Ambientes sonoros interativos e imersivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/16436 |
Resumo: | O uso de técnicas de espacialização sonora interativas para a criação de ambientes virtuais sonoros permite atingir uma resolução superior à apresentada pelos ambientes virtuais visuais. Recorrendo a estas ferramentas é possível o desenvolvimento de aplicações interativas e imersivas, como jogos sonoros. Não estando dependentes da componente visual e criando um estímulo à criatividade do utilizador, este género de experiências permite atingir um grau de imersão superior aos jogos tradicionais. Esta investigação pretendeu analisar os principais métodos de espacialização sonora interativa e o fenómeno de imersão, de modo a permitir reunir o conhecimento necessário à concepção de uma instalação sonora interativa e imersiva. Foi desenvolvido e testado o jogo sonoro The Sound of Horror, do género first-person shooter e subgénero survival horror, controlado através de uma interface à semelhança de uma arma de grande porte que permite um controlo gestual orgânico para a execução de múltiplas funções, permitindo ao utilizador interagir com alvos sonoros dinâmicos, na forma de criaturas monstruosas e assustadoras. |
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Ambientes sonoros interativos e imersivosEspacialização sonoraImersãoInteratividadePsicoacústicaRealidade virtualDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO uso de técnicas de espacialização sonora interativas para a criação de ambientes virtuais sonoros permite atingir uma resolução superior à apresentada pelos ambientes virtuais visuais. Recorrendo a estas ferramentas é possível o desenvolvimento de aplicações interativas e imersivas, como jogos sonoros. Não estando dependentes da componente visual e criando um estímulo à criatividade do utilizador, este género de experiências permite atingir um grau de imersão superior aos jogos tradicionais. Esta investigação pretendeu analisar os principais métodos de espacialização sonora interativa e o fenómeno de imersão, de modo a permitir reunir o conhecimento necessário à concepção de uma instalação sonora interativa e imersiva. Foi desenvolvido e testado o jogo sonoro The Sound of Horror, do género first-person shooter e subgénero survival horror, controlado através de uma interface à semelhança de uma arma de grande porte que permite um controlo gestual orgânico para a execução de múltiplas funções, permitindo ao utilizador interagir com alvos sonoros dinâmicos, na forma de criaturas monstruosas e assustadoras.Martins, Luís GustavoJoaquim, VítorVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Miguel Duarte2015-01-28T11:40:47Z2014-01-3120132014-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/16436TID:201495627porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:21:55Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/16436Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:13:40.791534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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