Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8893 |
Resumo: | Michael Brecker foi um dos saxofonistas tenor mais influentes após John Coltrane, sendo descrito como aquele que viria a abrir caminhos às novas gerações de saxofonistas. Os estudos académicos realizados acerca do seu estilo de improvisação ao longo dos últimos vinte anos, contudo, abordaram essencialmente aspetos melódicos e harmónicos do seu fraseado. No entanto, atendendo que o ritmo é considerado um elemento de grande importância na improvisação jazzística, o presente trabalho visa aprofundar o conhecimento sobre a linguagem de Michael Brecker, centrando-se nos aspetos rítmicos do seu fraseado. Para desenvolver este estudo, selecionaram-se e transcreveram-se três improvisações executadas nos temas: “Half Moon Lane”, “Anagram” e “When Can I Kiss You Again”, retiradas do seu último trabalho discográfico “Pilgrimage” (2007). O critério subjacente à seleção das improvisações incidiu sobre composições de compasso quaternário com andamentos e ambientes rítmicos diferentes (Ballad, Medium even 8th’s, Up Swing). A análise das improvisações foi executada em três fases distintas: na primeira fase descreveram-se os aspetos gerais da composição, designadamente, estilo, métrica, andamento e estrutura formal da composição e do respectivo solo; na segunda fase efetuou-se a análise rítmica descrevendo de forma sequencial a estruturação, a construção e a subdivisão rítmicas das frases. Quanto aos aspetos rítmicos da improvisação, utilizou-se como referência as técnicas de construção melódico-rítmica expostas nos métodos de Crook, Bergonzi, Siron e Cugny, nomeadamente: the play/rest approach, variedade no tamanho, na forma como em cada compasso inicia e finaliza as frases, densidade/atividade rítmica, sincopação, variação motívica, aumentação/diminuição rítmica, deslocação rítmica e polirritmia. Na terceira fase, analisaram-se os aspetos relacionados com o time feel, designadamente a acentuação, a colocação rítmica, o swing time feel e as inflexões. Concluiu-se que apesar das três improvisações serem executadas em ambientes rítmicos muito distintos, Brecker utiliza em cada uma delas as técnicas de construção melódico-rítmicas anteriormente referidas e que os aspetos rítmicos encontrados na análise dos solos emergem como ferramentas essenciais para entender e executar melhor a música de Michael Brecker, confirmando a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente. |
id |
RCAP_0a255b02a3879c5b7ab08ee788252e67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisaçõesMichael BreckerImprovisaçãoAnálise rítmicaSwing time feelImprovisationRhythmic analysisMichael Brecker foi um dos saxofonistas tenor mais influentes após John Coltrane, sendo descrito como aquele que viria a abrir caminhos às novas gerações de saxofonistas. Os estudos académicos realizados acerca do seu estilo de improvisação ao longo dos últimos vinte anos, contudo, abordaram essencialmente aspetos melódicos e harmónicos do seu fraseado. No entanto, atendendo que o ritmo é considerado um elemento de grande importância na improvisação jazzística, o presente trabalho visa aprofundar o conhecimento sobre a linguagem de Michael Brecker, centrando-se nos aspetos rítmicos do seu fraseado. Para desenvolver este estudo, selecionaram-se e transcreveram-se três improvisações executadas nos temas: “Half Moon Lane”, “Anagram” e “When Can I Kiss You Again”, retiradas do seu último trabalho discográfico “Pilgrimage” (2007). O critério subjacente à seleção das improvisações incidiu sobre composições de compasso quaternário com andamentos e ambientes rítmicos diferentes (Ballad, Medium even 8th’s, Up Swing). A análise das improvisações foi executada em três fases distintas: na primeira fase descreveram-se os aspetos gerais da composição, designadamente, estilo, métrica, andamento e estrutura formal da composição e do respectivo solo; na segunda fase efetuou-se a análise rítmica descrevendo de forma sequencial a estruturação, a construção e a subdivisão rítmicas das frases. Quanto aos aspetos rítmicos da improvisação, utilizou-se como referência as técnicas de construção melódico-rítmica expostas nos métodos de Crook, Bergonzi, Siron e Cugny, nomeadamente: the play/rest approach, variedade no tamanho, na forma como em cada compasso inicia e finaliza as frases, densidade/atividade rítmica, sincopação, variação motívica, aumentação/diminuição rítmica, deslocação rítmica e polirritmia. Na terceira fase, analisaram-se os aspetos relacionados com o time feel, designadamente a acentuação, a colocação rítmica, o swing time feel e as inflexões. Concluiu-se que apesar das três improvisações serem executadas em ambientes rítmicos muito distintos, Brecker utiliza em cada uma delas as técnicas de construção melódico-rítmicas anteriormente referidas e que os aspetos rítmicos encontrados na análise dos solos emergem como ferramentas essenciais para entender e executar melhor a música de Michael Brecker, confirmando a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente.Michael Brecker was one of the most influential tenor saxophonists after John Coltrane and one that would set the way for new generations of saxophonists. The literature on his improvisational style over the last twenty years, however, addressed essentially melodic and harmonic aspects of his phrasing. Therefore, and given the importance of rhythm in jazz improvisation, the aim of this work is to contribute to the knowledge on Michael Brecker’s idiomatic language, more specifically by focusing on aspects of his rhythmic phrasing. We selected and transcribed improvisations performed on three themes: “Half Moon Lane”, “Anagram” and “When Can I Kiss You Again”, from Brecker’s latest record work “Pilgrimage” (2007). The criteria underlying the selection of improvisations focused on compositions with quadruple meter with different tempi and rhythmic atmospheres (Ballad, Medium even 8th’s, Up Swing). The analysis of improvisations was carried out into three distinct phases: firstly the general aspects of the composition such as style, metrics, tempo, and formal structure of the composition and its respective solo were described; then, a rhythmic analysis was made, describing in a sequential way the structure and the rhythmic sub-section of the phrases. Melodic and rhythmic building techniques described by Crook, Bergonzi, Siron and Cugny were adopted, namely: the play/rest approach, variety in size and in form, the way each bar starts and ends the phrases, the rhythmic density/activity, syncopation, motivic variation, rhythmic augmentation/diminution, rhythmic displacement or polyrhythm Finally, in phase three, the aspects related to time feel were analysed, such as accentuation, rhythmic placement, swing time feel and inflections. It was concluded that although the three improvisations be performed in very distinct rhythmic atmospheres, Brecker uses in each one the aforementioned composition techniques of melodic-rhythmic building. In addition to this, the rhythmic aspects found in the analysis of the solos emerged as an essential tool to better understand and play Michael Brecker’s music, thus confirming the importance of the rhythmic thought in the construction of a coherent improvisation.Coimbra, Daniela da CostaMarques, José Telmo RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Manuel Alfredo Cepa2016-12-20T13:33:38Z2013-11-082013-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8893TID:201356210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:35.955090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações |
title |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações |
spellingShingle |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações Marques, Manuel Alfredo Cepa Michael Brecker Improvisação Análise rítmica Swing time feel Improvisation Rhythmic analysis |
title_short |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações |
title_full |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações |
title_fullStr |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações |
title_full_unstemmed |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações |
title_sort |
Aspetos rítmicos no fraseado de Michael Brecker: transcrição e análise de três improvisações |
author |
Marques, Manuel Alfredo Cepa |
author_facet |
Marques, Manuel Alfredo Cepa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coimbra, Daniela da Costa Marques, José Telmo Rodrigues Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Manuel Alfredo Cepa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Michael Brecker Improvisação Análise rítmica Swing time feel Improvisation Rhythmic analysis |
topic |
Michael Brecker Improvisação Análise rítmica Swing time feel Improvisation Rhythmic analysis |
description |
Michael Brecker foi um dos saxofonistas tenor mais influentes após John Coltrane, sendo descrito como aquele que viria a abrir caminhos às novas gerações de saxofonistas. Os estudos académicos realizados acerca do seu estilo de improvisação ao longo dos últimos vinte anos, contudo, abordaram essencialmente aspetos melódicos e harmónicos do seu fraseado. No entanto, atendendo que o ritmo é considerado um elemento de grande importância na improvisação jazzística, o presente trabalho visa aprofundar o conhecimento sobre a linguagem de Michael Brecker, centrando-se nos aspetos rítmicos do seu fraseado. Para desenvolver este estudo, selecionaram-se e transcreveram-se três improvisações executadas nos temas: “Half Moon Lane”, “Anagram” e “When Can I Kiss You Again”, retiradas do seu último trabalho discográfico “Pilgrimage” (2007). O critério subjacente à seleção das improvisações incidiu sobre composições de compasso quaternário com andamentos e ambientes rítmicos diferentes (Ballad, Medium even 8th’s, Up Swing). A análise das improvisações foi executada em três fases distintas: na primeira fase descreveram-se os aspetos gerais da composição, designadamente, estilo, métrica, andamento e estrutura formal da composição e do respectivo solo; na segunda fase efetuou-se a análise rítmica descrevendo de forma sequencial a estruturação, a construção e a subdivisão rítmicas das frases. Quanto aos aspetos rítmicos da improvisação, utilizou-se como referência as técnicas de construção melódico-rítmica expostas nos métodos de Crook, Bergonzi, Siron e Cugny, nomeadamente: the play/rest approach, variedade no tamanho, na forma como em cada compasso inicia e finaliza as frases, densidade/atividade rítmica, sincopação, variação motívica, aumentação/diminuição rítmica, deslocação rítmica e polirritmia. Na terceira fase, analisaram-se os aspetos relacionados com o time feel, designadamente a acentuação, a colocação rítmica, o swing time feel e as inflexões. Concluiu-se que apesar das três improvisações serem executadas em ambientes rítmicos muito distintos, Brecker utiliza em cada uma delas as técnicas de construção melódico-rítmicas anteriormente referidas e que os aspetos rítmicos encontrados na análise dos solos emergem como ferramentas essenciais para entender e executar melhor a música de Michael Brecker, confirmando a importância do pensamento rítmico na construção de uma improvisação coerente. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-08 2013-11-08T00:00:00Z 2016-12-20T13:33:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8893 TID:201356210 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8893 |
identifier_str_mv |
TID:201356210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131474914443264 |