Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marco António Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10376
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar se o instrumento consegue identificar correlações entre tipos de decisão predominantes que definam os alunos que trocaram de curso dos alunos que não trocaram de curso e assim tentar ganhar um maior conhecimento sobre o que ocorre durante a tomada de decisão dos alunos. O instrumento utilizado foi uma versão traduzida do questionário Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ) para avaliar os tipos de tomada de decisão em situações de stress e conflito. O questionário traduzido para português, composto por 22 questões, foi aplicado a uma amostra de 92 estudantes que frequentam a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os resultados mostraram que a versão traduzida do questionário MDMQ demonstrou valores de consistência interna satisfatórios e que o questionário foi eficaz a identificar os tipos de decisão dos alunos. As variáveis independentes idade, género e trocar de curso foram correlacionadas com os resultados das subescalas dos tipos de decisão do questionário. Os dados foram tratados através do programa estatístico SPSS.
id RCAP_0a919a1a10b5d809d8b3300349084181
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10376
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de cursotomada de decisãoconflitoO objetivo deste estudo foi avaliar se o instrumento consegue identificar correlações entre tipos de decisão predominantes que definam os alunos que trocaram de curso dos alunos que não trocaram de curso e assim tentar ganhar um maior conhecimento sobre o que ocorre durante a tomada de decisão dos alunos. O instrumento utilizado foi uma versão traduzida do questionário Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ) para avaliar os tipos de tomada de decisão em situações de stress e conflito. O questionário traduzido para português, composto por 22 questões, foi aplicado a uma amostra de 92 estudantes que frequentam a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os resultados mostraram que a versão traduzida do questionário MDMQ demonstrou valores de consistência interna satisfatórios e que o questionário foi eficaz a identificar os tipos de decisão dos alunos. As variáveis independentes idade, género e trocar de curso foram correlacionadas com os resultados das subescalas dos tipos de decisão do questionário. Os dados foram tratados através do programa estatístico SPSS.The objective of this study was to evaluate whether the instrument can identify correlations between the predominant types of decisions that define students who change courses from students who do not change courses and, therefore, try to gain greater knowledge about what happens during decision-making. students' decision. The instrument used was a translated version of the Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ) to assess the types of decision making in stress and conflict situations. The questionnaire translated into Portuguese, consisting of 22 questions, was applied to a sample of 92 students attended by the University of Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. The results shown that the translated version of the MDMQ questionnaire demonstrated satisfactory internal consistency values and the questionnaire was effective in identifying students' decision types. The independent variables of age, gender and course change were correlated with the results of the questionnaire decision type subscales. Data were implemented through the SPSS statistical program.2021-05-18T11:39:35Z2020-03-09T00:00:00Z2020-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10376porPinto, Marco António Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10376Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:08.285587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
title Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
spellingShingle Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
Pinto, Marco António Santos
tomada de decisão
conflito
title_short Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
title_full Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
title_fullStr Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
title_full_unstemmed Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
title_sort Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
author Pinto, Marco António Santos
author_facet Pinto, Marco António Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marco António Santos
dc.subject.por.fl_str_mv tomada de decisão
conflito
topic tomada de decisão
conflito
description O objetivo deste estudo foi avaliar se o instrumento consegue identificar correlações entre tipos de decisão predominantes que definam os alunos que trocaram de curso dos alunos que não trocaram de curso e assim tentar ganhar um maior conhecimento sobre o que ocorre durante a tomada de decisão dos alunos. O instrumento utilizado foi uma versão traduzida do questionário Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ) para avaliar os tipos de tomada de decisão em situações de stress e conflito. O questionário traduzido para português, composto por 22 questões, foi aplicado a uma amostra de 92 estudantes que frequentam a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os resultados mostraram que a versão traduzida do questionário MDMQ demonstrou valores de consistência interna satisfatórios e que o questionário foi eficaz a identificar os tipos de decisão dos alunos. As variáveis independentes idade, género e trocar de curso foram correlacionadas com os resultados das subescalas dos tipos de decisão do questionário. Os dados foram tratados através do programa estatístico SPSS.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-09T00:00:00Z
2020-03-09
2021-05-18T11:39:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10376
url http://hdl.handle.net/10348/10376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137127036878848