Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10410 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_0a6d6ca446b7b267bd00b2ef4c59b5b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10410 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónomaCriançaMovimento da escola modernaAutonomiaCooperaçãoMultiplicidade de atividadesChildrenModern school movementAutonomyCooperationMultiplicity of activitiesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio tem como principal objetivo evidenciar o percurso efetuado ao longo da Prática Profissional Supervisionada II, em contexto de jardim de infância. O presente relatório intitula-se “Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma” e visa compreender a participação das crianças neste contexto educativo através do instrumento de pilotagem “mapa de atividades”, no âmbito do modelo curricular Movimento da Escola Moderna. Este corresponde a instrumento de planeamento individual e coletivo do currículo, baseado na multiplicidade de atividades em simultâneo e mediador das aprendizagens das crianças. No que se refere à metodologia, este estudo insere-se no âmbito do estudo de caso, assumindo uma perspetiva de natureza qualitativa, utilizando diversos instrumentos e técnicas de recolha de informação. Baseado nos princípios inerentes ao Movimento da Escola Moderna, é possível compreender, através daquele instrumento, como é que as crianças participam, de forma autónoma e em cooperação, no planeamento e na realização das atividades pedagógicas. Com base na análise e reflexão dos dados obtidos dos questionários realizados à equipa educativa e a análise de tabelas com informação recolhida e sintetizada sobre a temática, é possível evidenciar a importância que é dada à autonomia e cooperação no espaço educativo, sendo imperativo promover estas práticas pedagógicas.ABSTRACT The present internship report has as main goal to highlight the path made throughout the Supervised Professional Practice II, in a context of kindergarten. The present report is entitled “Participation by the “voice of children”: multiplicity of simultaneous activities in an autonomous way” and aims to understand the participation of children in this educational context through the navigation instrument “map of activities”, in the framework of the curricular model Modern School Movement. This corresponds to an instrument of individual and collective curriculum planning, based on the multiplicity of simultaneous activities and as a facilitator of the children’s learnings. In what concerns methodology, this study integrates the framework of case study, assuming a perspective of qualitative nature, using various instruments and information gathering techniques. Based on the principals of the Modern School Movement, it is possible to understand, through that instrument, how children participate, in an autonomous and cooperative manner, in the planning and execution of pedagogical activities. Based on the analysis and reflection of the obtained data through the questionnaires done to the educational team and the analysis of tables containing information gathered and synthetized about the subject, it is possible to highlight the importance given to autonomy and cooperation in the educational environment, being imperative to promote those pedagogical practices.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaSimões, AnaRCIPLRebelo, Sara Catarina Agostinho2019-08-05T09:26:21Z2019-05-092019-05-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10410TID:202249727porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:00:19Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10410Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:50.430950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma |
title |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma |
spellingShingle |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma Rebelo, Sara Catarina Agostinho Criança Movimento da escola moderna Autonomia Cooperação Multiplicidade de atividades Children Modern school movement Autonomy Cooperation Multiplicity of activities |
title_short |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma |
title_full |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma |
title_fullStr |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma |
title_full_unstemmed |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma |
title_sort |
Participação pela "voz das crianças": multiplicidade de atividades em simultâneo de forma autónoma |
author |
Rebelo, Sara Catarina Agostinho |
author_facet |
Rebelo, Sara Catarina Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Ana RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebelo, Sara Catarina Agostinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Movimento da escola moderna Autonomia Cooperação Multiplicidade de atividades Children Modern school movement Autonomy Cooperation Multiplicity of activities |
topic |
Criança Movimento da escola moderna Autonomia Cooperação Multiplicidade de atividades Children Modern school movement Autonomy Cooperation Multiplicity of activities |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05T09:26:21Z 2019-05-09 2019-05-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10410 TID:202249727 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10410 |
identifier_str_mv |
TID:202249727 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133453283753984 |