As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Alexandra Margarida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarmento, Maria Manuela, Duarte, Maria Manuela Rebelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9146
Resumo: Working Paper com arbitragem científica
id RCAP_0a28589044ac46596668f721d3fd8a81
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissãoEnsino superiorEducação em contabilidadeCompetências em contabilidadePerceção dos estudantesPerceção dos contabilistas certificadosHigher educationAccounting educationAccounting skillsStudents’ perceptionsCertified accountants’ perceptionsWorking Paper com arbitragem científicaAs competências são uma questão significativa em contexto de educação, consequência das constantes mudanças que vão ocorrendo no ambiente empresarial. O objetivo deste estudo consiste em analisar a perceção dos estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade do 1.º ciclo de ensino superior, quanto às competências desenvolvidas no seu percurso de formação e investigar as competências que os contabilistas certificados percecionam serem mais importantes para o exercício da profissão. A metodologia científica utilizada, baseou-se numa abordagem quantitativa, assentando no tratamento dos dados recolhidos a partir das respostas obtidas ao inquérito por questionário efetuado a 345 estudantes finalistas e a 392 contabilistas certificados. Os resultados obtidos evidenciam que os estudantes finalistas percecionam a capacidade de trabalhar em equipa como a competência geral mais desenvolvida e os contabilistas certificados percecionam a capacidade de organização como a mais importante para a atividade profissional. A compreensão da linguagem técnica é percecionada como a competência específica mais importante e mais desenvolvida na formação superior.The competencies are a significant issue in the context of education, a consequence of the constant changes that are occurring in the business environment. The purpose of this study is to analyse the perception of final-year students of 1st cycle degrees of Accounting about the development of competences acquired throughout the degree they have attended and investigate the competences that certified accountants perceive to be most important for the profession. The scientific methodology used was based on a quantitative approach, based on the data collected from the responses obtained to the questionnaire survey conducted to 345 final-year students and 392 certified accountants. The results show that the finalist students perceive the ability to work as a team with the most developed general competence and the certified accountants perceive the organizational capacity as the most important for the professional activity. The understanding of technical language is perceived as the most important and most developed specific competence in higher education.RCIPLDomingos, Alexandra MargaridaSarmento, Maria ManuelaDuarte, Maria Manuela Rebelo2018-12-08T18:32:40Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9146por2184-3325info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:30Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:46.880419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
title As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
spellingShingle As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
Domingos, Alexandra Margarida
Ensino superior
Educação em contabilidade
Competências em contabilidade
Perceção dos estudantes
Perceção dos contabilistas certificados
Higher education
Accounting education
Accounting skills
Students’ perceptions
Certified accountants’ perceptions
title_short As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
title_full As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
title_fullStr As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
title_full_unstemmed As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
title_sort As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão
author Domingos, Alexandra Margarida
author_facet Domingos, Alexandra Margarida
Sarmento, Maria Manuela
Duarte, Maria Manuela Rebelo
author_role author
author2 Sarmento, Maria Manuela
Duarte, Maria Manuela Rebelo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Alexandra Margarida
Sarmento, Maria Manuela
Duarte, Maria Manuela Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Educação em contabilidade
Competências em contabilidade
Perceção dos estudantes
Perceção dos contabilistas certificados
Higher education
Accounting education
Accounting skills
Students’ perceptions
Certified accountants’ perceptions
topic Ensino superior
Educação em contabilidade
Competências em contabilidade
Perceção dos estudantes
Perceção dos contabilistas certificados
Higher education
Accounting education
Accounting skills
Students’ perceptions
Certified accountants’ perceptions
description Working Paper com arbitragem científica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-08T18:32:40Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9146
url http://hdl.handle.net/10400.21/9146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-3325
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133440904265728