A intervenção psicomotora no contexto da educação inclusiva: perceções e vivências no concelho de Guimarães
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76093 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor) |
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A intervenção psicomotora no contexto da educação inclusiva: perceções e vivências no concelho de GuimarãesPsychomotor intervention in the context of inclusive education: perceptions and experiences in the Guimarães countyDesenvolvimento infantilEducação inclusivaIntervenção psicomotoraPerceçõesChild developmentInclusive educationPerceptionsPsychomotor interventionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo e Motor)A vigente investigação teve como finalidade analisar o fenómeno da Intervenção Psicomotora no contexto de Educação Inclusiva desenvolvida no Concelho de Guimarães, partindo das perceções de educadores de infância, de professores de 1.º CEB e de professores de educação especial que lecionavam no 1.º CEB. Os dados foram recolhidos junto de 80 participantes, com o questionário designado Questionário sobre a Intervenção Psicomotora no Contexto da Educação Inclusiva. A metodologia utilizada teve uma natureza quantitativa do tipo descritivo e inferencial. Assim, tendo em consideração os resultados alcançados concluiu-se que: 1) a intervenção psicomotora: a) existe em cerca de um quinto das instituições do Concelho de Guimarães; b) é concretizada predominantemente com a ação dos Centros de Recurso para a Inclusão; c) é desenvolvida por terapeutas ocupacionais e professores de educação especial, na maior parte das vezes num contexto exterior à sala de aula e destinada principalmente a crianças com NEE; 2) Na generalidade os participantes revelaram: a) possuir conhecimento quanto às competências desenvolvidas nas sessões de Intervenção Psicomotora; b) considerar que a Intervenção Psicomotora se destina apenas a algumas crianças, com e sem NEE; c) reconhecer os diferentes âmbitos de atuação da Intervenção Psicomotora e alguns princípios das sessões; d) conhecer os principais benefícios da Intervenção Psicomotora; 3) as variáveis “contacto com alunos com e sem NEE”, “frequência do contacto com a Intervenção Psicomotora” e “existência de sessões de Intervenção Psicomotora nas instituições” não tiveram influência nos resultados das perceções dos participantes sobre Intervenção Psicomotora. Por sua vez, a variável “tempo de serviço” teve influência nos resultados das perceções dos participantes sobre Intervenção Psicomotora; 4) O valor de Alpha de Croanbach relativamente aos resultados do estudo foi de 0,950 e a análise fatorial resultou na extração de três fatores.The current investigation aimed to analyze the phenomenon of Psychomotor Intervention in the context of inclusive education developed in Guimarães’ county, based on the perceptions of early childhood educators, 1st CEB teachers and special education teachers who taught at the 1st CEB. The data was collected from 80 participants, with the questionnaire called Questionnaire on Psychomotor Intervention in the Context of Inclusive Education. The methodology used was quantitative in nature, descriptive and inferential. Thus, taking into account the results achieved, it was concluded that: 1) psychomotor intervention: a) exists in about one fifth of the institutions in the county of Guimarães; b) is carried out predominantly with the action of the Resource Centers for Inclusion; c) it is developed by occupational therapists and special education teachers, most of the time in a context outside the classroom and aimed mainly at children with SEN; 2) In general, the participants revealed: a) having knowledge about the skills developed in Psychomotor Intervention sessions; b) consider that the Psychomotor Intervention is intended only for some children, with and without SEN; c) recognize the different areas of action of Psychomotor Intervention and some principles of the sessions; d) know the main benefits of Psychomotor Intervention; 3) the variables “contact with students with and without SEN”, “frequency of contact with Psychomotor Intervention” and “existence of Psychomotor Intervention sessions in the institutions” had no influence on the results of the participants' perceptions about Psychomotor Intervention. In turn, the variable “length of service” had an influence on the results of the participants' perceptions about Psychomotor Intervention; 4) The Croanbach's Alpha value in relation to the study results was 0.950 and the factor analysis resulted in the extraction of three factors.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoNunes, Filipa Ferreira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76093por202719529info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:33.898794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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