Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Susana
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22840
Resumo: O ponto de partida deste artigo reside na análise e discussão de um conjunto de características presentes nos jovens que actualmente frequentam a escola: os chamados Nativos Digitais. Entre os muitos sinais que lhes é possível apontar, destaca-se aquilo que se apresenta como uma nova forma de pensar, de agir e, sobretudo, de aprender. Tendo por base este cenário, pretende-se equacionar o papel das tecnologias, designadamente do computador, na educação matemática actual. A tónica recai sobre a exploração dos manipulativos virtuais, considerando o conceito teórico de mediação, desenvolvido por diversos autores, e que surge materializado na ideia de humanos-com-media. São apresentados e discutidos exemplos ilustrativos do que se poderá designar por abordagem experimental-com-tecnologias. O objectivo é revelar a primazia de elementos essenciais dos manipulativos virtuais: experimentar/manipular, visualizar e investigar. Tais elementos são igualmente centrais no pensamento matemático e na nova cultura virtual de aprendizagem.
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