Da possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor: uma projeção para 2050

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, António Camilo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76727
Resumo: O texto é um ensaio que procura olhar para a formação de professores e para o ser professor. Através de uma reflexão interpretativa, tenta “projetar” essa realidade tendo, como metodologia de análise, uma hermenêutica de perguntas e respostas, de construção e desconstrução, de continuidades e descontinuidades – saindo, portanto, dos cânones de uma metodologia científica de investigação e reflexão. Assim, o ensaio parte de nove pilares e três perguntas iniciais que tentam esclarecer os caminhos educativos, fazendo depois o elogio à diplomacia e ao professor diplomata. Das várias palavras-chave que configuram a diplomacia, o ensaio enfatiza a linguagem, a experiência, a interpretação e o cuidado, como caminhos a serem “percorridos” pelo professor diplomata, sem esquecer a sua formação e profissionalidade – para ser um Bom professor. Consideramos (projetamos) 2050, pois é uma data simbólica (metade do Sec. XXI), e talvez nessa metade, pelo que vamos observando no mundo - conflitos, disputas, mudanças – a humanidade e a educação necessitem de um professor diplomata como um dos esteios de segurança e retorno ao sentido humano.
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spelling Da possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor: uma projeção para 2050The possibility of diplomacy in education, formation and on being a teacher: a projection for 2050Formação de professoresFilosofia da educaçãoLinguagemEducationTeacher educationPhilosophy of educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO texto é um ensaio que procura olhar para a formação de professores e para o ser professor. Através de uma reflexão interpretativa, tenta “projetar” essa realidade tendo, como metodologia de análise, uma hermenêutica de perguntas e respostas, de construção e desconstrução, de continuidades e descontinuidades – saindo, portanto, dos cânones de uma metodologia científica de investigação e reflexão. Assim, o ensaio parte de nove pilares e três perguntas iniciais que tentam esclarecer os caminhos educativos, fazendo depois o elogio à diplomacia e ao professor diplomata. Das várias palavras-chave que configuram a diplomacia, o ensaio enfatiza a linguagem, a experiência, a interpretação e o cuidado, como caminhos a serem “percorridos” pelo professor diplomata, sem esquecer a sua formação e profissionalidade – para ser um Bom professor. Consideramos (projetamos) 2050, pois é uma data simbólica (metade do Sec. XXI), e talvez nessa metade, pelo que vamos observando no mundo - conflitos, disputas, mudanças – a humanidade e a educação necessitem de um professor diplomata como um dos esteios de segurança e retorno ao sentido humano.The text is an essay that tries to look at teacher training and being a teacher. To this end, through an interpretive reflection, it tries to “project” this reality using as analysis methodology a hermeneutic of questions and answers, of construction and deconstruction, of continuities and discontinuities. This fact comes out of the canons of a scientific methodology of investigation and reflection. Thus, the essay starts from nine pillars and three initial questions that try to clarify the educational paths, later praising diplomacy and the diplomat professor. Of the various keywords that make up diplomacy, the essay emphasizes language, experience, interpretation, and care, as paths to be taken by the diplomat professor, without forgetting your training and professionalism – to be a good teacher. We consider (we project) 2050, as it is a symbolic date (mid-Sec. XXI), and perhaps in this half, from what we are observing in the world - conflicts, disputes, changes -humanity and education need a diplomat teacher as one of the pillars of security and return to the human sense.Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Universidade do MinhoCunha, António Camilo2022-03-152022-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76727porCunha, A. C. (2022). Da possibilidade da diplomacia na educação, formação e no ser professor – Uma projeção para 2050. Educação Em Foco, 27(1), 27014. https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/360940104-32932447-5246e27014https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/36094info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:10:49.608371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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