Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Fabriton de Brito
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/8836
Resumo: As recentes contrações económicas têm evidenciado o impacto da globalização quer na saúde financeira dos países, quer de setores e empresas. O turismo e, em particular, o setor hoteleiro, é um exemplo de um setor que tem vindo a espelhar os efeitos das recentes crises, particularmente da crise sanitária global provocada pelo vírus Sar-Cov2 e da crise financeira internacional de 2007/2008. O presente estudo visa analisar o risco de incumprimento do setor hoteleiro português. Pretende-se, em particular, analisar os determinantes mais relevantes para explicar a probabilidade de uma empresa não cumprir com os seus compromissos na data da sua maturidade. A deteção antecipada de fatores (internos e/ou externos), que permitem prever o risco de incumprimento e a respetiva tomada de decisão atempada, é essencial para garantir a sustentabilidade das empresas. Para tal, foi analisada uma amostra de dados em painel de 865 hotéis localizados em Portugal, no período 2014 a 2021. As empresas foram classificadas como cumpridoras e incumpridoras utilizando um critério ex-ante. No período analisado existem mais empresas cumpridoras do que incumpridoras. No entanto, a partir de 2020 verificou-se um aumento do número de empresas incumpridoras. Analisou-se a mediana de empresas cumpridoras e incumpridoras antes e durante o Covid-19 e os resultados sugerem que este fator contribuiu para o acréscimo do incumprimento das empresas do setor hoteleiro. De forma a identificar os determinantes que explicam a probabilidade de incumprimento das empresas deste setor em particular, recorreu-se ao método stepwise e à matriz de correlações. Com as variáveis selecionadas procedeu-se à estimação do modelo Logit. Os resultados evidenciam que as características da empresa, nomeadamente o cash flow, a rendibilidade, a alavancagem, a eficiência e a idade das empresas, assim como a variável macroeconómica inflação, são determinantes significativos na previsão da probabilidade de incumprimento. O modelo apresenta uma taxa de sucesso de 91,05%. A fim de analisar a robustez dos resultados, subdividiu-se o período da amostra em dois (2014-2019 e 2020-2021) com a finalidade de perceber o impacto da Covid-19. Os resultados confirmam que existe uma diferença significativa nos determinantes que explicam o risco de incumprimento antes e durante o período Covid-19. O presente estudo apresenta diversos contributos. Primeiro, contribui para a literatura sobre o risco de incumprimento pelo facto de analisar um setor específico – indústria hoteleira, que tem apresentado alguma dificuldade de sobrevivência especialmente em períodos económicos mais difíceis. Segundo, os resultados apresentados podem contribuir para sustentar decisões quer por entidades governamentais, como por gestores, acionistas, credores ou mesmo para os stakeholders, uma vez que são apresentados os principais determinantes deste setor. Por último, os resultados provam o impacto da pandemia Covid-19, contribuindo assim para expandir a literatura empírica dado ser um facto, tanto quanto é do nosso conhecimento, não explorado na temática de incumprimento do setor hoteleiro.
id RCAP_0a5997787616e17d3ae23dd7df8ae5fd
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8836
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do Risco de Incumprimento: Setor HoteleiroRisco de incumprimentoSetor hoteleiroRegressão logísticaFalênciaPortugalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs recentes contrações económicas têm evidenciado o impacto da globalização quer na saúde financeira dos países, quer de setores e empresas. O turismo e, em particular, o setor hoteleiro, é um exemplo de um setor que tem vindo a espelhar os efeitos das recentes crises, particularmente da crise sanitária global provocada pelo vírus Sar-Cov2 e da crise financeira internacional de 2007/2008. O presente estudo visa analisar o risco de incumprimento do setor hoteleiro português. Pretende-se, em particular, analisar os determinantes mais relevantes para explicar a probabilidade de uma empresa não cumprir com os seus compromissos na data da sua maturidade. A deteção antecipada de fatores (internos e/ou externos), que permitem prever o risco de incumprimento e a respetiva tomada de decisão atempada, é essencial para garantir a sustentabilidade das empresas. Para tal, foi analisada uma amostra de dados em painel de 865 hotéis localizados em Portugal, no período 2014 a 2021. As empresas foram classificadas como cumpridoras e incumpridoras utilizando um critério ex-ante. No período analisado existem mais empresas cumpridoras do que incumpridoras. No entanto, a partir de 2020 verificou-se um aumento do número de empresas incumpridoras. Analisou-se a mediana de empresas cumpridoras e incumpridoras antes e durante o Covid-19 e os resultados sugerem que este fator contribuiu para o acréscimo do incumprimento das empresas do setor hoteleiro. De forma a identificar os determinantes que explicam a probabilidade de incumprimento das empresas deste setor em particular, recorreu-se ao método stepwise e à matriz de correlações. Com as variáveis selecionadas procedeu-se à estimação do modelo Logit. Os resultados evidenciam que as características da empresa, nomeadamente o cash flow, a rendibilidade, a alavancagem, a eficiência e a idade das empresas, assim como a variável macroeconómica inflação, são determinantes significativos na previsão da probabilidade de incumprimento. O modelo apresenta uma taxa de sucesso de 91,05%. A fim de analisar a robustez dos resultados, subdividiu-se o período da amostra em dois (2014-2019 e 2020-2021) com a finalidade de perceber o impacto da Covid-19. Os resultados confirmam que existe uma diferença significativa nos determinantes que explicam o risco de incumprimento antes e durante o período Covid-19. O presente estudo apresenta diversos contributos. Primeiro, contribui para a literatura sobre o risco de incumprimento pelo facto de analisar um setor específico – indústria hoteleira, que tem apresentado alguma dificuldade de sobrevivência especialmente em períodos económicos mais difíceis. Segundo, os resultados apresentados podem contribuir para sustentar decisões quer por entidades governamentais, como por gestores, acionistas, credores ou mesmo para os stakeholders, uma vez que são apresentados os principais determinantes deste setor. Por último, os resultados provam o impacto da pandemia Covid-19, contribuindo assim para expandir a literatura empírica dado ser um facto, tanto quanto é do nosso conhecimento, não explorado na temática de incumprimento do setor hoteleiro.Costa, Magali PedroLisboa, Inês Margarida CadimaIC-OnlineFortes, Fabriton de Brito2023-10-04T13:43:32Z2023-05-092023-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/8836TID:203361601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:17Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/8836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:28.339655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro
title Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro
spellingShingle Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro
Fortes, Fabriton de Brito
Risco de incumprimento
Setor hoteleiro
Regressão logística
Falência
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro
title_full Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro
title_fullStr Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro
title_full_unstemmed Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro
title_sort Análise do Risco de Incumprimento: Setor Hoteleiro
author Fortes, Fabriton de Brito
author_facet Fortes, Fabriton de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Magali Pedro
Lisboa, Inês Margarida Cadima
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Fabriton de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Risco de incumprimento
Setor hoteleiro
Regressão logística
Falência
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Risco de incumprimento
Setor hoteleiro
Regressão logística
Falência
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description As recentes contrações económicas têm evidenciado o impacto da globalização quer na saúde financeira dos países, quer de setores e empresas. O turismo e, em particular, o setor hoteleiro, é um exemplo de um setor que tem vindo a espelhar os efeitos das recentes crises, particularmente da crise sanitária global provocada pelo vírus Sar-Cov2 e da crise financeira internacional de 2007/2008. O presente estudo visa analisar o risco de incumprimento do setor hoteleiro português. Pretende-se, em particular, analisar os determinantes mais relevantes para explicar a probabilidade de uma empresa não cumprir com os seus compromissos na data da sua maturidade. A deteção antecipada de fatores (internos e/ou externos), que permitem prever o risco de incumprimento e a respetiva tomada de decisão atempada, é essencial para garantir a sustentabilidade das empresas. Para tal, foi analisada uma amostra de dados em painel de 865 hotéis localizados em Portugal, no período 2014 a 2021. As empresas foram classificadas como cumpridoras e incumpridoras utilizando um critério ex-ante. No período analisado existem mais empresas cumpridoras do que incumpridoras. No entanto, a partir de 2020 verificou-se um aumento do número de empresas incumpridoras. Analisou-se a mediana de empresas cumpridoras e incumpridoras antes e durante o Covid-19 e os resultados sugerem que este fator contribuiu para o acréscimo do incumprimento das empresas do setor hoteleiro. De forma a identificar os determinantes que explicam a probabilidade de incumprimento das empresas deste setor em particular, recorreu-se ao método stepwise e à matriz de correlações. Com as variáveis selecionadas procedeu-se à estimação do modelo Logit. Os resultados evidenciam que as características da empresa, nomeadamente o cash flow, a rendibilidade, a alavancagem, a eficiência e a idade das empresas, assim como a variável macroeconómica inflação, são determinantes significativos na previsão da probabilidade de incumprimento. O modelo apresenta uma taxa de sucesso de 91,05%. A fim de analisar a robustez dos resultados, subdividiu-se o período da amostra em dois (2014-2019 e 2020-2021) com a finalidade de perceber o impacto da Covid-19. Os resultados confirmam que existe uma diferença significativa nos determinantes que explicam o risco de incumprimento antes e durante o período Covid-19. O presente estudo apresenta diversos contributos. Primeiro, contribui para a literatura sobre o risco de incumprimento pelo facto de analisar um setor específico – indústria hoteleira, que tem apresentado alguma dificuldade de sobrevivência especialmente em períodos económicos mais difíceis. Segundo, os resultados apresentados podem contribuir para sustentar decisões quer por entidades governamentais, como por gestores, acionistas, credores ou mesmo para os stakeholders, uma vez que são apresentados os principais determinantes deste setor. Por último, os resultados provam o impacto da pandemia Covid-19, contribuindo assim para expandir a literatura empírica dado ser um facto, tanto quanto é do nosso conhecimento, não explorado na temática de incumprimento do setor hoteleiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-04T13:43:32Z
2023-05-09
2023-05-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/8836
TID:203361601
url http://hdl.handle.net/10400.8/8836
identifier_str_mv TID:203361601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137005847707649