E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384 |
Resumo: | Apesar da importância reconhecida à Internet enquanto facilitadora dos negócios no setor o turismo que vai para além da comunicação ou do e-commerce, bem como da relevância do trabalho em parceria entre as várias empresas e instituições que atuam num determinado destino turístico, verifica-se que as redes interoganizacionais são um tema negligenciado na literatura. Sendo o turismo uma atividade eminentemente relacional que se fortalece a partir da soma dos esforços conjuntos dos seus componentes, mas que se apresenta fragmentado e disperso na maioria dos destinos turísticos, este artigo defende a adoção de plataformas de colaboração de redes interorganizacionais nos destinos turísticos. A proposta é fundamentada com contributos da literatura da economia da internet e da teoria das redes sociais do turismo, exemplificando as vantagens e as dificuldades que poderão advir de tal estratégia. Reconhecendo que a literatura disponível sobre este tema é escassa, identificam-se, também, três questões que poderão ser trabalhadas em pesquisa futura. |
id |
RCAP_0a49827b8b9233eed66a0032b8f50a2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticosredes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração.Apesar da importância reconhecida à Internet enquanto facilitadora dos negócios no setor o turismo que vai para além da comunicação ou do e-commerce, bem como da relevância do trabalho em parceria entre as várias empresas e instituições que atuam num determinado destino turístico, verifica-se que as redes interoganizacionais são um tema negligenciado na literatura. Sendo o turismo uma atividade eminentemente relacional que se fortalece a partir da soma dos esforços conjuntos dos seus componentes, mas que se apresenta fragmentado e disperso na maioria dos destinos turísticos, este artigo defende a adoção de plataformas de colaboração de redes interorganizacionais nos destinos turísticos. A proposta é fundamentada com contributos da literatura da economia da internet e da teoria das redes sociais do turismo, exemplificando as vantagens e as dificuldades que poderão advir de tal estratégia. Reconhecendo que a literatura disponível sobre este tema é escassa, identificam-se, também, três questões que poderão ser trabalhadas em pesquisa futura.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2019-04-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 5 (2019): Special Number TM2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384/200Copyright (c) 2019 Thais de Oliveira Lima, Belem Barbosa, Carlos Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Thais de OliveiraBarbosa, BelemCosta, Carlos2022-09-22T10:30:28Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:17.695426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos |
title |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos |
spellingShingle |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos Lima, Thais de Oliveira redes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração. |
title_short |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos |
title_full |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos |
title_fullStr |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos |
title_full_unstemmed |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos |
title_sort |
E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos |
author |
Lima, Thais de Oliveira |
author_facet |
Lima, Thais de Oliveira Barbosa, Belem Costa, Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Belem Costa, Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Thais de Oliveira Barbosa, Belem Costa, Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
redes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração. |
topic |
redes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração. |
description |
Apesar da importância reconhecida à Internet enquanto facilitadora dos negócios no setor o turismo que vai para além da comunicação ou do e-commerce, bem como da relevância do trabalho em parceria entre as várias empresas e instituições que atuam num determinado destino turístico, verifica-se que as redes interoganizacionais são um tema negligenciado na literatura. Sendo o turismo uma atividade eminentemente relacional que se fortalece a partir da soma dos esforços conjuntos dos seus componentes, mas que se apresenta fragmentado e disperso na maioria dos destinos turísticos, este artigo defende a adoção de plataformas de colaboração de redes interorganizacionais nos destinos turísticos. A proposta é fundamentada com contributos da literatura da economia da internet e da teoria das redes sociais do turismo, exemplificando as vantagens e as dificuldades que poderão advir de tal estratégia. Reconhecendo que a literatura disponível sobre este tema é escassa, identificam-se, também, três questões que poderão ser trabalhadas em pesquisa futura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384 oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384 |
url |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384 |
identifier_str_mv |
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384 http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384/200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Thais de Oliveira Lima, Belem Barbosa, Carlos Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Thais de Oliveira Lima, Belem Barbosa, Carlos Costa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
publisher.none.fl_str_mv |
ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga |
dc.source.none.fl_str_mv |
International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 5 (2019): Special Number TM 2182-9306 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130450911821824 |