Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3813 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_0a5a89495cf8e82d6069130272ec5bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3813 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolareducação pré-escolarlivro infantiltécnicas de mediação de leituraOCEPEenvolvimentopre-school educationchildren's bookreading mediation techniquesinvolvementMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio é apresentado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Santarém, com o título de “Técnicas de mediação de leitura e o envolvimento das crianças em educação pré-escolar”. Este está organizado em duas partes: a primeira parte que retrata de forma sintética o trabalho realizado nas práticas supervisionadas, creche e jardim de infância, e o seu contributo para o meu desenvolvimento profissional. A segunda parte, de caráter investigativo, onde é relatado todo o trabalho de investigação realizado, sendo este um estudo de caso de caráter qualitativo com o objetivo de explorar diferentes técnicas de mediação de leitura durante os três momentos (pré, durante e pós), tendo em conta as áreas de conteúdo das OCEPE, e assim perceber em quais se envolviam mais as crianças. O estudo foi realizado com crianças na faixa etária dos três anos e os instrumentos de recolha e análise de dados utilizados foram o registo autoscópico e a análise da escala de envolvimento em 6 das 15 crianças presentes. Através dos dados obtidos, foi possível constatar que o momento de leitura deve ter significado para a criança, por isso é importante que haja uma participação ativa da mesma, dando-lhe a liberdade de expor ideias e pensamentos. Deste modo, o momento de leitura terá mais significado para as crianças que ouvem a história.This internship report is presented as part of the completion of the Master's Degree in Pre-School Education at the Escola Superior de Educação de Santarém, entitled “Reading mediation techniques and the involvement of children in pre-school education”. It is organized in two parts: the first part portrays, in a general form, the work done in supervised practices, nursery and kindergarten, and its contribution to my professional development. The second part, with an investigative character, is where all the work done around the investigative exercise is reported, which is an case study, of a qualitative character, with the objective to explore different reading mediation techniques during the three moments (pre, during and post), taking into account the content areas of the OCEPE, and thus understand in which children were more involved. The study was carried out with children that belongs to an aged group of three years and the instruments used for data collection and analysis were autoscopic registration and the analysis of the scale of involvement in 6 of the 15 children present. Through the data obtained, it was possible to verify that the moment of reading must have meaning for the child, so it is important that there is an active participation, giving them the freedom to express ideas and thoughts. In this way, the reading time will have more meaning for the children who hear the story.Mourato, AnaHamido, GracindaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAranha, Ana Soraia Velez2021-12-21T00:00:28Z2021-11-172021-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3813TID:202806650por202806650info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:02Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:31.077126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar |
title |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar |
spellingShingle |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar Aranha, Ana Soraia Velez educação pré-escolar livro infantil técnicas de mediação de leitura OCEPE envolvimento pre-school education children's book reading mediation techniques involvement |
title_short |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar |
title_full |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar |
title_fullStr |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar |
title_sort |
Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar |
author |
Aranha, Ana Soraia Velez |
author_facet |
Aranha, Ana Soraia Velez |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mourato, Ana Hamido, Gracinda Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aranha, Ana Soraia Velez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação pré-escolar livro infantil técnicas de mediação de leitura OCEPE envolvimento pre-school education children's book reading mediation techniques involvement |
topic |
educação pré-escolar livro infantil técnicas de mediação de leitura OCEPE envolvimento pre-school education children's book reading mediation techniques involvement |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-21T00:00:28Z 2021-11-17 2021-11-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3813 TID:202806650 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3813 |
identifier_str_mv |
TID:202806650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202806650 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137044826423296 |