Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Ana Soraia Velez
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3813
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0a5a89495cf8e82d6069130272ec5bba
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolareducação pré-escolarlivro infantiltécnicas de mediação de leituraOCEPEenvolvimentopre-school educationchildren's bookreading mediation techniquesinvolvementMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio é apresentado no âmbito da finalização do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação de Santarém, com o título de “Técnicas de mediação de leitura e o envolvimento das crianças em educação pré-escolar”. Este está organizado em duas partes: a primeira parte que retrata de forma sintética o trabalho realizado nas práticas supervisionadas, creche e jardim de infância, e o seu contributo para o meu desenvolvimento profissional. A segunda parte, de caráter investigativo, onde é relatado todo o trabalho de investigação realizado, sendo este um estudo de caso de caráter qualitativo com o objetivo de explorar diferentes técnicas de mediação de leitura durante os três momentos (pré, durante e pós), tendo em conta as áreas de conteúdo das OCEPE, e assim perceber em quais se envolviam mais as crianças. O estudo foi realizado com crianças na faixa etária dos três anos e os instrumentos de recolha e análise de dados utilizados foram o registo autoscópico e a análise da escala de envolvimento em 6 das 15 crianças presentes. Através dos dados obtidos, foi possível constatar que o momento de leitura deve ter significado para a criança, por isso é importante que haja uma participação ativa da mesma, dando-lhe a liberdade de expor ideias e pensamentos. Deste modo, o momento de leitura terá mais significado para as crianças que ouvem a história.This internship report is presented as part of the completion of the Master's Degree in Pre-School Education at the Escola Superior de Educação de Santarém, entitled “Reading mediation techniques and the involvement of children in pre-school education”. It is organized in two parts: the first part portrays, in a general form, the work done in supervised practices, nursery and kindergarten, and its contribution to my professional development. The second part, with an investigative character, is where all the work done around the investigative exercise is reported, which is an case study, of a qualitative character, with the objective to explore different reading mediation techniques during the three moments (pre, during and post), taking into account the content areas of the OCEPE, and thus understand in which children were more involved. The study was carried out with children that belongs to an aged group of three years and the instruments used for data collection and analysis were autoscopic registration and the analysis of the scale of involvement in 6 of the 15 children present. Through the data obtained, it was possible to verify that the moment of reading must have meaning for the child, so it is important that there is an active participation, giving them the freedom to express ideas and thoughts. In this way, the reading time will have more meaning for the children who hear the story.Mourato, AnaHamido, GracindaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémAranha, Ana Soraia Velez2021-12-21T00:00:28Z2021-11-172021-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3813TID:202806650por202806650info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:02Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:31.077126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
title Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
spellingShingle Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
Aranha, Ana Soraia Velez
educação pré-escolar
livro infantil
técnicas de mediação de leitura
OCEPE
envolvimento
pre-school education
children's book
reading mediation techniques
involvement
title_short Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
title_full Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
title_fullStr Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
title_full_unstemmed Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
title_sort Técnicas de mediação da leitura e o seu impacto no envolvimento da criança em educação pré-escolar
author Aranha, Ana Soraia Velez
author_facet Aranha, Ana Soraia Velez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mourato, Ana
Hamido, Gracinda
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha, Ana Soraia Velez
dc.subject.por.fl_str_mv educação pré-escolar
livro infantil
técnicas de mediação de leitura
OCEPE
envolvimento
pre-school education
children's book
reading mediation techniques
involvement
topic educação pré-escolar
livro infantil
técnicas de mediação de leitura
OCEPE
envolvimento
pre-school education
children's book
reading mediation techniques
involvement
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-21T00:00:28Z
2021-11-17
2021-11-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3813
TID:202806650
url http://hdl.handle.net/10400.15/3813
identifier_str_mv TID:202806650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202806650
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137044826423296