O design de um novo produto de desenvolvimento de uma marca de cozinhas : o caso Dorf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jo?o Davide Taveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1827
Resumo: O presente estudo ? importante para a investiga??o em design, no sentido que contribui para a implementa??o da marca de cozinhas, DORF, recentemente criada por uma empresa do setor de constru??o civil, a Costa & S?. O contributo desta investiga??o reflete-se no desenvolvimento de um projeto piloto de um sistema de produto para a marca DORF. Trata-se de um projeto de car?ter experimental, fundamentado com o ?design prim?rio? (Branzi, 1983), com o projeto e material, e com o Design como veiculador de conex?es que s?o sin?nimo de criatividade, sendo um m?dulo configur?vel, constitu?do por placas capazes de serem substitu?das conforme necessidade, fortalecendo a pattern ?superf?cie? do modelo. Assim, no seguimento deste estudo, foi utilizado um processo de experimenta??o que consistiu na inclus?o de v?rios materiais distintos que pudessem ser parte integrante das placas a desenvolver. A investiga??o divide-se em seis partes: a primeira parte afirma a import?ncia do desenvolvimento deste tipo de projetos, e est? fundamentada com base nos conceitos de ?Design Prim?rio? (Clino Trini Castelli, 1996), ?Meta Projeto? (Soares, 2012) e ?Cultura Semi-Industrial? (Eco, 1990). Na segunda parte ? abordada a tem?tica semi-industrial, como ? o caso da intera??o entre o artesanato vs. design. Nomeadamente, ? feita a descri??o do processo colaborativo entre ambos atrav?s do cruzamento de t?cnicas industriais (corte em CNC) e t?cnicas artesanais (entalhamento). Seguidamente, a terceira parte foca o briefing com as entidades respons?veis, delineando uma s?rie de objetivos para a marca Dorf. A quarta parte refere-se ao momento de experimenta??o material. Nesta fase foram feitos testes laboratoriais que consistiram na combina??o de materiais, acabamentos, e testes com agentes qu?micos. Este momento define as hip?teses satisfat?rias para a elabora??o do primeiro prot?tipo. A quinta parte, baseou-se numa metodologia de Design by Drawing (J.C. Jones, 1992) onde foram feitos os primeiros desenhos (esqui?o e 3D) do m?dulo. Esta parte foi ainda caracterizada pelo feedback entre designer e empresa. Finalmente, a sexta parte consiste na materializa??o do prot?tipo final, que envolveu uma rede de empresas que colaboraram de forma produtiva no processo de concep??o e desenvolvimento do produto. Assim, espera-se que este estudo possa provar a import?ncia do design enquanto driver essencial no enriquecimento de culturas e estrat?gias empresariais, bem como a import?ncia em cruzar v?rios conhecimentos (que ? conseguido atrav?s de uma rede de empresas e parceiros). Por fim, pretende-se aproximar a cultura do design com a cultura do artesanato, que se tornam inevit?veis na elabora??o de um produto deste tipo.
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Assim, no seguimento deste estudo, foi utilizado um processo de experimenta??o que consistiu na inclus?o de v?rios materiais distintos que pudessem ser parte integrante das placas a desenvolver. A investiga??o divide-se em seis partes: a primeira parte afirma a import?ncia do desenvolvimento deste tipo de projetos, e est? fundamentada com base nos conceitos de ?Design Prim?rio? (Clino Trini Castelli, 1996), ?Meta Projeto? (Soares, 2012) e ?Cultura Semi-Industrial? (Eco, 1990). Na segunda parte ? abordada a tem?tica semi-industrial, como ? o caso da intera??o entre o artesanato vs. design. Nomeadamente, ? feita a descri??o do processo colaborativo entre ambos atrav?s do cruzamento de t?cnicas industriais (corte em CNC) e t?cnicas artesanais (entalhamento). Seguidamente, a terceira parte foca o briefing com as entidades respons?veis, delineando uma s?rie de objetivos para a marca Dorf. A quarta parte refere-se ao momento de experimenta??o material. Nesta fase foram feitos testes laboratoriais que consistiram na combina??o de materiais, acabamentos, e testes com agentes qu?micos. Este momento define as hip?teses satisfat?rias para a elabora??o do primeiro prot?tipo. A quinta parte, baseou-se numa metodologia de Design by Drawing (J.C. Jones, 1992) onde foram feitos os primeiros desenhos (esqui?o e 3D) do m?dulo. Esta parte foi ainda caracterizada pelo feedback entre designer e empresa. Finalmente, a sexta parte consiste na materializa??o do prot?tipo final, que envolveu uma rede de empresas que colaboraram de forma produtiva no processo de concep??o e desenvolvimento do produto. Assim, espera-se que este estudo possa provar a import?ncia do design enquanto driver essencial no enriquecimento de culturas e estrat?gias empresariais, bem como a import?ncia em cruzar v?rios conhecimentos (que ? conseguido atrav?s de uma rede de empresas e parceiros). Por fim, pretende-se aproximar a cultura do design com a cultura do artesanato, que se tornam inevit?veis na elabora??o de um produto deste tipo.The present study is important for design research, in the sense that it contributes to the implementation of the brand of kitchens, DORF, recently created by a construction company, Costa & S?. The contribution of this research is reflected in the development of a pilot project of a product system for the DORF brand. It is an experimental project, based on the "primary design" (Branzi, 1983), with the design and material, and with Design as a link provider that is synonymous with creativity, being a configurable module, constituted by Plates capable of being replaced as required, strengthening the pattern "surface" of the model. Thus, following this study, we used a process of experimentation that consisted in the inclusion of several different materials that could be an integral part of the plates to be developed. The investigation is divided into six parts: the first part affirms the importance of the development of this type of project, and is based on the concepts of "Primary Design" (Clino Trini Castelli, 1996), "Meta Project" (Soares, 2012) and "Semi-Industrial Culture" ( Eco, 1990). In the second part the semi-industrial theme is approached, as is the case of the interaction between the craftsmanship vs. Design. In particular, the description of the collaborative process between the two is made through the crossing of industrial techniques (CNC cutting) and craft techniques (carving). Then the third part focuses on the briefing with the responsible entities, outlining a series of objectives for the Dorf brand. The fourth part refers to the moment of material experimentation. At this stage laboratory tests were done that consisted of the combination of materials, finishings, and tests with chemical agents. This moment defines the satisfactory hypotheses for the elaboration of the first prototype. The fifth part was based on a methodology by Design by Drawing (J.C. Jones, 1992) where the first drawings (skipping and 3D) of the module were made. This part was still characterized by the feedback between designer and company. Finally, the sixth part consists of the materialization of the final prototype, which involved a network of companies that collaborated productively in the product design and development process. Thus, it is hoped that this study will prove the importance of design as an essential driver in enriching cultures and business strategies, as well as the importance of crosslearning (which is achieved through a network of companies and partners). Finally, we intend to bring the culture of design closer to the culture of handicrafts, which become inevitable in the elaboration of such a product.2017-03-31T10:59:57Z2019-02-09T00:00:00Z2017-02-09T00:00:00Z2017-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1827TID:201663228porCosta, Jo?o Davide Taveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T07:14:13Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:29.056280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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