Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Pedro Daniel Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3285
Resumo: Capítulo 1. O presente relatório de Estágio Pedagógico descreve a atividade desenvolvida ao longo do ano letivo 2011/2012 na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Física do Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O principal objetivo do estágio foi ter contato com a realidade escolar, onde pude desenvolver a atividade docente, como professor de Educação Física. Para além disso, foi possível realizar a gestão duma Direção de Turma, acompanhar um grupo/equipa do Desporto Escolar e realizar atividades extracurriculares. Com a realização do Estágio Pedagógico pude desenvolver as minhas capacidades como professor, promovida pelo constante debate de ideias e soluções dentro do Grupo de Estágio de Educação Física e do professor orientador, que fomentou as potencialidades como docente. Capítulo 2. O objetivo deste estudo foi conhecer os níveis de força em alunos do Ensino Secundário, a frequentar o Ensino Regular, tendo em conta a sua prática desportiva e vivência desportiva. Foram avaliados 102 indivíduos do género masculino (idade: 16,43±1,06 anos) e 94 do género feminino (idade: 16,5±1,1 anos), estudantes do Ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 15-19 anos, que foram divididos tendo em conta as práticas e vivências desportivas. Aplicaram-se os testes das Extensões de Braços, Abdominais e Salto Horizontal e foi realizado o tratamento estatístico utilizando um grau de confiança de 95% (p < 0,05). Os resultados revelam que os alunos que praticam atividades desportivas extracurriculares para além das aulas de Educação Física atingiram mais valores dentro das zonas definidas como saudáveis. Em suma, tendo por base os resultados obtidos, consideramos que a prática de atividade física regular, para além das aulas de Educação Física permite o aumento dos níveis de força, nomeadamente dos membros inferiores.
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spelling Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação física - Estágio pedagógicoEducação física - Actividades lectivasEducação física - Ensino secundárioPrática desportiva - Ensino secundárioPrática desportiva - Jovens - Avaliação da força muscularCapítulo 1. O presente relatório de Estágio Pedagógico descreve a atividade desenvolvida ao longo do ano letivo 2011/2012 na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no âmbito do Mestrado de Ensino de Educação Física do Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior. O principal objetivo do estágio foi ter contato com a realidade escolar, onde pude desenvolver a atividade docente, como professor de Educação Física. Para além disso, foi possível realizar a gestão duma Direção de Turma, acompanhar um grupo/equipa do Desporto Escolar e realizar atividades extracurriculares. Com a realização do Estágio Pedagógico pude desenvolver as minhas capacidades como professor, promovida pelo constante debate de ideias e soluções dentro do Grupo de Estágio de Educação Física e do professor orientador, que fomentou as potencialidades como docente. Capítulo 2. O objetivo deste estudo foi conhecer os níveis de força em alunos do Ensino Secundário, a frequentar o Ensino Regular, tendo em conta a sua prática desportiva e vivência desportiva. Foram avaliados 102 indivíduos do género masculino (idade: 16,43±1,06 anos) e 94 do género feminino (idade: 16,5±1,1 anos), estudantes do Ensino Secundário, com idades compreendidas entre os 15-19 anos, que foram divididos tendo em conta as práticas e vivências desportivas. Aplicaram-se os testes das Extensões de Braços, Abdominais e Salto Horizontal e foi realizado o tratamento estatístico utilizando um grau de confiança de 95% (p < 0,05). Os resultados revelam que os alunos que praticam atividades desportivas extracurriculares para além das aulas de Educação Física atingiram mais valores dentro das zonas definidas como saudáveis. Em suma, tendo por base os resultados obtidos, consideramos que a prática de atividade física regular, para além das aulas de Educação Física permite o aumento dos níveis de força, nomeadamente dos membros inferiores.Chapter 1. This report describes the Pedagogical Internship activity developed throughout the academic year 2011/2012 in Frei Heitor Pinto`s High School, in the ambit of the Master Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Beira Interior. The main objective of the internship was to have contact with school reality, where I could develop teaching activities such as physical education teacher. In addition, it was possible for the management of Class Tutoring, to follow a group/team School Sports and perform extracurricular activities. With the performance of internship I could develop my skills as a teacher, promoted by the constant debate of ideas and solutions within the Physical Education Internship Group and teacher's orientation, which expand the potential as a teacher. Chapter 2. The purpose of this study was to examine the strength levels in high school students, to attend Physical Education, considering their sports practice and sports experiences. Were evaluated 102 male subjects (age: 16,43±1,06 years) e 94 female subjects (age: 16,5±1,1 years), High School students, aged between 15-19 years, that were assigned taking into account their sports practice and sports experiences. Were applied several tests, like Arms Extension, Abdominal and Horizontal Jump and statistical analysis was performed using a confidence level of 95% (p <0.05). The results showed that students who practice sports extracurricular activities beyond Physical Education classes reached more values within the intervals defined as healthy zones. In summary, based on the results we believe that regular practice of physical activity, in adduction to physical education classes allows increased levels of strength, in particular in legs.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumNogueira, Pedro Daniel Cardoso2015-04-16T13:16:42Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:45ZPortal AgregadorONG
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