Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/19820 |
Resumo: | A presente dissertação, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, procura abordar a utilização da banda desenhada em contexto de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. A banda desenhada é muitas vezes associada à diversão, à leitura fácil e superficial e com escasso conteúdo, não sendo por isso encarada como um material idóneo para utilizar em contexto de sala de aula. Pretende-se assim com este estudo combater a ideia de que a banda desenhada está associada à literatura infantil e mostrar que esta forma de arte é mais do que desenhos para crianças, podendo tornar-se numa ferramenta útil e eficaz no ensino de línguas estrangeiras e contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais para a comunicação: ouvir, falar, ler e escrever. É de salientar a importância de o professor selecionar a banda desenhada de acordo com o tema, os conteúdos programáticos e os objetivos da aula e adequá-la à faixa etária, ao nível linguístico e aos interesses dos alunos. A escolha adequada deste material permitirá transformar o interesse dos alunos por esse género textual em conhecimento. Este estudo inicia-se com uma breve introdução, segue-se um enquadramento teórico do tema e uma vertente prática e, posteriormente, surgem as considerações finais. |
id |
RCAP_0a502c9154d05e2d60a1e97c6b9cb22e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/19820 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeiraCompetência comunicativaBanda desenhadaEnsinoPortuguês Língua EstrangeiraRecurso didáticoComicsCommunicative competenceTeachingPortuguese as a Foreign LanguageDidactic resourceDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA presente dissertação, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, procura abordar a utilização da banda desenhada em contexto de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. A banda desenhada é muitas vezes associada à diversão, à leitura fácil e superficial e com escasso conteúdo, não sendo por isso encarada como um material idóneo para utilizar em contexto de sala de aula. Pretende-se assim com este estudo combater a ideia de que a banda desenhada está associada à literatura infantil e mostrar que esta forma de arte é mais do que desenhos para crianças, podendo tornar-se numa ferramenta útil e eficaz no ensino de línguas estrangeiras e contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais para a comunicação: ouvir, falar, ler e escrever. É de salientar a importância de o professor selecionar a banda desenhada de acordo com o tema, os conteúdos programáticos e os objetivos da aula e adequá-la à faixa etária, ao nível linguístico e aos interesses dos alunos. A escolha adequada deste material permitirá transformar o interesse dos alunos por esse género textual em conhecimento. Este estudo inicia-se com uma breve introdução, segue-se um enquadramento teórico do tema e uma vertente prática e, posteriormente, surgem as considerações finais.The following dissertation within the Master in Teaching Portuguese as a Second and Foreign Language, seeks to address the use of comics in the context of teaching and learning Portuguese as a foreign language. Comics are often seen as fun, easy and superficial reading with lacking proper educational content, and are therefore often not seen as a suitable material for use in the classroom context. This research study aims at discussing the generalized idea that comics are associated with children's literature and expects to show that this art form is more than drawings for children and can become a useful and effective tool in the foreign language teaching hence contributing to the development of essential skills for communication: listening, speaking, reading and writing. It is important that teachers select the comics according to the subject, the syllabus and lesson objectives and adapt it to the age group, the language level and interests of students. The appropriate choice of this material has the potential to transform students' interest for this textual genre knowledge. This study begins by a brief introduction, followed by a theoretical approach for the topic and a practical part and then come the final considerations.Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho CarverRUNVenâncio, Filomena Martins Peixoto2019-06-22T00:30:22Z2016-06-222019-04-292016-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19820TID:201209896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:06Zoai:run.unl.pt:10362/19820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:43.600563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira |
title |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira |
spellingShingle |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira Venâncio, Filomena Martins Peixoto Competência comunicativa Banda desenhada Ensino Português Língua Estrangeira Recurso didático Comics Communicative competence Teaching Portuguese as a Foreign Language Didactic resource Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira |
title_full |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira |
title_fullStr |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira |
title_sort |
Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira |
author |
Venâncio, Filomena Martins Peixoto |
author_facet |
Venâncio, Filomena Martins Peixoto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho Carver RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Venâncio, Filomena Martins Peixoto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência comunicativa Banda desenhada Ensino Português Língua Estrangeira Recurso didático Comics Communicative competence Teaching Portuguese as a Foreign Language Didactic resource Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Competência comunicativa Banda desenhada Ensino Português Língua Estrangeira Recurso didático Comics Communicative competence Teaching Portuguese as a Foreign Language Didactic resource Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
A presente dissertação, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, procura abordar a utilização da banda desenhada em contexto de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. A banda desenhada é muitas vezes associada à diversão, à leitura fácil e superficial e com escasso conteúdo, não sendo por isso encarada como um material idóneo para utilizar em contexto de sala de aula. Pretende-se assim com este estudo combater a ideia de que a banda desenhada está associada à literatura infantil e mostrar que esta forma de arte é mais do que desenhos para crianças, podendo tornar-se numa ferramenta útil e eficaz no ensino de línguas estrangeiras e contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais para a comunicação: ouvir, falar, ler e escrever. É de salientar a importância de o professor selecionar a banda desenhada de acordo com o tema, os conteúdos programáticos e os objetivos da aula e adequá-la à faixa etária, ao nível linguístico e aos interesses dos alunos. A escolha adequada deste material permitirá transformar o interesse dos alunos por esse género textual em conhecimento. Este estudo inicia-se com uma breve introdução, segue-se um enquadramento teórico do tema e uma vertente prática e, posteriormente, surgem as considerações finais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-22 2016-06-22T00:00:00Z 2019-06-22T00:30:22Z 2019-04-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/19820 TID:201209896 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/19820 |
identifier_str_mv |
TID:201209896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137888646987776 |