As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9146 |
Resumo: | Working Paper com arbitragem científica |
id |
RCAP_0a28589044ac46596668f721d3fd8a81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissãoEnsino superiorEducação em contabilidadeCompetências em contabilidadePerceção dos estudantesPerceção dos contabilistas certificadosHigher educationAccounting educationAccounting skillsStudents’ perceptionsCertified accountants’ perceptionsWorking Paper com arbitragem científicaAs competências são uma questão significativa em contexto de educação, consequência das constantes mudanças que vão ocorrendo no ambiente empresarial. O objetivo deste estudo consiste em analisar a perceção dos estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade do 1.º ciclo de ensino superior, quanto às competências desenvolvidas no seu percurso de formação e investigar as competências que os contabilistas certificados percecionam serem mais importantes para o exercício da profissão. A metodologia científica utilizada, baseou-se numa abordagem quantitativa, assentando no tratamento dos dados recolhidos a partir das respostas obtidas ao inquérito por questionário efetuado a 345 estudantes finalistas e a 392 contabilistas certificados. Os resultados obtidos evidenciam que os estudantes finalistas percecionam a capacidade de trabalhar em equipa como a competência geral mais desenvolvida e os contabilistas certificados percecionam a capacidade de organização como a mais importante para a atividade profissional. A compreensão da linguagem técnica é percecionada como a competência específica mais importante e mais desenvolvida na formação superior.The competencies are a significant issue in the context of education, a consequence of the constant changes that are occurring in the business environment. The purpose of this study is to analyse the perception of final-year students of 1st cycle degrees of Accounting about the development of competences acquired throughout the degree they have attended and investigate the competences that certified accountants perceive to be most important for the profession. The scientific methodology used was based on a quantitative approach, based on the data collected from the responses obtained to the questionnaire survey conducted to 345 final-year students and 392 certified accountants. The results show that the finalist students perceive the ability to work as a team with the most developed general competence and the certified accountants perceive the organizational capacity as the most important for the professional activity. The understanding of technical language is perceived as the most important and most developed specific competence in higher education.RCIPLDomingos, Alexandra MargaridaSarmento, Maria ManuelaDuarte, Maria Manuela Rebelo2018-12-08T18:32:40Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9146por2184-3325info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:46.880419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão |
title |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão |
spellingShingle |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão Domingos, Alexandra Margarida Ensino superior Educação em contabilidade Competências em contabilidade Perceção dos estudantes Perceção dos contabilistas certificados Higher education Accounting education Accounting skills Students’ perceptions Certified accountants’ perceptions |
title_short |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão |
title_full |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão |
title_fullStr |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão |
title_full_unstemmed |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão |
title_sort |
As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão |
author |
Domingos, Alexandra Margarida |
author_facet |
Domingos, Alexandra Margarida Sarmento, Maria Manuela Duarte, Maria Manuela Rebelo |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Maria Manuela Duarte, Maria Manuela Rebelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos, Alexandra Margarida Sarmento, Maria Manuela Duarte, Maria Manuela Rebelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Educação em contabilidade Competências em contabilidade Perceção dos estudantes Perceção dos contabilistas certificados Higher education Accounting education Accounting skills Students’ perceptions Certified accountants’ perceptions |
topic |
Ensino superior Educação em contabilidade Competências em contabilidade Perceção dos estudantes Perceção dos contabilistas certificados Higher education Accounting education Accounting skills Students’ perceptions Certified accountants’ perceptions |
description |
Working Paper com arbitragem científica |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-08T18:32:40Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9146 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2184-3325 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133440904265728 |