Informação/formação necessária aos pais no cuidar da criança com necessidades especiais de saúde no domícilio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Vera Cristina do Rosário
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19731
Resumo: Os paradigmas atuais sugerem que as crianças sejam cuidadas no seio da família, seja pela presença dos pais no hospital, sejam os cuidados prestados em casa. O cuidar de uma criança com necessidades especiais de saúde (NES) no domicílio, requer dos pais o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos da área da saúde. Neste sentido, enquanto objetivo deste estudo pretendemos conhecer quais as necessidades de informação/formação que os pais consideram importantes para darem continuidade aos cuidados à criança após a alta clínica. A investigação é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. A população correspondeu aos pais de crianças com NES, admitidas num serviço de reabilitação pediátrica de um Hospital do Distrito de Lisboa. A amostra populacional, não probabilística e de conveniência, foi constituída por três mães de crianças com NES. A recolha de dados contemplou a caraterização sociodemográfica, a elaboração de genograma familiar e ecomapa, e a entrevista. Os resultados refletem que as mães sentem maior dificuldade nos procedimentos relacionados com os cuidados de higiene, a alimentação e a mobilidade. De igual modo, emergiu a dificuldade na gestão das suas emoções perante as alterações de saúde implícitas na criança, bem como dificuldades financeiras. Para dar resposta a estas dificuldades, as mães desenvolveram habilidades técnicas para cuidar e habilidades relacionais e comportamentais para lidarem mais saudavelmente com a situação experienciada, sustentadas no apoio formal da equipa de enfermagem, no apoio emocional da família e amigos e em alguns recursos materiais necessários à continuidade dos cuidados à criança. Face aos resultados, podemos inferir, enquanto conclusão desta investigação, que é fundamental que a equipa de enfermagem perceba as dificuldades dos pais e as suas necessidades de informação e formação, por forma a planear os seus cuidados com base nas reais necessidades dos pais. Assim, cabe ao enfermeiro o desafio de desenvolver conjuntamente com os pais, estratégias personalizadas que ajudem a capacitá-los para a continuidade dos cuidados no domicílio e para a promoção da saúde da criança, contribuindo desta forma para cuidados humanizados e de qualidade.
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A população correspondeu aos pais de crianças com NES, admitidas num serviço de reabilitação pediátrica de um Hospital do Distrito de Lisboa. A amostra populacional, não probabilística e de conveniência, foi constituída por três mães de crianças com NES. A recolha de dados contemplou a caraterização sociodemográfica, a elaboração de genograma familiar e ecomapa, e a entrevista. Os resultados refletem que as mães sentem maior dificuldade nos procedimentos relacionados com os cuidados de higiene, a alimentação e a mobilidade. De igual modo, emergiu a dificuldade na gestão das suas emoções perante as alterações de saúde implícitas na criança, bem como dificuldades financeiras. Para dar resposta a estas dificuldades, as mães desenvolveram habilidades técnicas para cuidar e habilidades relacionais e comportamentais para lidarem mais saudavelmente com a situação experienciada, sustentadas no apoio formal da equipa de enfermagem, no apoio emocional da família e amigos e em alguns recursos materiais necessários à continuidade dos cuidados à criança. Face aos resultados, podemos inferir, enquanto conclusão desta investigação, que é fundamental que a equipa de enfermagem perceba as dificuldades dos pais e as suas necessidades de informação e formação, por forma a planear os seus cuidados com base nas reais necessidades dos pais. Assim, cabe ao enfermeiro o desafio de desenvolver conjuntamente com os pais, estratégias personalizadas que ajudem a capacitá-los para a continuidade dos cuidados no domicílio e para a promoção da saúde da criança, contribuindo desta forma para cuidados humanizados e de qualidade.Current paradigms suggest that children must be treated within family environment, whether with the parents’ presence in the hospital or for the care provided at home. Caring for a child with special health care needs (SHCN) at home requires parents to gain skills and specific knowledge in the health field. For this reason, the objective of this study is to understand the needs that the parents consider important in both training and information in order to give the child continuity in care after clinical discharge. The investigation has a qualitative, descriptive and exploratory nature. The population sample corresponded to parents of children with SHCN, who were admitted to a pediatric rehabilitation department of a hospital in the district of Lisbon. This sample, non-probabilistic and suitable, consisted of three mothers of children with SHCN. Data collection included sociodemographic characterization, the elaboration of the family genogram and the eco-map and the interview. The results reveal that the mothers feel greater difficulty in procedures related to hygiene care, nutrition and mobility. Equally, difficulty in managing their emotions related to the implied health changes in the children and financial difficulties emerged. To address these difficulties the mothers developed their technical abilities to care for the child and both relational and behavioral skills to deal with the situation they were experiencing in a more healthy manner. This was through maintaining the formal support of the nursing team, the emotional support of family and friends and some material resources all needed for the continuity of the care given to the child. From the results, we can infer, and in conclusion of this investigation, that it is essential that the nursing team need to understand both the parents’ needs and the information and training required in order to plan the care needed. So, the challenge of developing a personalized strategy with the parents which will enable them to continue care at home in order to promote the health of the child and so contribute more human and higher quality care, is up to the nurse.Charepe, Zaida BorgesLourenço, MargaridaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLopes, Vera Cristina do Rosário2016-04-19T08:48:45Z2016-03-1520152016-03-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19731TID:201110962porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:40Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19731Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:27.778842Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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