Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lança, Carla
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/353
Resumo: De acordo com a Organização Mundial de Saúde existem 180 milhões de pessoas em todo o mundo com incapacidade visual. Nas sociedades ocidentais, o ser humano tornou-se um ser exclusivamente visual. Cada vez mais se privilegia a visão em detrimento dos outros sentidos, sendo constantes os apelos à imagem. Nesse sentido, quando a capacidade visual é perdida, mesmo que parcialmente, despoletam-se problemas sociais graves e de complexa resolução. A reabilitação Ortóptica é uma peça essencial no puzzle da reabilitação nestes casos. O Ortoptista explora as possibilidades de aproveitamento do resíduo visual dos utentes com baixa visão, reeducando-os na utilização dos movimentos oculares, coordenação olho-mão e capacidade discriminatória. A avaliação, treino e acompanhamento na adaptação à leitura e escrita com auxiliares ópticos é de extrema importância na reintegração destes indivíduos numa vida social activa.
id RCAP_0aa9b8dd9a44a6f8a8861a76a1b9d1c2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visãoOrtópticaReabilitaçãoBaixa visãoResíduo visualAuxiliares ópticosDe acordo com a Organização Mundial de Saúde existem 180 milhões de pessoas em todo o mundo com incapacidade visual. Nas sociedades ocidentais, o ser humano tornou-se um ser exclusivamente visual. Cada vez mais se privilegia a visão em detrimento dos outros sentidos, sendo constantes os apelos à imagem. Nesse sentido, quando a capacidade visual é perdida, mesmo que parcialmente, despoletam-se problemas sociais graves e de complexa resolução. A reabilitação Ortóptica é uma peça essencial no puzzle da reabilitação nestes casos. O Ortoptista explora as possibilidades de aproveitamento do resíduo visual dos utentes com baixa visão, reeducando-os na utilização dos movimentos oculares, coordenação olho-mão e capacidade discriminatória. A avaliação, treino e acompanhamento na adaptação à leitura e escrita com auxiliares ópticos é de extrema importância na reintegração destes indivíduos numa vida social activa.RCIPLLança, Carla2011-11-14T15:56:26Z2007-112007-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/353porLança CC. Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão. In IV Congresso Brasileiro de Ortóptica, XXIV Jornada de Ortóptica e XVI Jornada de Ortóptica do Uni-IBMR, S. Paulo, 16 de Novembro de 2007. Comunicação oral.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-13T02:17:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:41.452207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão
title Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão
spellingShingle Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão
Lança, Carla
Ortóptica
Reabilitação
Baixa visão
Resíduo visual
Auxiliares ópticos
title_short Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão
title_full Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão
title_fullStr Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão
title_full_unstemmed Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão
title_sort Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão
author Lança, Carla
author_facet Lança, Carla
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Lança, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Ortóptica
Reabilitação
Baixa visão
Resíduo visual
Auxiliares ópticos
topic Ortóptica
Reabilitação
Baixa visão
Resíduo visual
Auxiliares ópticos
description De acordo com a Organização Mundial de Saúde existem 180 milhões de pessoas em todo o mundo com incapacidade visual. Nas sociedades ocidentais, o ser humano tornou-se um ser exclusivamente visual. Cada vez mais se privilegia a visão em detrimento dos outros sentidos, sendo constantes os apelos à imagem. Nesse sentido, quando a capacidade visual é perdida, mesmo que parcialmente, despoletam-se problemas sociais graves e de complexa resolução. A reabilitação Ortóptica é uma peça essencial no puzzle da reabilitação nestes casos. O Ortoptista explora as possibilidades de aproveitamento do resíduo visual dos utentes com baixa visão, reeducando-os na utilização dos movimentos oculares, coordenação olho-mão e capacidade discriminatória. A avaliação, treino e acompanhamento na adaptação à leitura e escrita com auxiliares ópticos é de extrema importância na reintegração destes indivíduos numa vida social activa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11
2007-11-01T00:00:00Z
2011-11-14T15:56:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/353
url http://hdl.handle.net/10400.21/353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lança CC. Reabilitação ortóptica com auxiliares ópticos em casos de baixa visão. In IV Congresso Brasileiro de Ortóptica, XXIV Jornada de Ortóptica e XVI Jornada de Ortóptica do Uni-IBMR, S. Paulo, 16 de Novembro de 2007. Comunicação oral.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133356820004864