Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ismael Amauri Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28018
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_0ab110ecc15f5dc57119629d0e248d20
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28018
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplinaEnsino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundários, visa o aprofundamento dos conhecimentos científicos nas ciências básicas da actividade física, desenvolvendo-os no contexto de uma formação educacional especializada, na didáctica específica da Educação Física e na gestão escolar, aplicando-os em situações de exercício profissional não familiares em que as capacidades de auto-aprendizagem e de resolução de problemas se articulem com competências aprofundadas de pesquisa educacional. O estágio pedagógico, para além da experiência, proporciona conhecimentos científicos e pedagógicos, necessários para os futuros docentes de educação física, possibilita ao docente estagiário ter contato com as diferentes dimensões da formação e pôr em prática tudo o que aprendeu e experienciar a realidade profissional. Este documento é um relatório final do estágio pedagógico, foi elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio Pedagógico, que se insere no 3º e 4º semestre, do 2.º ano, do Plano de Estudos do Mestrado da Educação Física no Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O relatório de estágio possui três partes diferentes, em primeiro segue-se a contextualização das práticas desenvolvidas durante o estágio pedagógico, refere-se aos dados necessários e ao suporte da reflexão sobre a prática, onde se evidenciam os aspectos mais importantes ligados ao Planeamento, Realização e Avaliação, inclui também as expectativas iniciais do estagiário, os elementos relativos às condições locais e da relação educativa. De seguida, é feita a análise reflexiva sobre a prática pedagógica, é uma análise sobre a prática desenvolvida com uma reflexão sustentada sobre aspectos críticos da intervenção pedagógica e o percurso global no estágio, orientada para o desenvolvimento profissional, onde são abordados aspetos como as dificuldades superadas e estratégias de superação, as dificuldades sentidas, as aprendizagens realizadas, o compromisso com as aprendizagens dos alunos, a inovação de práticas pedagógicas e as conclusões. Por fim, é abordado o tema/problema escolhido, “A perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina”, é feita a a sua análise e descrita a sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28018http://hdl.handle.net/10316/28018TID:201341166porCampos, I. (2014). Relatório Final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária da Lousã – Agrupamento de Escolas da Lousã, junto da turma do 9.º D no ano letivo de 2013/2014: Perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Campos, Ismael Amauri Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28018Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:14.408280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
Campos, Ismael Amauri Oliveira
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - agrupamento junto da turma do 9º D no ano letivo 2013-2014 : perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina
author Campos, Ismael Amauri Oliveira
author_facet Campos, Ismael Amauri Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ismael Amauri Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28018
http://hdl.handle.net/10316/28018
TID:201341166
url http://hdl.handle.net/10316/28018
identifier_str_mv TID:201341166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Campos, I. (2014). Relatório Final de Estágio desenvolvido na Escola Secundária da Lousã – Agrupamento de Escolas da Lousã, junto da turma do 9.º D no ano letivo de 2013/2014: Perceção do professor em relação à influência da disciplina de educação física relativamente aos níveis de atenção e concentração dos alunos noutra disciplina. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663922749440