Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22840 |
Resumo: | O ponto de partida deste artigo reside na análise e discussão de um conjunto de características presentes nos jovens que actualmente frequentam a escola: os chamados Nativos Digitais. Entre os muitos sinais que lhes é possível apontar, destaca-se aquilo que se apresenta como uma nova forma de pensar, de agir e, sobretudo, de aprender. Tendo por base este cenário, pretende-se equacionar o papel das tecnologias, designadamente do computador, na educação matemática actual. A tónica recai sobre a exploração dos manipulativos virtuais, considerando o conceito teórico de mediação, desenvolvido por diversos autores, e que surge materializado na ideia de humanos-com-media. São apresentados e discutidos exemplos ilustrativos do que se poderá designar por abordagem experimental-com-tecnologias. O objectivo é revelar a primazia de elementos essenciais dos manipulativos virtuais: experimentar/manipular, visualizar e investigar. Tais elementos são igualmente centrais no pensamento matemático e na nova cultura virtual de aprendizagem. |
id |
RCAP_0a43114d8f94fe0899123b8b643ed96e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22840 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais”Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais”ArtigosO ponto de partida deste artigo reside na análise e discussão de um conjunto de características presentes nos jovens que actualmente frequentam a escola: os chamados Nativos Digitais. Entre os muitos sinais que lhes é possível apontar, destaca-se aquilo que se apresenta como uma nova forma de pensar, de agir e, sobretudo, de aprender. Tendo por base este cenário, pretende-se equacionar o papel das tecnologias, designadamente do computador, na educação matemática actual. A tónica recai sobre a exploração dos manipulativos virtuais, considerando o conceito teórico de mediação, desenvolvido por diversos autores, e que surge materializado na ideia de humanos-com-media. São apresentados e discutidos exemplos ilustrativos do que se poderá designar por abordagem experimental-com-tecnologias. O objectivo é revelar a primazia de elementos essenciais dos manipulativos virtuais: experimentar/manipular, visualizar e investigar. Tais elementos são igualmente centrais no pensamento matemático e na nova cultura virtual de aprendizagem.Th e starting point of this article is the analysis and discussion of a number of characteristics revealed by the youngsters that are currently in school: the so-called Digital Natives. Among the many signs that are possible to identify in them, it is stressed the fact that they show new ways of thinking, acting and, particularly, learning. Based in this scenario, it is intended to consider the role of technologies, namely the computer, in nowadays mathematics education. The emphasis is put on the exploration of virtual manipulatives, taking into account the theoretical concept of mediation developed by several authors, which becomes materialised in the idea of humans-with-media. Illustrative examples of what may be called the experimental-with-technologies approach are given and discussed. The purpose is to draw out the primacy of essential features of virtual manipulatives: experimentation/manipulation, visualisation and investigation. Such features are equally central to mathematical thinking and to the new virtual culture of learningAPM - Associação de Professores de Matemática2009-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22840por2183-28380872-3915Carreira, Susanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:19.737094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” |
title |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” |
spellingShingle |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” Carreira, Susana Artigos |
title_short |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” |
title_full |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” |
title_fullStr |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” |
title_full_unstemmed |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” |
title_sort |
Matemática e tecnologias — Ao encontro dos “nativos digitais” com os “manipulativos virtuais” |
author |
Carreira, Susana |
author_facet |
Carreira, Susana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreira, Susana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O ponto de partida deste artigo reside na análise e discussão de um conjunto de características presentes nos jovens que actualmente frequentam a escola: os chamados Nativos Digitais. Entre os muitos sinais que lhes é possível apontar, destaca-se aquilo que se apresenta como uma nova forma de pensar, de agir e, sobretudo, de aprender. Tendo por base este cenário, pretende-se equacionar o papel das tecnologias, designadamente do computador, na educação matemática actual. A tónica recai sobre a exploração dos manipulativos virtuais, considerando o conceito teórico de mediação, desenvolvido por diversos autores, e que surge materializado na ideia de humanos-com-media. São apresentados e discutidos exemplos ilustrativos do que se poderá designar por abordagem experimental-com-tecnologias. O objectivo é revelar a primazia de elementos essenciais dos manipulativos virtuais: experimentar/manipular, visualizar e investigar. Tais elementos são igualmente centrais no pensamento matemático e na nova cultura virtual de aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22840 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478082523136 |