From the increase in tourism to the fall in tourism demand: the importance of marketing and the effects of a pandemic
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2384 |
Resumo: | Objetivo: O presente manuscrito visa compreender algumas das principais tendências da segmentação turística em contexto (pós) pandémico e o papel desempenhado pelo marketing. Metodologia: Aplicou-se uma metodologia predominantemente quantitativa, através da elaboração e implementação de um inquérito por questionário online, junto de consumidores turísticos, com foco no comportamento do consumidor turístico e hoteleiro durante as suas viagens em 2020. Originalidade: O objetivo do presente estudo é perceber quais foram os reais efeitos da pandemia de covid-19 no comportamento do consumidor, especialmente a nível turístico, contrastando com um período livre de restrições, com o excesso de turismo. Resultados: Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputs para o marketing, para o turismo e para a gestão no contexto (pós) pandémico. É relevante estudar o papel de mudanças globais no comportamento dos consumidores, visto serem estes que regem o comportamento das empresas e as medidas por estas tomadas. Implicações práticas: São apresentadas reflexões em torno da problemática do excesso de turismo e da estagnação dos mercados (por motivos do contexto pandémico do novo coronavírus). No estudo de caso, apresenta-se uma visão sobre o impacto desta pandemia a nível dos hábitos e decisões tomadas pelos consumidores, especialmente a nível de viagens e lazer. Limitações da investigação: O presente estudo apresenta como principal limitação o seu estágio embrionário. O contributo inicial da presente investigação deverá abrir caminho a estudos futuros de natureza qualitativa e/ou quantitativa. |
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From the increase in tourism to the fall in tourism demand: the importance of marketing and the effects of a pandemicDo Incremento do Turismo à Queda da Procura Turística: importância do marketing e efeitos de uma pandemiacovid-19marketingprocura turísticaObjetivo: O presente manuscrito visa compreender algumas das principais tendências da segmentação turística em contexto (pós) pandémico e o papel desempenhado pelo marketing. Metodologia: Aplicou-se uma metodologia predominantemente quantitativa, através da elaboração e implementação de um inquérito por questionário online, junto de consumidores turísticos, com foco no comportamento do consumidor turístico e hoteleiro durante as suas viagens em 2020. Originalidade: O objetivo do presente estudo é perceber quais foram os reais efeitos da pandemia de covid-19 no comportamento do consumidor, especialmente a nível turístico, contrastando com um período livre de restrições, com o excesso de turismo. Resultados: Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputs para o marketing, para o turismo e para a gestão no contexto (pós) pandémico. É relevante estudar o papel de mudanças globais no comportamento dos consumidores, visto serem estes que regem o comportamento das empresas e as medidas por estas tomadas. Implicações práticas: São apresentadas reflexões em torno da problemática do excesso de turismo e da estagnação dos mercados (por motivos do contexto pandémico do novo coronavírus). No estudo de caso, apresenta-se uma visão sobre o impacto desta pandemia a nível dos hábitos e decisões tomadas pelos consumidores, especialmente a nível de viagens e lazer. Limitações da investigação: O presente estudo apresenta como principal limitação o seu estágio embrionário. O contributo inicial da presente investigação deverá abrir caminho a estudos futuros de natureza qualitativa e/ou quantitativa.European Journal of Applied Business Management2022-06-27T13:23:46Z2022-06-27T13:23:46Z2022-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/2384oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2384porAnjo, M.; Magalhães, F. & Sousa, B. (2022). From the increase in tourism to the fall in tourism demand: the importance of marketing and the effects of a pandemic, European Journal of Applied Business Management, 8(2), pp. 25-42.http://hdl.handle.net/11110/2384Anjo, MargaridaMagalhães, FilipaSousa, Brunoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:41Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:38.917064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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