Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carlos Alexandre Polónio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28001
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_d43177e7486989100b84b144c440d6d1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014Ensino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO documento agora apresentado, constitui uma descrição e reflexão do trabalho realizado durante o ano como professor estagiário na Escola Secundária da Lousã, pertencente ao agrupamento de Escolas da Lousã, no ano letivo de 2013/2014, sob a orientação dos Professores Miguel Fachada (orientador da Faculdade) e do professor João Moreira (orientador da Escola), inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico assume-se como um momento de transição; dá-se a passagem do período de formação para o início da profissionalização, de uma forma progressiva e acompanhada de aluno a professor. No presente relatório encontram-se descritos muitos dos conhecimentos adquiridos ao longo desta etapa de formação perspetivando um desenvolvimento como futuro professor. São relatadas as minhas expectativas iniciais, as principais dificuldades encontradas, bem como as aprendizagens e competências desenvolvidas ao longo deste ano letivo. Foi um ano difícil, intenso e exigente, que requereu grande disponibilidade e muito trabalho. Apesar das dificuldades, considero que foi um ano determinante, nuclear para a minha formação como Professor de Educação Física. The document now presented is a description and reflection of the work done during the year as a trainee teacher in Lousã Secondary School belonging to the grouping of schools from Lousã in the school (academic) year 2013/2014, under the guidance of both professor Miguel Fachada (College advisor) and teacher João Moreira (school advisor), inserted in the Master in Teaching Physical Education in Elementary and Secondary Education, College of Sport Sciences and Physical Education, Coimbra University. The practicum is assumed as a time of transition; when the passage of the training period for the onset of professionalism happens, in a progressive and accompanied student to teacher way. In this report there are described many of the knowledge acquired during this training step envisaging a development as a future teacher. My initial expectations, the main difficulties encountered, as well as the learning and skills developed throughout this school year are also reported. It was a difficult, intense and challenging year, which required great willingness and hard work. Despite the difficulties, I think that it was a key year, essential to my training as a Physical Education Teacher.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28001http://hdl.handle.net/10316/28001TID:201341719porVieira, C.A.P. (2014) Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã – junto da turma do 9ºC no ano letivo de 2013/2014. Relatório Estagio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.Vieira, Carlos Alexandre Polónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:14.284569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
Vieira, Carlos Alexandre Polónio
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária da Lousã - junto da turma do 9º C no ano letivo de 2013-2014
author Vieira, Carlos Alexandre Polónio
author_facet Vieira, Carlos Alexandre Polónio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carlos Alexandre Polónio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28001
http://hdl.handle.net/10316/28001
TID:201341719
url http://hdl.handle.net/10316/28001
identifier_str_mv TID:201341719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, C.A.P. (2014) Relatório de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária da Lousã – junto da turma do 9ºC no ano letivo de 2013/2014. Relatório Estagio, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663916457984