Padr?es de Jogo e Fatores de Personalidade numa Amostra de Jogadores Portugueses de Pok?mon GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dion?sio, Am?lie
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vicente, Henrique (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1272
Resumo: A maioria dos estudos sobre videojogos sugere que estes podem exercer uma influ?ncia positiva ou negativa, dependendo de circunst?ncias espec?ficas. Embora o uso de videojogos online seja feito de forma saud?vel pela maioria das pessoas, existem pesquisas que t?m mostrado que algumas pessoas se envolvem num uso excessivo e desenvolvem sintomas de adi??o. O presente estudo tem como objetivo principal explorar a rela??o entre o perfil dos jogadores de Pok?mon GO e os fatores de personalidade numa amostra de jovens adultos e adultos portugueses. A amostra foi constitu?da por 480 jogadores, 271 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos (M = 27,30, DP = 9,86). Os participantes responderam a um protocolo de investiga??o que composto por: Question?rio Sociodemogr?fico, Question?rio de Utiliza??o do Jogo Pok?mon GO e NEO-Five Factor Inventory (NEO-FFI). Os dados recolhidos apontam para uma integra??o do jogo na rotina di?ria dos jogadores e, inclusive, para alguns benef?cios, como o estabelecimento de novas amizades atrav?s do jogo. O perfil dos jogadores portugueses de Pok?mon GO aproxima-se do perfil de personalidade t?pico dos ?gamers?, com menores n?veis de extrovers?o e menores de neuroticismo do que a popula??o em geral. Tamb?m importa simultaneamente salientar que n?veis mais avan?ados de jogo e o investimento em algumas das atividades do jogo, como frequentar locais p?blicos, est?o associados a menores n?veis dessas duas dimens?es da personalidade. Os dados permitem assim questionar a vis?o negativa que recai frequentemente sobre videojogos, chamando aten??o para natureza multifacetada e complexa da sua utiliza??o, recorrendo ao estudo de um dos mais difundidos jogos das ?ltimas d?cadas, o Pok?mon GO. / Most studies focusing video games suggest that they can have a positive or negative influence, depending on specific circumstances. Although the use of online video games is done in a healthy way by most people, there is research that has shown that some people overuse them and develop addiction symptoms. The main goal of the present sydy is to explore the relationship between the profile of Pok?mon GO gamers and personality factors in a sample of Portuguese young adults and adults. The sample comprises 480 gamers, 271 males, aged between 18 and 60 years old (M = 27.30, SD = 9.86). Participants responded to an investigation protocol that included the following: Sociodemographic Questionnaire, Pok?mon GO Game Utilization Questionnaire and NEO- Five Factor Inventory (NEO-FFI). The data collected point to an integration of the game in the daily routine of the gamers, and even to some benefits, such as the establishment of new friendships through the game. The profile of Portuguese Pok?mon GO gamers is similar to the personality profile typical of ?gamers?, with lower levels of extraversion and lower levels of neuroticism than the general population. It is also important to note that more advanced levels and investment in some of the game?s activities, such as attending public places, are associated with lower levels of these two personality dimensions. Focusing one of the most widespread games of the last decades ? Pok?mon GO ? the data thus allow us to question the negative view that often falls on video games, drawing attention to the multifaceted and complex nature of their use.
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