As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Alexandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sarmento, Maria Manuela, Duarte, Maria Manuela Rebelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13392
Resumo: Artigo publicado em revista científica
id RCAP_ba390fb107a460bdcef040ab01f4c35e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. Ensino superiorEnsino em contabilidadeCompetênciasPerceção dos estudantesPerceção dos contabilistas certificadosPortugalHigher educationAccounting educationSkillsStudents’ perceptionsCertified accountants’ perceptionsArtigo publicado em revista científicaO objetivo principal deste estudo é identificar a diferença entre a perceção de estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade do 1.o ciclo de ensino superior quanto às competências desenvolvidas no seu percurso de formação e a de contabilistas certificados sobre a importância dessas competências para o desenvolvimento da atividade profissional, no cenário português. Construíram-se dois questionários por inquérito, um para os estudantes finalistas e outro para os contabilistas certificados, tratando duas categorias de competências associadas ao ensino superior da Contabilidade: gerais e específicas. Obteve-se um total de 345 respostas para os estudantes finalistas e 392 para os contabilistas certificados. Na análise dos dados foi utilizado o método estatístico descritivo. A análise aos resultados permite concluir que os estudantes finalistas percecionam a capacidade de trabalhar em equipa como a competência geral mais desenvolvida, enquanto os contabilistas certificados consideram a capacidade de organização como a mais importante para a atividade profissional. A compreensão da linguagem técnica contabilística é a competência específica percecionada como a mais importante e a mais desenvolvida na formação superior. Procurou-se acrescentar evidência científica que contribui para um melhor conhecimento das competências que os estudantes, futuros contabilistas, percecionam que devem obter para atender às necessidades dos empregadores. Esta investigação pode, também, servir de fundamento para promover futuras mudanças nos métodos de ensino, procurando uma maior convergência entre a formação superior de Contabilidade e o que o mercado de trabalho procura.The main objective of this study is to identify the difference between the perception of final year students in Accounting courses in the 1st cycle of higher education regarding the skills developed in their degree course and the importance of these skills to certified accountants for their professional development in the Portuguese context. Two questionnaire surveys were designed, one for final year students and the other for certified accountants, dealing with two categories of skills associated with higher education in accounting: general and specific. A total of 345 responses were obtained from final year students and 392 from certified accountants. In the data analysis, descriptive statistical methods were used. The analysis of the results allows us to conclude that the final year students perceive the ability to work as a team as the most developed general competence, while certified accountants consider organizational capacity as the most important for professional activity. Understanding the technical accounting language is the specific skill perceived as the most important and the most developed in higher education. We sought to add scientific evidence that contributes to a better knowledge of the skills that students and future accountants perceive they must obtain to meet employers’ needs. This research can also serve as a foundation to promote future changes in teaching methods by seeking a greater convergence between higher education in Accounting and what the labor market demands.Universidade do AlgarveRCIPLDomingos, AlexandraSarmento, Maria ManuelaDuarte, Maria Manuela Rebelo2021-05-27T19:05:36Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13392porDomingos, A. M., Sarmento, M. M. & Duarte, M. M. R. (2021). As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 39, 95-118. http://doi.org/10.18089/DAMeJ.2021.39.62182-55810.18089/DAMeJ.2021.39.6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:20.918243Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
title As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
spellingShingle As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
Domingos, Alexandra
Ensino superior
Ensino em contabilidade
Competências
Perceção dos estudantes
Perceção dos contabilistas certificados
Portugal
Higher education
Accounting education
Skills
Students’ perceptions
Certified accountants’ perceptions
title_short As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
title_full As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
title_fullStr As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
title_full_unstemmed As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
title_sort As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. 
author Domingos, Alexandra
author_facet Domingos, Alexandra
Sarmento, Maria Manuela
Duarte, Maria Manuela Rebelo
author_role author
author2 Sarmento, Maria Manuela
Duarte, Maria Manuela Rebelo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Alexandra
Sarmento, Maria Manuela
Duarte, Maria Manuela Rebelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino em contabilidade
Competências
Perceção dos estudantes
Perceção dos contabilistas certificados
Portugal
Higher education
Accounting education
Skills
Students’ perceptions
Certified accountants’ perceptions
topic Ensino superior
Ensino em contabilidade
Competências
Perceção dos estudantes
Perceção dos contabilistas certificados
Portugal
Higher education
Accounting education
Skills
Students’ perceptions
Certified accountants’ perceptions
description Artigo publicado em revista científica
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-27T19:05:36Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13392
url http://hdl.handle.net/10400.21/13392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Domingos, A. M., Sarmento, M. M. & Duarte, M. M. R. (2021). As competências desenvolvidas no ensino superior de contabilidade e sua importância para a profissão: O cenário português. Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal 39, 95-118. http://doi.org/10.18089/DAMeJ.2021.39.6
2182-558
10.18089/DAMeJ.2021.39.6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133484047925248