Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sofia Pedro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52361
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_0a71c6acdd9a32b0bfcb45f93ae99f82
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52361
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticasRaciocínio matemáticoEnsino secundárioFunções (Matemática)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este estudo procura compreender o pensamento algébrico e os processos de raciocínio matemático desenvolvidos por alunos do 10.º ano no estudo das funções quadráticas. O estudo assenta num conjunto de aulas sobre funções quadráticas lecionado, no âmbito da disciplina de Matemática A, a uma turma de 23 alunos do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Camões. O paradigma da investigação é interpretativo e a abordagem é qualitativa com observação participante. Neste estudo faz-se uma avaliação das dificuldades iniciais dos alunos no âmbito do pensamento algébrico e do raciocínio matemático, através de um teste de diagnóstico, analisa-se o pensamento algébrico e o raciocínio matemático dos alunos durante as aulas lecionadas, através do seu contributo oral e escrito, e avalia-se a evolução dos alunos no âmbito do pensamento algébrico e do raciocínio matemático no final da lecionação através de um teste final semelhante ao teste de diagnóstico. O estudo conclui que os alunos, no início das aulas das funções quadráticas, tinham dificuldade em traduzir um problema para linguagem algébrica e em produzir justificações. Durante as aulas, os alunos mostraram ter um pensamento algébrico e um raciocínio matemático adequados às tarefas propostas. No final da lecionação, as dificuldades iniciais mantinham-se não se observando evolução dos alunos nem no pensamento algébrico nem no raciocínio matemático.This study aims to understand the algebraic thinking and the processes of mathematical reasoning developed by grade 10 students in the study of quadratic functions. The study was conducted during several lessons about quadratic functions taught in the subject of Matemática A to a class of 23 students of the field of science and technology at Camões’s Secondary School. The study follows a qualitative and interpretative methodological approach and the data collection was carried out through participant observation. The study did an evaluation of the initial difficulties of students in algebraic thinking and mathematical reasoning through a diagnostic test, analyzed the algebraic thinking and the mathematical reasoning of the students in class through their oral and written contributions and evaluated the students’ progress in algebraic thinking and mathematical reasoning at the end of the lessons through a final test similar to the diagnostic test. The study concludes that the students, at the beginning of the lessons, had difficulty in translating a problem to algebraic language and in producing justifications. During the lessons, the students showed an algebraic thinking and a mathematical reasoning adequate to the proposed tasks. At the end of the lessons, the initial difficulties remained and there was no evolution observed neither in the algebraic thinking nor in the mathematical reasoning of the students.Ponte, João Pedro da, 1953-Ferreirim, Isabel Maria André, 1961-Repositório da Universidade de LisboaLima, Sofia Pedro2022-04-18T10:18:24Z20212021-10-022021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52361porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:29.409108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas
title Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas
spellingShingle Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas
Lima, Sofia Pedro
Raciocínio matemático
Ensino secundário
Funções (Matemática)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas
title_full Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas
title_fullStr Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas
title_full_unstemmed Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas
title_sort Pensamento algébrico e raciocínio matemático em alunos de 10º ano no tópico das funções quadráticas
author Lima, Sofia Pedro
author_facet Lima, Sofia Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, João Pedro da, 1953-
Ferreirim, Isabel Maria André, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Sofia Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Raciocínio matemático
Ensino secundário
Funções (Matemática)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Raciocínio matemático
Ensino secundário
Funções (Matemática)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-10-02
2021-01-01T00:00:00Z
2022-04-18T10:18:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52361
url http://hdl.handle.net/10451/52361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134585441746944