro e a aprendizagem do desenho, possam resultar considerações efetivas, entende-se fundamental o seu enquadramento num contexto que compreende o Ensino, as Artes Visuais e uma sociedade contemporânea, assente na cultura do consumo e da imagem, que encara o corpo e a mente como elementos separados.Riobom, LourdesRepositório ComumAlmeida, Nuno2015-11-10T17:11:28Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10218201121417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:02.454482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio
title A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio
spellingShingle A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio
Almeida, Nuno
Perceção
Corpo
Artes visuais
Desenho
Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
title_short A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio
title_full A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio
title_fullStr A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio
title_full_unstemmed A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio
title_sort A perceção do corpo e o cérebro na aprendizagem do desenho: relatório de estágio : Escola Secundária Artística António Arroio
author Almeida, Nuno
author_facet Almeida, Nuno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Riobom, Lourdes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Perceção
Corpo
Artes visuais
Desenho
Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
topic Perceção
Corpo
Artes visuais
Desenho
Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
description O presente relatório respeita ao estágio por mim realizado na Escola Secundária Artística António Arroio, e ao trabalho pedagógico desenvolvido na disciplina de Desenho A com uma turma do 11º ano. Pretendo neste espaço estabelecer uma relação entre a aprendizagem do desenho e a comunicação entre o corpo e o cérebro, como forma de abordar o potencial contributo da sua prática no desenvolvimento emocional e racional do aluno. Desta forma assume-se enquanto objetivo a construção de um quadro de conhecimento, proveniente dos domínios da Arte e da Ciência, que incida sobre os processos que ocorrem entre o corpo e o cérebro durante a aprendizagem e a prática do desenho, com o intuito de tentar entender até que ponto é possível promover uma melhor aprendizagem baseada nesse mesmo conhecimento. Neste contexto, a perceção do corpo e o cérebro, constituem a base que permite encarar o desenho enquanto prática capaz de desenvolver e potenciar no aluno as capacidades de raciocinar e decidir; capacidades fundamentais que transpõem as fronteiras do Desenho e se estendem a todas as atividades humanas. Para que da relação entre a perceção do corpo, o cérebro e a aprendizagem do desenho, possam resultar considerações efetivas, entende-se fundamental o seu enquadramento num contexto que compreende o Ensino, as Artes Visuais e uma sociedade contemporânea, assente na cultura do consumo e da imagem, que encara o corpo e a mente como elementos separados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2015-11-10T17:11:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10218
201121417
url http://hdl.handle.net/10400.26/10218
identifier_str_mv 201121417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129998027653120