O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Hugo André Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30125
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_ebf2e711904a8b8ba330c0aff9ddcdf4
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30125
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015Ensino da educação físicaInclusãoRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO estágio pedagógico promove a aquisição de um conjunto de saberes profissionais e pessoais, de atitudes práticas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, que servirão como base de sustentação para uma integração na carreira docente na área da Educação Física. O presente Relatório Final de Estágio surge no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico, presente no Plano de Estudos do 2º ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido a prática desenvolvida na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia, integrada no Agrupamento de Escolas de Mirando do Corvo, numa turma de 8ºano. Nesta fase final deste ano letivo de estágio é pertinente a elaboração desta reflexão, onde irei incidir sobretudo sobre a aplicação da formação inicial durante o mesmo, acerca de como foi elaborado o planeamento letivo, se foi desenvolvida a diferenciação pedagógica necessária a um melhoramento do processo de ensino-aprendizagem e se foram alcançados os objetivos propostos no início do estágio e daí, quais foram os pontos fracos e fortes do meu desempenho bem como o que poderia ter melhorado em relação a estes pontos. Este documento é constituído mais especificamente por uma contextualização da prática do estágio, no qual estarão presentes as minhas expectativas e objetivos definidos previamente, seguidos posteriormente de reflexões sobre as decisões tomadas ao longo do ano letivo, o planeamento, a realização e a avaliação, tendo em conta as dificuldades sentidas e a evolução, tanto minha como da turma, bem como ainda pelo aprofundamento do tema que foi traduzido com a realização de uma atividade extra curricular para toda a comunidade escolar por forma a verificar o “Impacto do dia Ferrer Paralímpicos nas atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de Ed. Física.”, tentando assim mudar paradigmas acerca da escola inclusiva. The pedagogic training promotes the acquisition of professional and personal skills as well as practical skills when identifying and solving pedagogic problems. These skills will serve as the basis to integrate the teaching career of Physical Education. This Final Report is the result of the Practicum Report course unit which is part of the study program of the Master in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary School in the Faculty of Sport Science and Physical Education. The Practicum took place in Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia – Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, in an 8th grade class. In this final phase of the academic year, it is important to reflect on the application of the initial training, on the academic year planning, on the pedagogical differentiation needed for an improvement of the teaching-learning process, and on the objectives proposed in the beginning of the Practicum. It will also be done a reflection on weakness and strength areas of my performance and how they could be improved. The report presents my expectations and objectives that were defined in advance. Taking into account the difficulties experienced, my evolution, and the evolution of the classroom, reflections on the decisions taken over the academic year, the planning, the realization and the evaluation are also presented in this document. It is also discussed the theme that was formalized with the realization of an extracurricular activity for all the school community. This activity allows to verify the “Impacto do dia Ferrer Paralímpicos nas atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de Ed. Física.” and consequently to change paradigms concerning the inclusive school.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30125http://hdl.handle.net/10316/30125TID:201342600porMorais, H. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia Junto Da Turma Do 8ºG No Ano Letivo De 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Morais, Hugo André Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:51Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:16.395239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015
title O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015
spellingShingle O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015
Morais, Hugo André Rodrigues
Ensino da educação física
Inclusão
title_short O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015
title_full O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015
title_fullStr O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015
title_full_unstemmed O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015
title_sort O efeito de uma atividade de desporto adaptado nas atitudes dos alunos sem NEE face a inclusão de alunos com NEE nas aulas de educação física : relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola EBI-JI Prof. Dr. Ferrer Correia junto da turma do 8ºG no ano letivo de 2014-2015
author Morais, Hugo André Rodrigues
author_facet Morais, Hugo André Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Hugo André Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Inclusão
topic Ensino da educação física
Inclusão
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30125
http://hdl.handle.net/10316/30125
TID:201342600
url http://hdl.handle.net/10316/30125
identifier_str_mv TID:201342600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, H. (2015). Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia Junto Da Turma Do 8ºG No Ano Letivo De 2014/2015. Relatório de Estágio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133664027607040