O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ricardo Alexandre Carvalho da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30141
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_0a7a7c1c6d54b810c6e3720ae7dd2f72
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30141
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015Formação de professoresPrática pedagógicaDeficiênciaInclusãoRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Estágio Pedagógico representa um marco fundamental na formação académica, profissional e pessoal. Na formação académica, pois é a conclusão de um ciclo de estudos, onde é possível colocar em prática todos os conteúdos adquiridos ao longo da formação inicial. Na formação profissional, porque é a primeira experiência no mundo do ensino, onde através de uma prática guiada e supervisionada aprendemos o que é ser professor. Por fim, considero ser um marco a nível pessoal, pois é o ano onde passamos por experiências novas, onde é essencial a nossa superação. O presente documento tem como finalidade realizar uma reflexão crítica da prática pedagógica desenvolvida na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia, localizada do Senhor da Serra – Semide, junto da turma H do 9.ºano de escolaridade no ano letivo 2014/2015. Este consiste na elaboração do relatório final de estágio, estando estruturado em três capítulos fundamentais: o primeiro que faz referência à contextualização da prática desenvolvida; o segundo onde é apresentada uma análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas, e por fim, o terceiro capítulo que é dedicado à apresentação da investigação realizada para o tema-problema sobre o “O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de Educação Física.”. Este estudo surge com o objetivo principal perceber o impacto de uma atividade denominada “Dia Ferrer Paralímpicos” dedicada à prática de desporto adaptado e que variáveis (género, contacto prévio com pessoas com deficiência e o nível de competitividade nas atividades) influenciam as atitudes dos alunos. A amostra é constituída por 26 alunos, do 9º ano de escolaridade, pertencentes a Escola Básica Integrada c/ J.I. Prof. Dr. Ferrer Correia. A versão traduzida para português do Children’s Attitudes Toward Integrated Physical Education – Revised (CAIPE-R) foi aplicada para avaliar as atitudes dos alunos antes e depois da atividade. Os resultados mostram que houve diferenças estatisticamente significativas nas atitudes dos alunos face à inclusão antes e depois da atividade, com a evidência que melhoraram as suas atitudes, isto é revelaram maior aceitação em relação à inclusão. The Pedagogic Stage represents a key milestone in the academic, professional and personal formation. On academic background, as is the completion of a course of study, where it is possible to put into practice all content acquire along the initial formation. Vocational training, it is the first experience in the world of education, where through a guided and supervised practice we learn what it means to be a teacher. Finally, consider to be a milestone on a personal level, because it is the year where we go through new experiences, where our resilience is essential. This document aims to carry out a critical reflection of pedagogical practice in Integrated School with J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia, located on the Serra-Semide, along the class H of the 9th year of schooling in the academic year of 2014/2015. This consists in drawing up the final report stage, being structured in three chapters: the first that makes reference to the contextualization of the practice developed; the second where is presented an analysis and reflection on pedagogical practices developed, and finally, the third and last chapter which is dedicated to the presentation of the research carried out for the theme-problem on “The effect of a sport adapted in the attitudes of students without SEN face the inclusion of pupils with SEN in physical education classes”. This study comes up with main objective, to analyse the impact of an activity called “Ferrer Paralympics Day” dedicated to the practice of sport tailored and realize that variables (gender, prior contact with people with disabilities and the level of competitiveness in the activity) influence the attitudes of students. The sample consists of 26 students, of the 9th year of schooling, belonging to Integrated School c/J. I. Prof. Ferrer Correia. The translated version for the Portuguese Children’s Attitudes Toward Integrated Physical Education-Revised (CAIPE-R) was applied to assess the attitudes of students before and after the activity. The results shows that there were statistically significant differences in the attitudes of the students face to include before and after activity, with the evidence that improved their attitudes, this is revealed greater acceptance in relation to inclusion.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30141http://hdl.handle.net/10316/30141TID:201342499porCosta, R. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma H do 9.ºano no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Costa, Ricardo Alexandre Carvalho dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:15.213578Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
title O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
spellingShingle O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
Costa, Ricardo Alexandre Carvalho da
Formação de professores
Prática pedagógica
Deficiência
Inclusão
title_short O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
title_full O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
title_fullStr O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
title_sort O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio desenvolvido na escola básica integrada com J. I. Prof Dr. Ferrer Correia junto das turma do 9ºH no ano letivo 2014-2015
author Costa, Ricardo Alexandre Carvalho da
author_facet Costa, Ricardo Alexandre Carvalho da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ricardo Alexandre Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Prática pedagógica
Deficiência
Inclusão
topic Formação de professores
Prática pedagógica
Deficiência
Inclusão
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30141
http://hdl.handle.net/10316/30141
TID:201342499
url http://hdl.handle.net/10316/30141
identifier_str_mv TID:201342499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, R. (2015). Relatório de Estágio desenvolvido na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma H do 9.ºano no ano letivo 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663965741056