Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aparício, Nuno José Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10827
Resumo: O projeto aborda os fenómenos de experiência interativa com obras artísticas, onde o observador passa a ter um papel determinante, não apenas como mero observador mas como participante, uma vez que se vê implicado com as obras pintadas que são apresentadas na experiência interativa. Este participante desempenha um papel de criador de sentido através da utilização de dispositivos tecnológicos que possibilitam um maior entendimento entre participante e obras, criando além de uma interatividade entre participante e obras, um diálogo entre máquina e humano que possibilitam uma experiência mais imersiva em outras realidades, de forma a criar uma associação multidisciplinar para o desenvolvimento do projeto. No desenvolvimento do projeto, foram focadas duas áreas do design multimédia, que num conjunto resultam no projeto final. As áreas em questão são a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR), aqui aplicadas a um contexto artístico. Pretende-se, como ideia-chave, a criação de uma exposição de pintura interativa, onde os participantes utilizem tecnologias digitais para entrarem em contacto com as obras expostas, ou entendê-las com uma narrativa auxiliar. Em suma, criar um maior interesse por parte do participante, levando novas formas de ver a obra artística e criando novas sensações de perceção e entendimento da mesma.
id RCAP_7e422239da550b65f1c3d011a0b717a7
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtualImersãoInteratividadeObra de ArteRealidade AumentadaRealidade VirtualDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design MultimédiaO projeto aborda os fenómenos de experiência interativa com obras artísticas, onde o observador passa a ter um papel determinante, não apenas como mero observador mas como participante, uma vez que se vê implicado com as obras pintadas que são apresentadas na experiência interativa. Este participante desempenha um papel de criador de sentido através da utilização de dispositivos tecnológicos que possibilitam um maior entendimento entre participante e obras, criando além de uma interatividade entre participante e obras, um diálogo entre máquina e humano que possibilitam uma experiência mais imersiva em outras realidades, de forma a criar uma associação multidisciplinar para o desenvolvimento do projeto. No desenvolvimento do projeto, foram focadas duas áreas do design multimédia, que num conjunto resultam no projeto final. As áreas em questão são a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR), aqui aplicadas a um contexto artístico. Pretende-se, como ideia-chave, a criação de uma exposição de pintura interativa, onde os participantes utilizem tecnologias digitais para entrarem em contacto com as obras expostas, ou entendê-las com uma narrativa auxiliar. Em suma, criar um maior interesse por parte do participante, levando novas formas de ver a obra artística e criando novas sensações de perceção e entendimento da mesma.The project addresses the phenomena of interactive experience with artistic works, where the observer starts to play a determining role, not only as a mere observer but as a participant, since he is involved with the painted works that are presented in the interactive experience. This participant plays a role of creating meaning through the use of technological devices that enable a greater understanding between participant and works, creating in addition to an interactivity between participant and works, a dialogue between machine and human that allows a more immersive experience in other realities , in order to create a multidisciplinary association for the development of the project. In the development of the project, two areas of multimedia design were focused, which together result in the final project. The areas in question are augmented reality (AR) and virtual reality (VR), here applied to an artistic context. It is intended, as a key idea, the creation of an interactive painting exhibition, where participants use digital technologies to get in touch with the exhibited works, or to understand them with an auxiliary narrative. It is also intended to create a greater interest on the part of the participant, taking new ways of seeing the artistic work and creating new sensations of perception and understanding of it.Paiva, Francisco Tiago Antunes deuBibliorumAparício, Nuno José Cardoso2020-12-21T14:37:42Z2020-07-212020-06-122020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10827TID:202558908porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T02:30:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:41.783194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
title Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
spellingShingle Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
Aparício, Nuno José Cardoso
Imersão
Interatividade
Obra de Arte
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design Multimédia
title_short Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
title_full Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
title_fullStr Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
title_full_unstemmed Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
title_sort Design de Interação com Obras de Arte: Projetos de realidade aumentada e realidade virtual
author Aparício, Nuno José Cardoso
author_facet Aparício, Nuno José Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Francisco Tiago Antunes de
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Aparício, Nuno José Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Imersão
Interatividade
Obra de Arte
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design Multimédia
topic Imersão
Interatividade
Obra de Arte
Realidade Aumentada
Realidade Virtual
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Design Multimédia
description O projeto aborda os fenómenos de experiência interativa com obras artísticas, onde o observador passa a ter um papel determinante, não apenas como mero observador mas como participante, uma vez que se vê implicado com as obras pintadas que são apresentadas na experiência interativa. Este participante desempenha um papel de criador de sentido através da utilização de dispositivos tecnológicos que possibilitam um maior entendimento entre participante e obras, criando além de uma interatividade entre participante e obras, um diálogo entre máquina e humano que possibilitam uma experiência mais imersiva em outras realidades, de forma a criar uma associação multidisciplinar para o desenvolvimento do projeto. No desenvolvimento do projeto, foram focadas duas áreas do design multimédia, que num conjunto resultam no projeto final. As áreas em questão são a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR), aqui aplicadas a um contexto artístico. Pretende-se, como ideia-chave, a criação de uma exposição de pintura interativa, onde os participantes utilizem tecnologias digitais para entrarem em contacto com as obras expostas, ou entendê-las com uma narrativa auxiliar. Em suma, criar um maior interesse por parte do participante, levando novas formas de ver a obra artística e criando novas sensações de perceção e entendimento da mesma.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21T14:37:42Z
2020-07-21
2020-06-12
2020-07-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10827
TID:202558908
url http://hdl.handle.net/10400.6/10827
identifier_str_mv TID:202558908
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136397407289344