Identificar correlações entre os tipos de decisão dos alunos do ensino superior na escolha de curso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10376 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar se o instrumento consegue identificar correlações entre tipos de decisão predominantes que definam os alunos que trocaram de curso dos alunos que não trocaram de curso e assim tentar ganhar um maior conhecimento sobre o que ocorre durante a tomada de decisão dos alunos. O instrumento utilizado foi uma versão traduzida do questionário Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ) para avaliar os tipos de tomada de decisão em situações de stress e conflito. O questionário traduzido para português, composto por 22 questões, foi aplicado a uma amostra de 92 estudantes que frequentam a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os resultados mostraram que a versão traduzida do questionário MDMQ demonstrou valores de consistência interna satisfatórios e que o questionário foi eficaz a identificar os tipos de decisão dos alunos. As variáveis independentes idade, género e trocar de curso foram correlacionadas com os resultados das subescalas dos tipos de decisão do questionário. Os dados foram tratados através do programa estatístico SPSS. |
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O objetivo deste estudo foi avaliar se o instrumento consegue identificar correlações entre tipos de decisão predominantes que definam os alunos que trocaram de curso dos alunos que não trocaram de curso e assim tentar ganhar um maior conhecimento sobre o que ocorre durante a tomada de decisão dos alunos. O instrumento utilizado foi uma versão traduzida do questionário Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ) para avaliar os tipos de tomada de decisão em situações de stress e conflito. O questionário traduzido para português, composto por 22 questões, foi aplicado a uma amostra de 92 estudantes que frequentam a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os resultados mostraram que a versão traduzida do questionário MDMQ demonstrou valores de consistência interna satisfatórios e que o questionário foi eficaz a identificar os tipos de decisão dos alunos. As variáveis independentes idade, género e trocar de curso foram correlacionadas com os resultados das subescalas dos tipos de decisão do questionário. Os dados foram tratados através do programa estatístico SPSS. |
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