Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12950 |
Resumo: | As metas curriculares da disciplina de Educação Visual implementadas no decorrente ano letivo vieram dificultar de certa forma, a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste ano curricular em especial a disciplina é mais técnica e específica, dificultando a aprendizagem destes alunos. O presente estudo de investigação desenvolvido através de uma análise qualitativa efetuada a um aluno com NEE, em especial do 9º ano de escolaridade, veio colmatar uma lacuna existente nesta área à disciplina de Educação Visual. No que diz respeito à Educação Especial ainda há um longo caminho a percorrer para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico na disciplina de E.V. Foi demonstrada a relevância deste tem a através do questionamento feito aos docentes da disciplina relacionado com o desenvolvimento da questão de investigação: A perspetiva dos professores das Artes Visuais acerca do uso dos manuais como instrumento facilitador à aprendizagem dos alunos NEE surtindo daí um artigo, o qual foi publicado e apresentado na conferência internacional de Educação em Leiria. Desta forma, este estudo de investigação contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos pedagógicos - fichas de trabalho /apoio formativas para os alunos com necessidades educativas ao nível cognitivo, ajudando de certa forma, a ultrapassar a barreira invisível criada sob estes alunos, para que também eles possam desenvolver as mesmas atividades nos domínios da aula tal como os colegas de turma. Podendo num outro contexto de investigação, este estudo servir de base de trabalho para outros estudos de investigação relacionados com a execução de instrumentos pedagógicos para os alunos com NEE na supracitada disciplina. No geral, todos ficam enriquecidos, quer os alunos com NEE quer os professores da disciplina, que a partir deste trabalho, já têm um pouco, facilitada a ardura tarefa de lecionar a disciplina de Educação Visual “a uma plateia” tão heterogénea de alunos. As fichas de trabalho são sem dúvida um estímulo, motivação, intervenção para os alunos com Necessidades Educativas Especiais e um instrumento pedagógico imprescindível para os professores da disciplina de Educação Visual na atual Escola Inclusiva. |
id |
RCAP_b3955751f2970fb1d9cbf34ca3bd421d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12950 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEEEducação artísticaEducação visual - Pessoas com necessidades educativas especiaisEducação especialMétodos pedagógicosInstrumentos de avaliação - Fichas de trabalhoAs metas curriculares da disciplina de Educação Visual implementadas no decorrente ano letivo vieram dificultar de certa forma, a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste ano curricular em especial a disciplina é mais técnica e específica, dificultando a aprendizagem destes alunos. O presente estudo de investigação desenvolvido através de uma análise qualitativa efetuada a um aluno com NEE, em especial do 9º ano de escolaridade, veio colmatar uma lacuna existente nesta área à disciplina de Educação Visual. No que diz respeito à Educação Especial ainda há um longo caminho a percorrer para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico na disciplina de E.V. Foi demonstrada a relevância deste tem a através do questionamento feito aos docentes da disciplina relacionado com o desenvolvimento da questão de investigação: A perspetiva dos professores das Artes Visuais acerca do uso dos manuais como instrumento facilitador à aprendizagem dos alunos NEE surtindo daí um artigo, o qual foi publicado e apresentado na conferência internacional de Educação em Leiria. Desta forma, este estudo de investigação contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos pedagógicos - fichas de trabalho /apoio formativas para os alunos com necessidades educativas ao nível cognitivo, ajudando de certa forma, a ultrapassar a barreira invisível criada sob estes alunos, para que também eles possam desenvolver as mesmas atividades nos domínios da aula tal como os colegas de turma. Podendo num outro contexto de investigação, este estudo servir de base de trabalho para outros estudos de investigação relacionados com a execução de instrumentos pedagógicos para os alunos com NEE na supracitada disciplina. No geral, todos ficam enriquecidos, quer os alunos com NEE quer os professores da disciplina, que a partir deste trabalho, já têm um pouco, facilitada a ardura tarefa de lecionar a disciplina de Educação Visual “a uma plateia” tão heterogénea de alunos. As fichas de trabalho são sem dúvida um estímulo, motivação, intervenção para os alunos com Necessidades Educativas Especiais e um instrumento pedagógico imprescindível para os professores da disciplina de Educação Visual na atual Escola Inclusiva.The curricular goals of Visual Education implemented in the following school year, came to a certain extent hinder the learning of students with special educational needs (SEN). This year in particular, the curriculum of this discipline is more technical and specific, making the learning more difficult for these students. This research developed through a qualitative analysis performed to a student with NEE in particular the 9th year of schooling, came close a gap in the area of Visual Education discipline. With regard to special education there is still a long way to go to students of the 3rd cycle of basic education in the discipline of Visual Education. It was demonstrated the relevance of this theme through the questioning done to teachers of disciplines related to the development of research question: the perspective of Visual arts teachers about the use of the manuals as a tool for learning facilitator of students with SEN, an article which was published and presented at the International Conference of Education in Leiria. In this way this research contributed to the development of pedagogical instruments-educational worksheets for students with cognitive-level educational needs, helping in a way to overcome the invisible barrier created under these students so that they can develop the same activities in the fields of the class classmates. And in another context this research study to serve as a basis for other research studies relating to the implementation of pedagogical instruments for SEN students in Visual Education. In general all are enriched; SEN students want teachers of discipline that already has a little, hard task of teach the discipline of Visual Education to ‘an audience’ so heterogeneous students. The worksheets are undoubtedly a stimulus, motivation, intervention for students with SEN and a pedagogical instrument essential for teachers of Visual Education in the inclusive school.Universidade de Aveiro2014-12-09T12:27:06Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12950TID:201564092porGarcez, Ana Patrícia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T03:51:56Zoai:ria.ua.pt:10773/12950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T03:51:56Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE |
title |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE |
spellingShingle |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE Garcez, Ana Patrícia Silva Educação artística Educação visual - Pessoas com necessidades educativas especiais Educação especial Métodos pedagógicos Instrumentos de avaliação - Fichas de trabalho |
title_short |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE |
title_full |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE |
title_fullStr |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE |
title_full_unstemmed |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE |
title_sort |
Instrumentos pedagógicos de educação visual para alunos com NEE |
author |
Garcez, Ana Patrícia Silva |
author_facet |
Garcez, Ana Patrícia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcez, Ana Patrícia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Educação visual - Pessoas com necessidades educativas especiais Educação especial Métodos pedagógicos Instrumentos de avaliação - Fichas de trabalho |
topic |
Educação artística Educação visual - Pessoas com necessidades educativas especiais Educação especial Métodos pedagógicos Instrumentos de avaliação - Fichas de trabalho |
description |
As metas curriculares da disciplina de Educação Visual implementadas no decorrente ano letivo vieram dificultar de certa forma, a aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Neste ano curricular em especial a disciplina é mais técnica e específica, dificultando a aprendizagem destes alunos. O presente estudo de investigação desenvolvido através de uma análise qualitativa efetuada a um aluno com NEE, em especial do 9º ano de escolaridade, veio colmatar uma lacuna existente nesta área à disciplina de Educação Visual. No que diz respeito à Educação Especial ainda há um longo caminho a percorrer para alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico na disciplina de E.V. Foi demonstrada a relevância deste tem a através do questionamento feito aos docentes da disciplina relacionado com o desenvolvimento da questão de investigação: A perspetiva dos professores das Artes Visuais acerca do uso dos manuais como instrumento facilitador à aprendizagem dos alunos NEE surtindo daí um artigo, o qual foi publicado e apresentado na conferência internacional de Educação em Leiria. Desta forma, este estudo de investigação contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos pedagógicos - fichas de trabalho /apoio formativas para os alunos com necessidades educativas ao nível cognitivo, ajudando de certa forma, a ultrapassar a barreira invisível criada sob estes alunos, para que também eles possam desenvolver as mesmas atividades nos domínios da aula tal como os colegas de turma. Podendo num outro contexto de investigação, este estudo servir de base de trabalho para outros estudos de investigação relacionados com a execução de instrumentos pedagógicos para os alunos com NEE na supracitada disciplina. No geral, todos ficam enriquecidos, quer os alunos com NEE quer os professores da disciplina, que a partir deste trabalho, já têm um pouco, facilitada a ardura tarefa de lecionar a disciplina de Educação Visual “a uma plateia” tão heterogénea de alunos. As fichas de trabalho são sem dúvida um estímulo, motivação, intervenção para os alunos com Necessidades Educativas Especiais e um instrumento pedagógico imprescindível para os professores da disciplina de Educação Visual na atual Escola Inclusiva. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-12-09T12:27:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12950 TID:201564092 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12950 |
identifier_str_mv |
TID:201564092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543524328931328 |