Relação entre as cognições das crianças perante estímulos ambíguos e a ansiedade dos pais (Homens) e suas cognições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Mariana Mano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3892
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
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spelling Relação entre as cognições das crianças perante estímulos ambíguos e a ansiedade dos pais (Homens) e suas cogniçõesAnsiedadeCriançasPais (homens)Influência parentalCogniçõesAnxietyChildren’sFather’sFamily influencesCognitionsDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioProblema – Apesar dos inúmeros estudos relativos à ansiedade infantil, pouco se sabe sobre o seu desenvolvimento psicopatológico, sendo que o papel dos pais (Homens) nesse processo continua a ser negligenciado pela comunidade científica. Objectivo – Analisar a relação entre as cognições elaboradas pelas crianças perante situações ambíguas e a ansiedade dos pais (Homens) e suas cognições. Método – Inicialmente foi utilizado o método da análise de conteúdo com o objectivo de categorizar as cognições apresentadas pelas crianças e pelos seus pais (Homens) perante os estímulos ambíguos das nove histórias. Seguidamente utilizou-se uma metodologia quantitativa, correlacionando e comparando as cognições das crianças e dos seus pais (Homens) com os resultados obtidos na escala sociodemográfica, SCARED-R e S.T.A.I. Resultados: Os resultados sugerem que existe uma correlação estatisticamente significativa entre a Ansiedade Traço dos pais (Homens) e os seus pensamentos negativos perante os estímulos ambíguos apresentados, assim como, existe uma correlação estatisticamente significativa entre as habilitações literárias dos pais (Homens) e o número de pensamentos negativos das crianças. Este estudo não obteve nenhuma associação estatisticamente significativa entre a ansiedade dos pais (Homens) e as cognições dos seus filhos perante os estímulos ambíguos apresentados, assim como, não encontrou uma associação estatisticamente significativa entre as cognições dos pais (Homens) e as cognições dos seus filhos perante estímulos ambíguos apresentados. Conclusões: Os resultados deste estudo, contradizem na sua maioria, os de outros estudos empíricos. Estes podem advir da dimensão reduzida da amostra e do facto de existirem poucos estudos que avaliem as variáveis pretendidas apenas numa amostra masculina.ABSTRACT: Problem- Although numerous studies of the childhood anxiety, little is known about the psychopathological development, since the contribution of father´s in this process continues to be neglected by the scientific community. Objective - Analyze the relation between organized cognitions by children in ambiguous situations and the anxiety of father´s and their cognitions. Method – Initially was used the content analysis method in order to categorize the cognitions presented by children and their fathers facing the ambiguous stimulus of nine stories. After, was used a quantitative methodology, correlating and comparative the cognitions of the children and from their father´s, with the obtained results in the socio demographic scale, in the SCARED-R and S.T.A.I. Results – The results suggest that there is a statistically significant correlation between trait-anxiety of father´s and their negative thoughts facing the ambiguous stimulus presented, as well, there is a statistically significant correlation between the educational qualifications of father´s and the number of negative thoughts of children. However, this study didn’t find any statistically significant association between father´s anxiety and cognitions of their children facing the presented ambiguous stimulus, as well, it didn’t find a statistically significant association between father´s cognitions and cognitions of their children facing the presented ambiguous stimulus. Conclusions: The results of this study, mostly contradict, those of other empirical studies. These contradictory data can result from factors such as reduced sample size and the fact that there are few studies that evaluate the desired variables only in male sample.Dias, Filomena ValadãoRepositório do ISPAFerreira, Mariana Mano2015-07-28T18:23:55Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:41Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:45.190334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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