E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thais de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Belem, Costa, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384
Resumo: Apesar da importância reconhecida à Internet enquanto facilitadora dos negócios no setor o turismo que vai para além da comunicação ou do e-commerce, bem como da relevância do trabalho em parceria entre as várias empresas e instituições que atuam num determinado destino turístico, verifica-se que as redes interoganizacionais são um tema negligenciado na literatura. Sendo o turismo uma atividade eminentemente relacional que se fortalece a partir da soma dos esforços conjuntos dos seus componentes, mas que se apresenta fragmentado e disperso na maioria dos destinos turísticos, este artigo defende a adoção de plataformas de colaboração de redes interorganizacionais nos destinos turísticos. A proposta é fundamentada com contributos da literatura da economia da internet e da teoria das redes sociais do turismo, exemplificando as vantagens e as dificuldades que poderão advir de tal estratégia. Reconhecendo que a literatura disponível sobre este tema é escassa, identificam-se, também, três questões que poderão ser trabalhadas em pesquisa futura.
id RCAP_0a49827b8b9233eed66a0032b8f50a2a
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticosredes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração.Apesar da importância reconhecida à Internet enquanto facilitadora dos negócios no setor o turismo que vai para além da comunicação ou do e-commerce, bem como da relevância do trabalho em parceria entre as várias empresas e instituições que atuam num determinado destino turístico, verifica-se que as redes interoganizacionais são um tema negligenciado na literatura. Sendo o turismo uma atividade eminentemente relacional que se fortalece a partir da soma dos esforços conjuntos dos seus componentes, mas que se apresenta fragmentado e disperso na maioria dos destinos turísticos, este artigo defende a adoção de plataformas de colaboração de redes interorganizacionais nos destinos turísticos. A proposta é fundamentada com contributos da literatura da economia da internet e da teoria das redes sociais do turismo, exemplificando as vantagens e as dificuldades que poderão advir de tal estratégia. Reconhecendo que a literatura disponível sobre este tema é escassa, identificam-se, também, três questões que poderão ser trabalhadas em pesquisa futura.ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2019-04-30T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 5 (2019): Special Number TM2182-9306reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384/200Copyright (c) 2019 Thais de Oliveira Lima, Belem Barbosa, Carlos Costahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Thais de OliveiraBarbosa, BelemCosta, Carlos2022-09-22T10:30:28Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:17.695426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
title E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
spellingShingle E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
Lima, Thais de Oliveira
redes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração.
title_short E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
title_full E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
title_fullStr E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
title_full_unstemmed E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
title_sort E-Business e Plataformas de Colaboração: Uma estratégia para o trabalho em redes interorganizacionais nos destinos turísticos
author Lima, Thais de Oliveira
author_facet Lima, Thais de Oliveira
Barbosa, Belem
Costa, Carlos
author_role author
author2 Barbosa, Belem
Costa, Carlos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thais de Oliveira
Barbosa, Belem
Costa, Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv redes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração.
topic redes interorganizacionais; gestão de destinos turísticos; internet marketing; e-business; plataformas de colaboração.
description Apesar da importância reconhecida à Internet enquanto facilitadora dos negócios no setor o turismo que vai para além da comunicação ou do e-commerce, bem como da relevância do trabalho em parceria entre as várias empresas e instituições que atuam num determinado destino turístico, verifica-se que as redes interoganizacionais são um tema negligenciado na literatura. Sendo o turismo uma atividade eminentemente relacional que se fortalece a partir da soma dos esforços conjuntos dos seus componentes, mas que se apresenta fragmentado e disperso na maioria dos destinos turísticos, este artigo defende a adoção de plataformas de colaboração de redes interorganizacionais nos destinos turísticos. A proposta é fundamentada com contributos da literatura da economia da internet e da teoria das redes sociais do turismo, exemplificando as vantagens e as dificuldades que poderão advir de tal estratégia. Reconhecendo que a literatura disponível sobre este tema é escassa, identificam-se, também, três questões que poderão ser trabalhadas em pesquisa futura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384
oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384
identifier_str_mv oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/384/200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Thais de Oliveira Lima, Belem Barbosa, Carlos Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Thais de Oliveira Lima, Belem Barbosa, Carlos Costa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA - Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv International Journal of Marketing, Communication and New Media; No 5 (2019): Special Number TM
2182-9306
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130450911821824