Projeto: “Olha um trator!”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69 |
Resumo: | Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões.O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, aquem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo. |
id |
RCAP_0ab359db7acc2f97c1bb2fb798d86785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto: “Olha um trator!”Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões.O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, aquem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2011-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 44-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 3 (2011); 44-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 44-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 3 (2011); 44-612182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69/70Hortas, Maria JoãoFerreira, NunoMenau, JoãoAlves, SusanaCosta, LurdesSerrão, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:28Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:28.676956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto: “Olha um trator!” |
title |
Projeto: “Olha um trator!” |
spellingShingle |
Projeto: “Olha um trator!” Hortas, Maria João |
title_short |
Projeto: “Olha um trator!” |
title_full |
Projeto: “Olha um trator!” |
title_fullStr |
Projeto: “Olha um trator!” |
title_full_unstemmed |
Projeto: “Olha um trator!” |
title_sort |
Projeto: “Olha um trator!” |
author |
Hortas, Maria João |
author_facet |
Hortas, Maria João Ferreira, Nuno Menau, João Alves, Susana Costa, Lurdes Serrão, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Nuno Menau, João Alves, Susana Costa, Lurdes Serrão, Marta |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hortas, Maria João Ferreira, Nuno Menau, João Alves, Susana Costa, Lurdes Serrão, Marta |
description |
Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões.O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, aquem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-31T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69/70 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 44-61 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 3 (2011); 44-61 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 44-61 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 3 (2011); 44-61 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130452422819840 |