Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ângela Maria Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1003
Resumo: Com esta investigação procurámos avaliar a adequação, compreensibilidade e funcionalidade da Grelha de Identificação das NEE’s de carácter prolongado, com o objectivo de criar uma ficha alternativa. A identificação deste problema e a necessidade de construir uma ficha alternativa prende-se com o facto de estar envolvida na Educação Especial e com a evolução que o paradigma conceptual das NEE têm vindo a assumir ao longo de décadas. Reflectindo sobre as retransformações, reconstruções conceptuais e contextuais que envolvem a Educação Especial e a sua eficiência nas respostas, com a recente adopção da CIF, pretende-se construir um instrumento de Identificação e Caracterização das NEE, passível de responder com eficiência e objectividade às reais necessidades das crianças com NEE e do professor no âmbito da Educação Especial. O estudo envolveu uma amostra de conveniência com 49 professores do Ensino Regular e 49 professores de Educação Especial a leccionarem em diferentes níveis de ensino. Os professores na 1ª fase preencheram uma Grelha utilizada pelas ECAE´s durante anos, na 2º fase responderam a uma escala sobre a mesma, relativamente à compreensibilidade e adequabilidade e, na 3ª fase, a um questionário sobre a ficha de Identificação e Caracterização das NEE (IC-NEE) construída para o efeito. Pela análise dos dados, constatámos que entre os professores do Ensino Regular e de Educação Especial existe uma discrepância significativa ao nível do preenchimento e avaliação da compreensibilidade e adequabilidade da Grelha. Os professores de Educação Especial consideram a ficha de Identificação e Caracterização das NEE (IC-NEE) funcional, útil e adequada. ABSTRACT: By doing this investigation, we tried to evaluate the adaptation/usage, understanding and functioning of the Identification Grid for the long-term educational needs, in order to build an alternative one. This identification of the problem and the need to create a new Grid are related with the knowledge of Special Education and with the evolution of the conceptual framework assumed by the SEN’s in the last few decades. Considering the changes and the conceptual and context and context reconstructions involving Special Education and its effective responses, with the recent adoption of CIF, we aim to build a tool for Identification and Characterization of SEN and their in an effective and objective way. This study involved a sample of 49 Regular Education teachers and 49 Special Education teachers, teaching different grades. Firstly, they were asked to fill in a table used by ECAE for many years and them, they had to fill in a scale about the Grid, evaluating its comprehensibility and adequacy. Finally, they had to answer to a questionnaire about the Identification and Characterization of SEN, specially built for this. Data shoed us that there are great differences between these two groups of teachers in what concerns the filling in and evaluated of the comprehensibility and adequacy of the grid. Special Education teachers tend to consider the Identification and Characterization of SEN sheet functional, useful and adequate.
id RCAP_0a636632cba130f10c5a8eeddeae1284
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificação e caracterização das NEE : construção de uma fichaCiências da educaçãoNecessidades educativas especiaisEducação especialCritérios de avaliaçãoMétodos de avaliaçãoCom esta investigação procurámos avaliar a adequação, compreensibilidade e funcionalidade da Grelha de Identificação das NEE’s de carácter prolongado, com o objectivo de criar uma ficha alternativa. A identificação deste problema e a necessidade de construir uma ficha alternativa prende-se com o facto de estar envolvida na Educação Especial e com a evolução que o paradigma conceptual das NEE têm vindo a assumir ao longo de décadas. Reflectindo sobre as retransformações, reconstruções conceptuais e contextuais que envolvem a Educação Especial e a sua eficiência nas respostas, com a recente adopção da CIF, pretende-se construir um instrumento de Identificação e Caracterização das NEE, passível de responder com eficiência e objectividade às reais necessidades das crianças com NEE e do professor no âmbito da Educação Especial. O estudo envolveu uma amostra de conveniência com 49 professores do Ensino Regular e 49 professores de Educação Especial a leccionarem em diferentes níveis de ensino. Os professores na 1ª fase preencheram uma Grelha utilizada pelas ECAE´s durante anos, na 2º fase responderam a uma escala sobre a mesma, relativamente à compreensibilidade e adequabilidade e, na 3ª fase, a um questionário sobre a ficha de Identificação e Caracterização das NEE (IC-NEE) construída para o efeito. Pela análise dos dados, constatámos que entre os professores do Ensino Regular e de Educação Especial existe uma discrepância significativa ao nível do preenchimento e avaliação da compreensibilidade e adequabilidade da Grelha. Os professores de Educação Especial consideram a ficha de Identificação e Caracterização das NEE (IC-NEE) funcional, útil e adequada. ABSTRACT: By doing this investigation, we tried to evaluate the adaptation/usage, understanding and functioning of the Identification Grid for the long-term educational needs, in order to build an alternative one. This identification of the problem and the need to create a new Grid are related with the knowledge of Special Education and with the evolution of the conceptual framework assumed by the SEN’s in the last few decades. Considering the changes and the conceptual and context and context reconstructions involving Special Education and its effective responses, with the recent adoption of CIF, we aim to build a tool for Identification and Characterization of SEN and their in an effective and objective way. This study involved a sample of 49 Regular Education teachers and 49 Special Education teachers, teaching different grades. Firstly, they were asked to fill in a table used by ECAE for many years and them, they had to fill in a scale about the Grid, evaluating its comprehensibility and adequacy. Finally, they had to answer to a questionnaire about the Identification and Characterization of SEN, specially built for this. Data shoed us that there are great differences between these two groups of teachers in what concerns the filling in and evaluated of the comprehensibility and adequacy of the grid. Special Education teachers tend to consider the Identification and Characterization of SEN sheet functional, useful and adequate.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:30:22Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1003porAlves, Ângela Maria Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:18Zoai:ria.ua.pt:10773/1003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:47.625315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha
title Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha
spellingShingle Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha
Alves, Ângela Maria Ferreira
Ciências da educação
Necessidades educativas especiais
Educação especial
Critérios de avaliação
Métodos de avaliação
title_short Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha
title_full Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha
title_fullStr Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha
title_full_unstemmed Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha
title_sort Identificação e caracterização das NEE : construção de uma ficha
author Alves, Ângela Maria Ferreira
author_facet Alves, Ângela Maria Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Ângela Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da educação
Necessidades educativas especiais
Educação especial
Critérios de avaliação
Métodos de avaliação
topic Ciências da educação
Necessidades educativas especiais
Educação especial
Critérios de avaliação
Métodos de avaliação
description Com esta investigação procurámos avaliar a adequação, compreensibilidade e funcionalidade da Grelha de Identificação das NEE’s de carácter prolongado, com o objectivo de criar uma ficha alternativa. A identificação deste problema e a necessidade de construir uma ficha alternativa prende-se com o facto de estar envolvida na Educação Especial e com a evolução que o paradigma conceptual das NEE têm vindo a assumir ao longo de décadas. Reflectindo sobre as retransformações, reconstruções conceptuais e contextuais que envolvem a Educação Especial e a sua eficiência nas respostas, com a recente adopção da CIF, pretende-se construir um instrumento de Identificação e Caracterização das NEE, passível de responder com eficiência e objectividade às reais necessidades das crianças com NEE e do professor no âmbito da Educação Especial. O estudo envolveu uma amostra de conveniência com 49 professores do Ensino Regular e 49 professores de Educação Especial a leccionarem em diferentes níveis de ensino. Os professores na 1ª fase preencheram uma Grelha utilizada pelas ECAE´s durante anos, na 2º fase responderam a uma escala sobre a mesma, relativamente à compreensibilidade e adequabilidade e, na 3ª fase, a um questionário sobre a ficha de Identificação e Caracterização das NEE (IC-NEE) construída para o efeito. Pela análise dos dados, constatámos que entre os professores do Ensino Regular e de Educação Especial existe uma discrepância significativa ao nível do preenchimento e avaliação da compreensibilidade e adequabilidade da Grelha. Os professores de Educação Especial consideram a ficha de Identificação e Caracterização das NEE (IC-NEE) funcional, útil e adequada. ABSTRACT: By doing this investigation, we tried to evaluate the adaptation/usage, understanding and functioning of the Identification Grid for the long-term educational needs, in order to build an alternative one. This identification of the problem and the need to create a new Grid are related with the knowledge of Special Education and with the evolution of the conceptual framework assumed by the SEN’s in the last few decades. Considering the changes and the conceptual and context and context reconstructions involving Special Education and its effective responses, with the recent adoption of CIF, we aim to build a tool for Identification and Characterization of SEN and their in an effective and objective way. This study involved a sample of 49 Regular Education teachers and 49 Special Education teachers, teaching different grades. Firstly, they were asked to fill in a table used by ECAE for many years and them, they had to fill in a scale about the Grid, evaluating its comprehensibility and adequacy. Finally, they had to answer to a questionnaire about the Identification and Characterization of SEN, specially built for this. Data shoed us that there are great differences between these two groups of teachers in what concerns the filling in and evaluated of the comprehensibility and adequacy of the grid. Special Education teachers tend to consider the Identification and Characterization of SEN sheet functional, useful and adequate.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T13:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1003
url http://hdl.handle.net/10773/1003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137447482753024