O impacte de variáveis organizacionais na fidelização : Papel moderador da personalidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/4210 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário |
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O impacte de variáveis organizacionais na fidelização : Papel moderador da personalidadeFidelizaçãoRemuneraçãoParticipação na organizaçãoPersonalidadeModelo Big-FiveIntention to remainRemunerationParticipationPersonalityBig-Five ModelDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto UniversitárioO presente estudo tem como objectivo investigar a relação entre a fidelização e a percepção de práticas organizacionais, como a remuneração recebida (se os indivíduos se sentem satisfeitos com a mesma e se têm uma percepção positiva desta) e a participação na organização (em que medida os indivíduos sentem que são reconhecidos e que a sua participação é valorizada). Este trabalho procura também perceber o impacte da personalidade através do modelo Big-Five, propondo as dimensões conscienciosidade e neuroticismo como variáveis moderadoras na relação entre a fidelização e a percepção das variáveis organizacionais a serem estudadas. Ainda, foi estudado, de forma exploratória, o papel moderador das restantes dimensões do modelo Big-Five (extroversão, abertura à experiência e amabilidade). A amostra deste estudo é constituída por 176 participantes, trabalhadores portugueses e com idades entre os 21 e os 63 anos. Para medir a fidelização, percepção da remuneração e percepção da participação, foi construída uma escala para cada uma das variáveis mencionadas a partir de itens de diferentes escalas de diversos autores. Para medir a personalidade utilizou-se a escala Big Five Inventory, traduzida e adaptada à população portuguesa por Coelho (2010). Os resultados demonstram que existe uma relação positiva entre a percepção da remuneração recebida e a percepção da participação com a fidelização, com maior destaque para a segunda referida. A conscienciosidade modera significativamente esta relação, não se verificando o mesmo no que diz respeito ao neuroticismo. Na discussão são apresentadas implicações do estudo, limitações e sugestões para futuros estudos.ABSTRACT: The present study aims to investigate the relationship between intention to remain with an organization and the perception of organizational practices such as remuneration (if the individuals feel satisfied with it and if they have a positive perception of it) and participation (to what extent individuals feel that they are recognized and that their participation is valued). This study also seeks to understand the impact of personality through the Big-Five model, proposing conscientiousness and neuroticism as moderator variables in the relationship between intention to remain and the perception of the organizational variables in study. The moderating role of the remaining dimensions in the Big-Five model (extroversion, openness to experience and agreeableness) was studied in an exploratory manner. The sample consists of 176 portuguese workers aged between 21 and 63 years. To measure intention to remain, perception of remuneration and perception of participation, it was built a scale for each of the variables mentioned from items of different scales of several authors. To measure the personality it was used the Big Five Inventory scale, translated and adapted to the portuguese population by Coelho (2010). The results show a positive relationship between the perception of remuneration and the perception of participation with intention to remain. Conscientiousness is a significant moderator of this relationship, while for neuroticism no significant results were found. It was presented in the discussion the implications of the study, limitations and suggestions for future studies.Ribeiro, Rui BártoloRepositório do ISPADiogo, Joana Leitão2015-12-17T20:01:59Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/4210201054299porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/4210Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:01.480113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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