Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venâncio, Filomena Martins Peixoto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/19820
Resumo: A presente dissertação, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, procura abordar a utilização da banda desenhada em contexto de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. A banda desenhada é muitas vezes associada à diversão, à leitura fácil e superficial e com escasso conteúdo, não sendo por isso encarada como um material idóneo para utilizar em contexto de sala de aula. Pretende-se assim com este estudo combater a ideia de que a banda desenhada está associada à literatura infantil e mostrar que esta forma de arte é mais do que desenhos para crianças, podendo tornar-se numa ferramenta útil e eficaz no ensino de línguas estrangeiras e contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais para a comunicação: ouvir, falar, ler e escrever. É de salientar a importância de o professor selecionar a banda desenhada de acordo com o tema, os conteúdos programáticos e os objetivos da aula e adequá-la à faixa etária, ao nível linguístico e aos interesses dos alunos. A escolha adequada deste material permitirá transformar o interesse dos alunos por esse género textual em conhecimento. Este estudo inicia-se com uma breve introdução, segue-se um enquadramento teórico do tema e uma vertente prática e, posteriormente, surgem as considerações finais.
id RCAP_0a502c9154d05e2d60a1e97c6b9cb22e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/19820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeiraCompetência comunicativaBanda desenhadaEnsinoPortuguês Língua EstrangeiraRecurso didáticoComicsCommunicative competenceTeachingPortuguese as a Foreign LanguageDidactic resourceDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasA presente dissertação, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, procura abordar a utilização da banda desenhada em contexto de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. A banda desenhada é muitas vezes associada à diversão, à leitura fácil e superficial e com escasso conteúdo, não sendo por isso encarada como um material idóneo para utilizar em contexto de sala de aula. Pretende-se assim com este estudo combater a ideia de que a banda desenhada está associada à literatura infantil e mostrar que esta forma de arte é mais do que desenhos para crianças, podendo tornar-se numa ferramenta útil e eficaz no ensino de línguas estrangeiras e contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais para a comunicação: ouvir, falar, ler e escrever. É de salientar a importância de o professor selecionar a banda desenhada de acordo com o tema, os conteúdos programáticos e os objetivos da aula e adequá-la à faixa etária, ao nível linguístico e aos interesses dos alunos. A escolha adequada deste material permitirá transformar o interesse dos alunos por esse género textual em conhecimento. Este estudo inicia-se com uma breve introdução, segue-se um enquadramento teórico do tema e uma vertente prática e, posteriormente, surgem as considerações finais.The following dissertation within the Master in Teaching Portuguese as a Second and Foreign Language, seeks to address the use of comics in the context of teaching and learning Portuguese as a foreign language. Comics are often seen as fun, easy and superficial reading with lacking proper educational content, and are therefore often not seen as a suitable material for use in the classroom context. This research study aims at discussing the generalized idea that comics are associated with children's literature and expects to show that this art form is more than drawings for children and can become a useful and effective tool in the foreign language teaching hence contributing to the development of essential skills for communication: listening, speaking, reading and writing. It is important that teachers select the comics according to the subject, the syllabus and lesson objectives and adapt it to the age group, the language level and interests of students. The appropriate choice of this material has the potential to transform students' interest for this textual genre knowledge. This study begins by a brief introduction, followed by a theoretical approach for the topic and a practical part and then come the final considerations.Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho CarverRUNVenâncio, Filomena Martins Peixoto2019-06-22T00:30:22Z2016-06-222019-04-292016-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/19820TID:201209896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:02:06Zoai:run.unl.pt:10362/19820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:25:43.600563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
title Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
spellingShingle Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
Venâncio, Filomena Martins Peixoto
Competência comunicativa
Banda desenhada
Ensino
Português Língua Estrangeira
Recurso didático
Comics
Communicative competence
Teaching
Portuguese as a Foreign Language
Didactic resource
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
title_full Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
title_fullStr Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
title_full_unstemmed Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
title_sort Utilização da banda desenhada no ensino de português língua estrangeira
author Venâncio, Filomena Martins Peixoto
author_facet Venâncio, Filomena Martins Peixoto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho Carver
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Venâncio, Filomena Martins Peixoto
dc.subject.por.fl_str_mv Competência comunicativa
Banda desenhada
Ensino
Português Língua Estrangeira
Recurso didático
Comics
Communicative competence
Teaching
Portuguese as a Foreign Language
Didactic resource
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Competência comunicativa
Banda desenhada
Ensino
Português Língua Estrangeira
Recurso didático
Comics
Communicative competence
Teaching
Portuguese as a Foreign Language
Didactic resource
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description A presente dissertação, no âmbito do Mestrado em Ensino do Português como Língua Segunda e Estrangeira, procura abordar a utilização da banda desenhada em contexto de ensino e de aprendizagem do Português como Língua Estrangeira. A banda desenhada é muitas vezes associada à diversão, à leitura fácil e superficial e com escasso conteúdo, não sendo por isso encarada como um material idóneo para utilizar em contexto de sala de aula. Pretende-se assim com este estudo combater a ideia de que a banda desenhada está associada à literatura infantil e mostrar que esta forma de arte é mais do que desenhos para crianças, podendo tornar-se numa ferramenta útil e eficaz no ensino de línguas estrangeiras e contribuir para o desenvolvimento das competências essenciais para a comunicação: ouvir, falar, ler e escrever. É de salientar a importância de o professor selecionar a banda desenhada de acordo com o tema, os conteúdos programáticos e os objetivos da aula e adequá-la à faixa etária, ao nível linguístico e aos interesses dos alunos. A escolha adequada deste material permitirá transformar o interesse dos alunos por esse género textual em conhecimento. Este estudo inicia-se com uma breve introdução, segue-se um enquadramento teórico do tema e uma vertente prática e, posteriormente, surgem as considerações finais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-22
2016-06-22T00:00:00Z
2019-06-22T00:30:22Z
2019-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/19820
TID:201209896
url http://hdl.handle.net/10362/19820
identifier_str_mv TID:201209896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137888646987776