Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Francisco Luís Fradique
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3219
Resumo: Capítulo 1. No relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto – Covilhã durante o ano lectivo 2010/2011, tentaram descrever-se com rigor todas as actividades realizadas numa amostra de 3 turmas de Educação Física, entre Ensino Secundário e Ensino Profissional, onde foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico na tentativa de proporcionar diferentes tipos de ganho aos alunos. Com ênfase dado às áreas integrantes e avaliadas no Estágio Pedagógico (Actividade Lectiva, Participação na Escola, Relacionamento com a Comunidade), tentou realizar-se para além de um relato das acções desenvolvidas, uma reflexão crítica sobre todos os pontos considerados relevantes dentro das áreas referidas, fundamentando tomadas de decisão e diferentes perspectivas acerca das partes que influenciam a actuação de um Professor. Foi possível neste processo concluir que o Estágio Pedagógico é uma ferramenta essencial e indispensável para a operacionalização e reformulação de ideias, transformando a acção docente progressivamente com um sentido de procura de melhorias. Capítulo 2. O presente estudo pretende analisar e estabelecer uma relação entre os motivos que conduzem os jovens à prática desportiva e as atitudes que estes demonstram em contexto desportivo, relacionando-os com o nível de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por 172 alunos (entre o género feminino e masculino), com uma média de idades de 14,73±1,36; tendo idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (amostragem não probabilística de conveniência). Os instrumentos utilizados neste estudo foram numa primeira fase o Questionário de Atitudes no Desporto (QAD), adaptado e validado para a língua portuguesa por Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva e Lee, e numa segunda fase o Questionário de Motivação para a Actividade Desportiva (QMAD), adaptado para a língua portuguesa por Serpa e Frias. Do cruzamento dos dados recolhidos concluímos que os factores mais relevantes que levam os alunos à prática desportiva são os factores de ordem intrínseca e orientados para a tarefa, motivações que conduzem tendencialmente a adoptar atitudes e valores adequados em contexto desportivo. Verificámos ainda que motivações orientadas para o ego podem levar a concordar com atitudes e valores menos correctos no desporto, como aqueles que se relacionam com a “Batota” e o “Anti-desportivismo”.
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spelling Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação física - Estágio pedagógicoActividade física - Actividade lectivaActividade física - MotivaçãoActividade física - Comportamento pessoalDesporto escolarCapítulo 1. No relatório de Estágio Pedagógico, realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto – Covilhã durante o ano lectivo 2010/2011, tentaram descrever-se com rigor todas as actividades realizadas numa amostra de 3 turmas de Educação Física, entre Ensino Secundário e Ensino Profissional, onde foram aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico na tentativa de proporcionar diferentes tipos de ganho aos alunos. Com ênfase dado às áreas integrantes e avaliadas no Estágio Pedagógico (Actividade Lectiva, Participação na Escola, Relacionamento com a Comunidade), tentou realizar-se para além de um relato das acções desenvolvidas, uma reflexão crítica sobre todos os pontos considerados relevantes dentro das áreas referidas, fundamentando tomadas de decisão e diferentes perspectivas acerca das partes que influenciam a actuação de um Professor. Foi possível neste processo concluir que o Estágio Pedagógico é uma ferramenta essencial e indispensável para a operacionalização e reformulação de ideias, transformando a acção docente progressivamente com um sentido de procura de melhorias. Capítulo 2. O presente estudo pretende analisar e estabelecer uma relação entre os motivos que conduzem os jovens à prática desportiva e as atitudes que estes demonstram em contexto desportivo, relacionando-os com o nível de escolaridade. A amostra do estudo foi constituída por 172 alunos (entre o género feminino e masculino), com uma média de idades de 14,73±1,36; tendo idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (amostragem não probabilística de conveniência). Os instrumentos utilizados neste estudo foram numa primeira fase o Questionário de Atitudes no Desporto (QAD), adaptado e validado para a língua portuguesa por Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva e Lee, e numa segunda fase o Questionário de Motivação para a Actividade Desportiva (QMAD), adaptado para a língua portuguesa por Serpa e Frias. Do cruzamento dos dados recolhidos concluímos que os factores mais relevantes que levam os alunos à prática desportiva são os factores de ordem intrínseca e orientados para a tarefa, motivações que conduzem tendencialmente a adoptar atitudes e valores adequados em contexto desportivo. Verificámos ainda que motivações orientadas para o ego podem levar a concordar com atitudes e valores menos correctos no desporto, como aqueles que se relacionam com a “Batota” e o “Anti-desportivismo”.Chapter 1. In this report of the Teacher Training, held at the school Frei Heitor Pinto - Covilhã during the academic year of 2010/2011, I’ve tried to accurately describe all the activities performed on a sample of three classes of Physical Education, between Secondary Education and Vocational Education. With emphasis given to the areas included in Teacher Training (Teaching Activities, Participation in School, Community Relations), I tried to perform beyond an account of action, a critical reflection on all issues that are relevant in the areas I thought before, basing decision-making and share different perspectives about their influence on the behavior of a teacher. This process allowed concluding that the Teacher Training is an essential and indispensable tool for the operationalization and reformulation of ideas, gradually transforming the teaching action with a sense of looking for improvements. Chapter 2. This study aims to examine and establish a relation between the reasons that lead young people to practice sports and the attitudes show in this context, relating them to the level of schooling. The study sample consisted in 172 students (between the female and male) with a mean age of 14.73 ± 1.36, with ages between 13 and 17 years (non-probability sample of convenience). The instruments used in this study were initially the Attitudes Questionnaire for Spot (AQS), adapted and validated to Portuguese by Chazisarantis, Cruz, Gonçalves, Silva and Lee, and in a second stage the Motivation Questionnaire for Sports Activity (MQSA), adapted to Portuguese by Serpa and Frias. By the crossing of data collected we conclude that the most relevant factors that lead students to practice sport was instrinsic and task-oriented factors, and that motivations tends to lead to adopt attitudes and values appropriate in the contex of sport. We also showed that self-oriented motivations can lead to agree less with correct attitudes and values in sport, such as those that relate to “Cheat” and “Anti-Sportmanship”.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumPires, Francisco Luís Fradique2015-04-09T10:03:31Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:40ZPortal AgregadorONG
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