Estratégias de gestão da identidade de adolescentes em situação bi-cultural: impacto no bem-estar e no sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Susana
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2892
Resumo: O universo multicultural das escolas portuguesas e os indicadores de (in) sucesso escolar dos descendentes de imigrantes tem conduzido à implementação de medidas em contexto escolar que procuram promover a igualdade de oportunidades de aprendizagem para todas as crianças e jovens. Estudos internacionais realizados sobre a aculturação admitem que a Identidade Étnica e a Identidade Dupla resultam numa melhor adaptação social, psicológica e num maior sucesso escolar. Evidências empíricas nacionais mencionam por outro lado a Identidade Nacional como a que confere maior sucesso escolar. Desconhece-se o impacto dos perfis identitários destes alunos no seu bem-estar escolar. Tendo como referencial teórico a Teoria da Identidade Social de Tajfel (1982), o objectivo desta pesquisa foi relacionar as orientações de aculturação de adolescentes de nacionalidade portuguesa e origem étnica em Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) com o seu bem-estar e sucesso escolar, esperando encontrar um efeito moderador dos seus posicionamentos identitários na relação encontrada. Para esse propósito foi aplicado um questionário de auto-relato numa amostra de 168 adolescentes bi-culturais a estudar no 3º Ciclo do Ensino Básico em quatro escolas públicas da Área Metropolitana de Lisboa. Os resultados confirmam que estes adolescentes apresentam diferentes perfis identitários, mostrando diferenças nos níveis de bem-estar e sucesso escolar. As orientações de aculturação por eles adoptadas mostram-se associadas ao bem-estar escolar mas não ao sucesso escolar, que se relaciona com a identidade social de cada adolescente. Sugere-se a importância de se considerar esta variável na investigação sobre o processo de adaptação à escola destes menores.
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