Projeto: “Olha um trator!”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hortas, Maria João
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Nuno, Menau, João, Alves, Susana, Costa, Lurdes, Serrão, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69
Resumo: Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões.O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, aquem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.
id RCAP_0ab359db7acc2f97c1bb2fb798d86785
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto: “Olha um trator!”Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões.O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, aquem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2011-12-31T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 44-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 3 (2011); 44-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 44-61Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 3 (2011); 44-612182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69/70Hortas, Maria JoãoFerreira, NunoMenau, JoãoAlves, SusanaCosta, LurdesSerrão, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:36:28Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:28.676956Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto: “Olha um trator!”
title Projeto: “Olha um trator!”
spellingShingle Projeto: “Olha um trator!”
Hortas, Maria João
title_short Projeto: “Olha um trator!”
title_full Projeto: “Olha um trator!”
title_fullStr Projeto: “Olha um trator!”
title_full_unstemmed Projeto: “Olha um trator!”
title_sort Projeto: “Olha um trator!”
author Hortas, Maria João
author_facet Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno
Menau, João
Alves, Susana
Costa, Lurdes
Serrão, Marta
author_role author
author2 Ferreira, Nuno
Menau, João
Alves, Susana
Costa, Lurdes
Serrão, Marta
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno
Menau, João
Alves, Susana
Costa, Lurdes
Serrão, Marta
description Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões.O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, aquem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-31T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/69
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/69/70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 44-61
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 Núm. 3 (2011); 44-61
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 No. 3 (2011); 44-61
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 1 N.º 3 (2011); 44-61
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452422819840