Projeto: “Olha um trator!”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hortas, Maria João
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Nuno Martins, Menau, João, Alves, Susana, Costa, Lurdes, Serrão, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5611
Resumo: Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões. O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, a quem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.
id RCAP_3f02ef17019554cc0b8a9ab13e583693
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto: “Olha um trator!”CriançaJardim de infânciaExpressão dramáticaDescobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões. O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, a quem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.Abstract: Discovering the environment means the opportunity to observe it, to feel it, to live it and to experience it, in a word, to interact with it. Young children, when encouraged to discover the environment that surrounds them, develop a set of skills which allows them to construct images of the world in all its multiple dimensions. The project we present here arose from an ordinary tour of the surroundings of a kindergarten. It is unusual in that it took place in a rural setting, a context providing real and meaningful experiences for the children. Integrating a variety of content areas, but concentrating on Knowledge of the World, Dramatic Expression and Personal and Social Development, the project focused on the invention of the farm tractor, seeking within the environment and the community the resources that contribute to its growth and that make it so important to the children who live there: the spaces in which knowledge is constructed and shared; the professionals to whom we turn for guidance with the performance of the most difficult tasks; the families who are involved daily in the whole process.Résumé: Découvrir son environnement signifie avoir l’occasion de l’observer, de le sentir, de le vivre, en somme, d’interagir avec lui. Les jeunes enfants, quand ils sont stimulés pour découvrir leur environnement, développent un ensemble de compétences qui leur permet la construction d’images du monde dans ses multiples dimensions. Le projet que nous présentons a surgi d’un parcours routinier dans la zone environnante du jardin d’enfants. Il a la particularité d’avoir été développé dans un milieu rural, dans un contexte facilitateur d’expériences vivantes et pleines de sens pour les enfants. Parcourant de manière intégrée différents champs disciplinaires, mais privilégiant la Connaissance du Monde, l’Expression Dramatique et le Développement Personnel et Social, ce projet, centré sur la découverte du tracteur agricole, recherche dans son environnement et dans la communauté qui l’entoure les recours qui le font grandir et qui le rendent aussi significatif pour les enfants qui s’y engagent : les espaces, où se construit et se partage la connaissance ; les professionnels, à qui l’on pose toutes les questions et auprès desquels on cherche de l’aide pour la réalisation des tâches les plus difficiles ; les familles, avec lesquelles on vit quotidiennement tout le processus.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLHortas, Maria JoãoFerreira, Nuno MartinsMenau, JoãoAlves, SusanaCosta, LurdesSerrão, Marta2016-01-25T14:52:02Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5611porHortas, M. J.; Ferreira, N. ; Menau, J. ; Alves, S.; Costa, L. e Serrão, M . (2011). ‘Olha um trator!’. Da Investigação às Práticas, I (3), 44-61.2182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:52.480846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto: “Olha um trator!”
title Projeto: “Olha um trator!”
spellingShingle Projeto: “Olha um trator!”
Hortas, Maria João
Criança
Jardim de infância
Expressão dramática
title_short Projeto: “Olha um trator!”
title_full Projeto: “Olha um trator!”
title_fullStr Projeto: “Olha um trator!”
title_full_unstemmed Projeto: “Olha um trator!”
title_sort Projeto: “Olha um trator!”
author Hortas, Maria João
author_facet Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno Martins
Menau, João
Alves, Susana
Costa, Lurdes
Serrão, Marta
author_role author
author2 Ferreira, Nuno Martins
Menau, João
Alves, Susana
Costa, Lurdes
Serrão, Marta
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Hortas, Maria João
Ferreira, Nuno Martins
Menau, João
Alves, Susana
Costa, Lurdes
Serrão, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Jardim de infância
Expressão dramática
topic Criança
Jardim de infância
Expressão dramática
description Descobrir o meio significa ter oportunidade de o observar, de o sentir, de o viver, de o experienciar, em suma, de interagir com ele. As crianças pequenas, quando estimuladas a descobrir o meio que as rodeia, desenvolvem um conjunto de competências que lhes permite a construção de imagens sobre o mundo nas suas múltiplas dimensões. O projeto que apresentamos surgiu de um percurso rotineiro pela área envolvente ao Jardim de Infância. Tem a particularidade de se desenvolver em meio rural, num contexto facilitador de experiências vivas e plenas de significado para as crianças. Percorrendo de forma integrada diferentes áreas de conteúdo, mas privilegiando o Conhecimento do Mundo, a Expressão Dramática e o Desenvolvimento Pessoal e Social, este projeto, centrado na descoberta do trator agrícola, procura no meio e na comunidade envolvente os recursos que o fazem crescer e que o tornam tão significativo para as crianças que nele se envolvem: os espaços, onde se constrói e partilha o conhecimento; os profissionais, a quem se colocam todas as questões e onde se procura ajuda para a realização das tarefas mais difíceis; as famílias, com quem se vive diariamente todo o processo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2016-01-25T14:52:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5611
url http://hdl.handle.net/10400.21/5611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Hortas, M. J.; Ferreira, N. ; Menau, J. ; Alves, S.; Costa, L. e Serrão, M . (2011). ‘Olha um trator!’. Da Investigação às Práticas, I (3), 44-61.
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407074058240