Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada

Bibliographic Details
Main Author: Costa, Mafalda Sofia Raimundo
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10174/15794
Summary: O presente relatório pretende descrever criticamente todo o trabalho realizado pela professora ao nível do ensino da disciplina de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvido na Escola Secundária de Ponte de Sôr, durante o ano lectivo 2011/2012. Tem como objectivo primordial espelhar o seu processo reflectivo sobre a sua experiência de ensino da língua espanhola, tendo em linha de conta os pressupostos que a fundamentaram, os documentos que a orientaram, as preocupações que a nortearam, todas as dificuldades sentidas e as tentativas levadas a cabo para as superar. Além de se falar sobre a abordagem comunicativa como paradigma metodológico adoptado, por criar condições para o desenvolvimento da competência comunicativa, objectivo principal do ensino de uma língua estrangeira, falar-se-á, também, da metodologia orientada para a acção, isto é, ensino por tarefas. Abordar-se-ão, ainda, questões relacionadas com a participação activa da professora na vida escolar e com o seu desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The aim of the present report is to describe all of the work carried out by the teacher in the class of Spanish at Secondary School of Ponte de Sôr, during the academic year of 2011/2012. It is essentially meant as a self-reflection process concerning the teaching activities of the Spanish language, and it takes into account all the assumptions that motivated them, the documents that guided them and all the faced issues as well as strategies to overcome them. Additionally, it outlines a communicative approach used as methodological adopted paradigm by creating favorable conditions to the development of a communicative competence, which are in line with the goal behind the teachings of a foreign language. References to the action-oriented methodology are also present i.e. teaching by tasks. Lastly, it addresses the issues related to the active participation of the teacher in the school life and her professional development.
id RCAP_35ccd88f44ea9d53a085281b7e5e778f
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15794
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionadaCompetência comunicativaEnsinoLingua estrangeiraCommunicative competenceTeachingForeign languageO presente relatório pretende descrever criticamente todo o trabalho realizado pela professora ao nível do ensino da disciplina de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvido na Escola Secundária de Ponte de Sôr, durante o ano lectivo 2011/2012. Tem como objectivo primordial espelhar o seu processo reflectivo sobre a sua experiência de ensino da língua espanhola, tendo em linha de conta os pressupostos que a fundamentaram, os documentos que a orientaram, as preocupações que a nortearam, todas as dificuldades sentidas e as tentativas levadas a cabo para as superar. Além de se falar sobre a abordagem comunicativa como paradigma metodológico adoptado, por criar condições para o desenvolvimento da competência comunicativa, objectivo principal do ensino de uma língua estrangeira, falar-se-á, também, da metodologia orientada para a acção, isto é, ensino por tarefas. Abordar-se-ão, ainda, questões relacionadas com a participação activa da professora na vida escolar e com o seu desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The aim of the present report is to describe all of the work carried out by the teacher in the class of Spanish at Secondary School of Ponte de Sôr, during the academic year of 2011/2012. It is essentially meant as a self-reflection process concerning the teaching activities of the Spanish language, and it takes into account all the assumptions that motivated them, the documents that guided them and all the faced issues as well as strategies to overcome them. Additionally, it outlines a communicative approach used as methodological adopted paradigm by creating favorable conditions to the development of a communicative competence, which are in line with the goal behind the teachings of a foreign language. References to the action-oriented methodology are also present i.e. teaching by tasks. Lastly, it addresses the issues related to the active participation of the teacher in the school life and her professional development.Universidade de Évora2015-09-18T16:52:12Z2015-09-182013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15794http://hdl.handle.net/10174/15794porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt672Costa, Mafalda Sofia Raimundoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15794Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:16.736262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
spellingShingle Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
Costa, Mafalda Sofia Raimundo
Competência comunicativa
Ensino
Lingua estrangeira
Communicative competence
Teaching
Foreign language
title_short Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_full Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_fullStr Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
title_sort Relatório no âmbito da unidade curricular prática de ensino supervisionada
author Costa, Mafalda Sofia Raimundo
author_facet Costa, Mafalda Sofia Raimundo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mafalda Sofia Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Competência comunicativa
Ensino
Lingua estrangeira
Communicative competence
Teaching
Foreign language
topic Competência comunicativa
Ensino
Lingua estrangeira
Communicative competence
Teaching
Foreign language
description O presente relatório pretende descrever criticamente todo o trabalho realizado pela professora ao nível do ensino da disciplina de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, desenvolvido na Escola Secundária de Ponte de Sôr, durante o ano lectivo 2011/2012. Tem como objectivo primordial espelhar o seu processo reflectivo sobre a sua experiência de ensino da língua espanhola, tendo em linha de conta os pressupostos que a fundamentaram, os documentos que a orientaram, as preocupações que a nortearam, todas as dificuldades sentidas e as tentativas levadas a cabo para as superar. Além de se falar sobre a abordagem comunicativa como paradigma metodológico adoptado, por criar condições para o desenvolvimento da competência comunicativa, objectivo principal do ensino de uma língua estrangeira, falar-se-á, também, da metodologia orientada para a acção, isto é, ensino por tarefas. Abordar-se-ão, ainda, questões relacionadas com a participação activa da professora na vida escolar e com o seu desenvolvimento profissional; ABSTRACT:The aim of the present report is to describe all of the work carried out by the teacher in the class of Spanish at Secondary School of Ponte de Sôr, during the academic year of 2011/2012. It is essentially meant as a self-reflection process concerning the teaching activities of the Spanish language, and it takes into account all the assumptions that motivated them, the documents that guided them and all the faced issues as well as strategies to overcome them. Additionally, it outlines a communicative approach used as methodological adopted paradigm by creating favorable conditions to the development of a communicative competence, which are in line with the goal behind the teachings of a foreign language. References to the action-oriented methodology are also present i.e. teaching by tasks. Lastly, it addresses the issues related to the active participation of the teacher in the school life and her professional development.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-09-18T16:52:12Z
2015-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15794
http://hdl.handle.net/10174/15794
url http://hdl.handle.net/10174/15794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136566325542912