Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurano, Laura Maria dos Santos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15900
Resumo: Resumo: Em sua teoria, o filósofo e educador John Dewey apresentou críticas veementes aos dualismos que ensejam a separação entre teoria e prática, saber e fazer, pensamento e ação, espírito e corpo oriundos das filosofias tradicionais Acreditando na capacidade formativa da educação, Dewey elaborou uma teoria da experiência com o propósito de indicar a direção positiva na seleção e organização de conteúdos e métodos de pesquisa, e para compreender que a experiência é a fonte e o pensamento reflexivo é o método mais adequado para adquirir conhecimento Em se tratando das implicações dessas ideias para a área de formação de professores, podemos considerar que o tema é bastante problemático quando teoria e prática não estão intimamente vinculados, quando o saber não é oriundo do fazer e quando a transmissão de conteúdos é, em si mesma, a base do processo educativo Portanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica para analisar qual é a concepção de formação implícita na teoria deweyana e qual é o papel do professor sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey Nesse contexto, compreendemos que formar, para Dewey, é produzir hábitos ativos por meio do pensamento reflexivo amparado na tríade dúvida, investigação e descoberta E, que o professor é um líder intelectual que deve procurar criar condições para que os alunos renovem e reconstruam suas experiências constantemente Para tanto, o professor precisa dominar os conteúdos, conhecer os interesses dos alunos, ter espírito aberto, interesse e responsabilidade para atuar com criticidade e autonomia
id UEL_0691d088dc660e7b4576795ac84b1e97
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/15900
network_acronym_str UEL
network_name_str Repositório Institucional da UEL
repository_id_str
spelling Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John DeweyProfessoresFormaçãoEducaçãoFilosofiaTeacher trainingEducationPhilosophyResumo: Em sua teoria, o filósofo e educador John Dewey apresentou críticas veementes aos dualismos que ensejam a separação entre teoria e prática, saber e fazer, pensamento e ação, espírito e corpo oriundos das filosofias tradicionais Acreditando na capacidade formativa da educação, Dewey elaborou uma teoria da experiência com o propósito de indicar a direção positiva na seleção e organização de conteúdos e métodos de pesquisa, e para compreender que a experiência é a fonte e o pensamento reflexivo é o método mais adequado para adquirir conhecimento Em se tratando das implicações dessas ideias para a área de formação de professores, podemos considerar que o tema é bastante problemático quando teoria e prática não estão intimamente vinculados, quando o saber não é oriundo do fazer e quando a transmissão de conteúdos é, em si mesma, a base do processo educativo Portanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica para analisar qual é a concepção de formação implícita na teoria deweyana e qual é o papel do professor sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey Nesse contexto, compreendemos que formar, para Dewey, é produzir hábitos ativos por meio do pensamento reflexivo amparado na tríade dúvida, investigação e descoberta E, que o professor é um líder intelectual que deve procurar criar condições para que os alunos renovem e reconstruam suas experiências constantemente Para tanto, o professor precisa dominar os conteúdos, conhecer os interesses dos alunos, ter espírito aberto, interesse e responsabilidade para atuar com criticidade e autonomiaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: In his theory, the philosopher and educator John Dewey presented vehement criticisms to the dualisms which gave rise to the separation between theory and practice, knowledge and practice, thought and action, spirit and body, problems that came from the traditional philosophies Believing in the training capacity of education, Dewey developed a theory of experience in order to indicate the positive direction for selecting and organizing content and research methods He also understood that experience is the source of knowledge, and that reflective thinking is the most appropriate method to acquire it Regarding to the implications of these ideas for the area of teacher’s training, we can consider that the issue is problematic in the cases when theory and practice are not closely linked, when knowledge is not produced from doing, and when the transmission of content is in itself considered the base of educational process Therefore, we conducted a literature search to analyze what is the concept of education implicit in Dewey's theory and what is the teacher's role from the perspective of John Dewey’s conception of experience In this context, we understand that, for Dewey, to educate someone is to form active habits through reflective thinking supported by the triad: doubt, research and discovery For the author, teacher is an intellectual leader who should seek to create the conditions for students to constantly renew and rebuild their experiences Toward this end, the teacher must master the content, meet student’s interests, have open mind, interest and responsibility to act with criticism and autonomyHenning, Leoni Maria Padilha [Orientador]Cunha, Marcus Vinicius daMuraro, Darcísio NatalVerástegui, Rosa de Lourdes AguilarMaurano, Laura Maria dos Santos2024-05-01T14:58:20Z2024-05-01T14:58:20Z2016.0022.02.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/15900porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:06Zoai:repositorio.uel.br:123456789/15900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:06Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey
title Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey
spellingShingle Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey
Maurano, Laura Maria dos Santos
Professores
Formação
Educação
Filosofia
Teacher training
Education
Philosophy
title_short Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey
title_full Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey
title_fullStr Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey
title_full_unstemmed Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey
title_sort Formação de professores sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey
author Maurano, Laura Maria dos Santos
author_facet Maurano, Laura Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]
Cunha, Marcus Vinicius da
Muraro, Darcísio Natal
Verástegui, Rosa de Lourdes Aguilar
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurano, Laura Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Formação
Educação
Filosofia
Teacher training
Education
Philosophy
topic Professores
Formação
Educação
Filosofia
Teacher training
Education
Philosophy
description Resumo: Em sua teoria, o filósofo e educador John Dewey apresentou críticas veementes aos dualismos que ensejam a separação entre teoria e prática, saber e fazer, pensamento e ação, espírito e corpo oriundos das filosofias tradicionais Acreditando na capacidade formativa da educação, Dewey elaborou uma teoria da experiência com o propósito de indicar a direção positiva na seleção e organização de conteúdos e métodos de pesquisa, e para compreender que a experiência é a fonte e o pensamento reflexivo é o método mais adequado para adquirir conhecimento Em se tratando das implicações dessas ideias para a área de formação de professores, podemos considerar que o tema é bastante problemático quando teoria e prática não estão intimamente vinculados, quando o saber não é oriundo do fazer e quando a transmissão de conteúdos é, em si mesma, a base do processo educativo Portanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica para analisar qual é a concepção de formação implícita na teoria deweyana e qual é o papel do professor sob a ótica da concepção de experiência de John Dewey Nesse contexto, compreendemos que formar, para Dewey, é produzir hábitos ativos por meio do pensamento reflexivo amparado na tríade dúvida, investigação e descoberta E, que o professor é um líder intelectual que deve procurar criar condições para que os alunos renovem e reconstruam suas experiências constantemente Para tanto, o professor precisa dominar os conteúdos, conhecer os interesses dos alunos, ter espírito aberto, interesse e responsabilidade para atuar com criticidade e autonomia
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2016.00
2024-05-01T14:58:20Z
2024-05-01T14:58:20Z
22.02.2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15900
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Educação
Centro de Educação, Comunicação e Artes
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Repositório Institucional da UEL
collection Repositório Institucional da UEL
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1809823285037236224