From the increase in tourism to the fall in tourism demand: the importance of marketing and the effects of a pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjo, Margarida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Magalhães, Filipa, Sousa, Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2384
Resumo: Objetivo: O presente manuscrito visa compreender algumas das principais tendências da segmentação turística em contexto (pós) pandémico e o papel desempenhado pelo marketing. Metodologia: Aplicou-se uma metodologia predominantemente quantitativa, através da elaboração e implementação de um inquérito por questionário online, junto de consumidores turísticos, com foco no comportamento do consumidor turístico e hoteleiro durante as suas viagens em 2020. Originalidade: O objetivo do presente estudo é perceber quais foram os reais efeitos da pandemia de covid-19 no comportamento do consumidor, especialmente a nível turístico, contrastando com um período livre de restrições, com o excesso de turismo. Resultados: Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputs para o marketing, para o turismo e para a gestão no contexto (pós) pandémico. É relevante estudar o papel de mudanças globais no comportamento dos consumidores, visto serem estes que regem o comportamento das empresas e as medidas por estas tomadas. Implicações práticas: São apresentadas reflexões em torno da problemática do excesso de turismo e da estagnação dos mercados (por motivos do contexto pandémico do novo coronavírus). No estudo de caso, apresenta-se uma visão sobre o impacto desta pandemia a nível dos hábitos e decisões tomadas pelos consumidores, especialmente a nível de viagens e lazer. Limitações da investigação: O presente estudo apresenta como principal limitação o seu estágio embrionário. O contributo inicial da presente investigação deverá abrir caminho a estudos futuros de natureza qualitativa e/ou quantitativa.
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